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1(UNESP - 2017)Número Original: 61Código: 6987018

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características gerais da zika .f Características gerais da Dengue .f Comparação de características (Biologia).t Características gerais da doença chikungunya .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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O quadro apresenta alguns dos sinais clínicos que aju- dam a distinguir os casos de dengue, de zika e de chi- kungunya. Variações sutis Sintomas Dengue Zika Chikungunya Superior a | Ausente ou Superior a Febre 38°C por |até38ºC por |38C por2a 4a/dias | 1a2dias 3 dias Surgema | Surgem no Manchas partir do primeiro ou Surgem entre quarto dia | segundo dia o segundo e o vermelhas na ele (exantema) em 30% a | em mais de quinto dia em P 50% dos 90% dos 50% dos casos casos casos ; Muito Pouco Dor nos músculos Frequente frequente frequente Pouco Frequente Muito Dor nas frequente e frequente | edeleve a de moderada a intensa articulações ç e leve moderada Frequente e mil a Raro Frequente e de moderado a articulações leve intenso Ocorre em Ocorre em Conjuntivite Rara 50% a 90% 30% dos casos dos casos o te Frequente e Frequente e Cefaleia q de intensida- | de intensidade e muito de moderada | moderada intensa Coceira Leve Moderada a Leve intensa pe rene se Leve Intensa Moderada gânglios Tencencia à Moderada | Ausente Leve sangramento Mais frequente | Raro (ocorre Acometimento Raro do que em principalmente neurológico dengue e em recem- chikungunya -nascidos) (Pesquisa Fapesp, janeiro de 2016. Adaptado. ) As diferenças no quadro clínico de cada uma dessas doenças devem-se (A) as características dos diferentes vetores dos agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya. (B) as características e estratégias infecciosas dos dife- rentes agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya. (C) as características climáticas das diferentes regiões geográficas onde ocorrem a dengue, a zika e a chikungunya. (D) aos diferentes modos de transmissão dos agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya. (E) às diferenças na resposta imunológica dos infectados em resposta ao mesmo agente causador da dengue, da zika e da chikungunya.


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2(UNESP- SP - 2010)Número Original: 14Código: 13892

Provas Específicas - Meio de Ano

Viroses Protozoonoses Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2010
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Na entrada de uma farmácia, um cartaz fazia a seguinte propaganda. REPELSQUITO ASOLUÇÃO DEFINITIVA CONTRA DOENÇAS CAUSADAS POR INSETOS Novo CREME REPELENTE CONTRA INSETOS, PARA USO DERMATOLÓGICO. EricAZ NO COMBATE À DENGUE, FEBRE AMARELA, MALÁRIA E OUTRAS VIROSES CAUSADAS POR MOSQUITOS. As diferentes informações contidas no cartaz estão corretas? Justifique.


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3(UNESP - 2018)Número Original: 14Código: 7002392

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Doenças transmitidas por insetos Características das doenças transmitidas por pulgas .f Características gerais da Doença de Chagas .f Características gerais da Dengue .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Em uma peça teatral encenada na escola para um trabalho de biologia, três personagens mantiveram o seguinte diálogo. Aedes aegypti (mosquito-da-dengue): — Estou cansada de ser considerada a vila da dengue. Afinal, também sou vitima, também sou parasitada. E por culpa dos seres humanos, que me fornecem alimento contaminado! Triatoma infestans (barbeiro): — E eu, então?! São os próprios seres humanos que levam o parasita da doença de Chagas para dentro do próprio corpo. Eu não inoculo nada em ninguém. Pulex irritans (pulga): — Eu sou ainda mais injustiçada! Nem eu nem as outras espécies de pulgas somos capazes de transmitir microrganismos prejudiciais aos seres humanos. Sequer somos parasitas. Mas ainda assim nos associam a do- enças, quando o máximo que fazemos é provocar uma coceira ou uma dermatite alérgica. a) Dois desses personagens apresentaram argumentações biologicamente corretas. Cite um desses persona- gens e explique por que sua argumentação está correta. b) A argumentação de um desses personagens não está biologicamente correta. Cite esse personagem e expli- que por que sua argumentação não está correta.


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4(UNESP- SP - 2008)Número Original: 20Código: 14711

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Programas de Saúde Viroses Protozoonoses Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Parte da população brasileira vive na periferia das grandes cidades, onde os serviços de saneamento básico, como sistema de esgoto e coleta do lixo, são precários. Nesses ambientes, podem ser observadas com facilidade as características se- guintes: I. locais com água parada; TI. aumento da população de ratos; II. liberação de esgotos a céu aberto. Assinale a alternativa que lista, respectivamente, as doenças que estão associadas a essas características. (A) I— febre amarela, causada por uma bactéria transmitida por mosquito que se reproduz em água parada; II — doen- ça de Chagas, cujo protozoário causador utiliza ratos como transmissores; III — febre maculosa, cujas bactérias se concentram em água contaminada. (B) I- dengue, causada por uma bactéria transmitida por um mosquito que se reproduz em água parada; II — toxoplas- mose, cujos ratos são vetores; III — tétano, causado por bactérias que se concentram em água contaminada. (C) I- dengue, causada por vírus transmitido por um mos- quito que se reproduz em água parada; II — leptospirose, causada por uma bactéria transmitida por ratos; II — có- lera, causada por uma bactéria que pode ser ingerida com água ou alimentos contaminados. (D) I — doença de Chagas, cujo transmissor se reproduz em água parada; II — cólera, causada por uma bactéria transmitida por ratos; III — leishmaniose, causada por protozoários que se concentram em água contaminada. (E) I — hepatite A, causada por vírus presentes em água parada; II — amebiase, causada por amebas que são transmitidas por ratos; II — sífilis, causada por bactérias que se concentram em água contaminada.


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5(UNESP - 2018)Número Original: 64Código: 7002598

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Mecanismos de ação de fármacos no ciclo de vida da malária .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Uma pesquisa realizada com a participação de um “robô cientista” de inteligência artificial descobriu que o triclosan, um ingrediente comum nas pastas de dente, pode ser desen- volvido para combater cepas da malária resistentes a medi- camentos. O triclosan indicou ter potencial para interromper infecções da malária em dois estágios críticos, no fígado e no sangue, pela inibição da enzima do parasita chamada DHFR, envolvida na síntese dos ácidos nucleicos (DNA e RNA). (https://oglobo.globo.com. Adaptado.) Como medicamento, o triclosan teria o potencial de inter- romper (A) o rompimento das células do fígado, que libera toxinas e causa febre. (B) a reprodução assexuada do parasita no interior das hemácias. (C) a invasão das células do fígado por esporos do parasita. (D) a produção de gametas do parasita, por mitose, no inte- rior das hemácias. (E) a reprodução sexuada do parasita no interior dos leucócitos.


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