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Busca de Exercícios - UNESP - Herança (Genética) - Mutações Gênicas e Cromossômicas - Mutações Gênicas Aprenda a usar!

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1(UNESP- SP - 2011)Número Original: 14Código: 13752

Provas Específicas - Início de Ano

Herança (Genética) Mutações Gênicas e Cromossômicas Mutações Gênicas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Nova esperança contra a anemia falciforme A anemia falciforme é uma doença genética na qual a hemoglobina A, que é produzida pelo organismo após o nascimento, tem sua estrutura alterada, comprometendo sua função no transporte de oxigênio. Acura só é possível por meio do transplante de medula óssea, um procedimento pouco realizado devido à dificuldade de encon- trar doadores compatíveis. A esperança vem da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP de Araraquara, onde um grupo de pesquisadores está desenvolvendo um novo medicamento que aumenta a taxa de hemoglobina fetal na corrente sanguínea. A hemoglobina fetal não tem sua estrutura alterada, e poderia suprir as necessidades do paciente no transporte de oxigênio, contudo só é produzida em abun- dância pelo organismo na idade fetal. O novo medicamento induz sua produção pelo organismo, sem os efeitos colaterais de outros medicamentos já existentes. (Jornal da UNESP, abril de 2010. Adaptado.) A reportagem foi lida em sala de aula, e dois alunos, Marcos e Paulo, deram suas interpretações. Segundo Marcos, o novo medicamento, além de promover a cura do paciente, permitirá que as pessoas portadoras de anemia falci- forme tenham filhos normais, ou seja, a doença, até então transmitida hereditariamente, deixará de sê-lo. Paulo discordou de Marcos e afirmou que a única possibilidade de cura continua sendo o transplante de medula óssea, situação na qual o indivíduo que recebeu o transplante, além de se apresentar curado, não corre o risco de ter filhos portadores da anemia. Qual interpretação está errada, a de Marcos, a de Paulo, ambas, ou ambas as interpretações estão corretas? Justifique sua resposta.


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2(UNESP- SP - 2009)Número Original: 15Código: 14324

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

DNA (Genética Molecular) Mutações Gênicas e Cromossômicas Rec Agentes Mutagênicos
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Leia o texto. Aradiação está ao nosso redor e existe desde o início do nosso planeta. Ela torna-se um problema quando ocorre em altas doses e tempo de exposição curto. O efeito biológico de radionuclídeos depositados internamente depende. em grande parte, da sua ativi- dade e distribuição no organismo, além da taxa de remoção dessa substância que. por sua vez. depende da sua forma química. O iodo radiativo é um produto comum da fissão nuclear: era o com- ponente principal da radiação liberada pelo desastre de Chernobyl (na antiga União Soviética, em 1986). o que levou a muitos casos pediátricos de câncer da glândula tireoidea. (WHO, Fact Sheet 303, 2006. Adaptado) De acordo com o texto, ocorreu câncer da glândula tireoidea. após a liberação de iodo radiativo no desastre de Chernobyl. porque (A) B) © ©) © houve aumento na quantidade de iodo disponível, com excesso de produção dos hormônios tiroxina e triiodoti- ronina. a radiatividade danificou parte do DNA da glândula, levando a mutações carcinogênicas. a remoção do iodo do corpo através da glândula tireoidea, que foi afetada pela radiação, causou hipertireoidismo e. como consequência. o câncer. mecanismos de reparação celular. com substituição da fita danificada do DNA na glândula tireoidea, resultaram em câncer. o iodo radiativo foi absorvido pelas células germinativas dos adultos, gerando crianças com problemas na glândula tireoidea.


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3(UNESP- SP - 2009)Número Original: 6Código: 14182

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Mutações Gênicas e Cromossômicas Lei da Segregação Mutações Gênicas Alelos Múltiplos (Polialelia) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Nas populações de organismos diploides. alguns caracteres são determinados por mais de dois tipos de alelos. existindo. portanto. múltiplos alelos para cada lócus gênico. Como exemplo, pode-se citar a pelagem em coelhos. que é determinada por quatro tipos de genes alelos: C. que expressa a cor aguti ou selvagem: Cch, que expressa a cor chinchila: Ch. a cor himalaia: e Ca, a cor albina. Esses genes também apresentam relação de dominância entre si, sendo C > Cch >Ch> Ca. Considerando que a expressão desses genes também obedece à 1.º Lei de Mendel. explique de que forma mais de dois ale- los podem surgir e qual a vantagem da existência dos alelos múltiplos para as espécies?


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4(UNESP - 2021)Número Original: 61Código: 9314237

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Consequências das mutações genicas de proteínas que compõe receptores hormonais .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Uma comunidade de equatorianos com nanismo apre- senta a rara Síndrome de Laron, também observada em populações judias do Mediterrâneo. Pessoas com essa siín- drome carregam uma mutação no gene que determina a pro- dução de uma proteína que compõe o receptor do hormô- nio de crescimento (GH). O hormônio circula no sangue da pessoa, mas o organismo não reage a ele, o que impede o desenvolvimento pleno de seus corpos. (Hugo Aguilaniu. https://cienciafundamental.blogfolha.uol.com.br, 02.04.2020. Adaptado.) A mutação responsável pela Síndrome de Laron compromete (A) o equilíbrio do pH do meio intracelular, provocando a des- naturação das proteínas do receptor do hormônio. (B) a formação de vesículas de secreção no complexo golgiense, que contêm as proteínas do receptor do hormônio. (C) a polimerização adequada dos aminoácidos das proteí- nas do receptor do hormônio, realizada pelos ribossomos. (D) a transcrição do RNA mensageiro, responsável pela informação da produção das proteínas do receptor do hormônio. (E) a conformação estrutural das proteínas do receptor do hormônio, presente na membrana plasmática da célula.


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5(UNESP - 2022)Número Original: 67Código: 11574999

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Características gerais das heranças genéticas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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A figura apresenta a radiografia da mão de uma menina por- tadora de polidactilia, uma anomalia genética que consiste na alteração quantitativa anormal dos dedos das mãos (qui- rodáctilos) ou dos pés (pododáctilos). (https://brasilescola.uol.com.br) Na familia dessa menina, seu pai e seus avós paternos são portadores da mesma característica, mas não sua tia e seu io, Únicos irmãos de seu pai. A mãe e o único irmão dessa menina não apresentam essa característica. O tipo de herança dessa característica e a probabilidade de que os pais da menina tenham um terceiro filho do sexo bio- lógico masculino e com polidactilia são: (A) autossômica dominante e 50%. (B) autossômica dominante e 25%. (C) ligada ao sexo dominante e 50%. (D) ligada ao sexo recessiva e 25%. (E) autossômica recessiva e 25%.


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