Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Viroses Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Viroses
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2017)Número Original: 61Código: 6987018

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características gerais da zika .f Características gerais da Dengue .f Comparação de características (Biologia).t Características gerais da doença chikungunya .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
Exibir texto da questão

O quadro apresenta alguns dos sinais clínicos que aju- dam a distinguir os casos de dengue, de zika e de chi- kungunya. Variações sutis Sintomas Dengue Zika Chikungunya Superior a | Ausente ou Superior a Febre 38°C por |até38ºC por |38C por2a 4a/dias | 1a2dias 3 dias Surgema | Surgem no Manchas partir do primeiro ou Surgem entre quarto dia | segundo dia o segundo e o vermelhas na ele (exantema) em 30% a | em mais de quinto dia em P 50% dos 90% dos 50% dos casos casos casos ; Muito Pouco Dor nos músculos Frequente frequente frequente Pouco Frequente Muito Dor nas frequente e frequente | edeleve a de moderada a intensa articulações ç e leve moderada Frequente e mil a Raro Frequente e de moderado a articulações leve intenso Ocorre em Ocorre em Conjuntivite Rara 50% a 90% 30% dos casos dos casos o te Frequente e Frequente e Cefaleia q de intensida- | de intensidade e muito de moderada | moderada intensa Coceira Leve Moderada a Leve intensa pe rene se Leve Intensa Moderada gânglios Tencencia à Moderada | Ausente Leve sangramento Mais frequente | Raro (ocorre Acometimento Raro do que em principalmente neurológico dengue e em recem- chikungunya -nascidos) (Pesquisa Fapesp, janeiro de 2016. Adaptado. ) As diferenças no quadro clínico de cada uma dessas doenças devem-se (A) as características dos diferentes vetores dos agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya. (B) as características e estratégias infecciosas dos dife- rentes agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya. (C) as características climáticas das diferentes regiões geográficas onde ocorrem a dengue, a zika e a chikungunya. (D) aos diferentes modos de transmissão dos agentes causadores da dengue, da zika e da chikungunya. (E) às diferenças na resposta imunológica dos infectados em resposta ao mesmo agente causador da dengue, da zika e da chikungunya.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2016)Número Original: 67Código: 6985207

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Análise de uma técnica para combater doenças transmitidas pelo Aedes aegypti .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
Exibir texto da questão

Atendendo à demanda da ONU, que propõe o combate ao vetor da zika, dengue e chikungunya, mosquitos machos serão criados em laboratório e expostos a raios X e raios gama. Os procedimentos de irradiação serão realizados em equipamentos de raios X e em irradiadores que têm como fonte de raios gama o isótopo cobalto-60, também sob dife- rentes condições quanto à taxa e dose de radiação absor- vida. Depois de irradiados, esses mosquitos serão soltos no ambiente. (www.ipen.br. Adaptado.) A técnica proposta pela ONU é mais uma forma de combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti porque (A) a radiação nuclear causa mutações no genoma dos in- setos machos que são transmitidas aos descendentes, tornando-os incapazes de transmitirem os vírus aos hu- manos. (B) os mosquitos irradiados contaminam as fêmeas durante a cópula com a mesma radiação a que foram submeti- dos, desta forma as fêmeas morrem, impedindo a trans- missão dos vírus aos humanos. (C) os mosquitos machos tornam-se radioativos e, durante o cruzamento, esta radiação inativa os vírus presentes na fêmea que, mesmo transmitidos aos humanos, não causam doenças. (D) os mosquitos irradiados sofrem uma mutação genética que causa má formação do aparelho bucal usado para pi- car e sugar o sangue humano, impedindo a transmissão dos vírus aos humanos. (E) os mosquitos irradiados tornam-se estéreis e, após a có- pula com fêmeas no ambiente, os ovos não se desen- volvem, reduzindo assim a população destes insetos e a transmissão das doenças.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP- SP - 2010)Número Original: 61Código: 14094

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Viroses Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2010
Questão de Vestibular - UNESP 2010
Exibir texto da questão

Leia a noticia. DENGUE TIPO 4 REAPARECE APOS 25 ANOS A dengue é causada por quatro tipos de virus: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. O tipo DENV-4 não era encontrado no pais desde 1982, mas exames de sangue feitos em Manaus mostram que a dengue tipo 4 está de volta ao país. Embora a infecção causada pelo DENV-4 não seja, por si só, muito agressiva, o re- torno dela é, ainda assim, uma má notícia para a saúde pública brasileira. Isso porque aumenta a possibilidade de que as pessoas desenvolvam a forma hemorrágica da doença, muito mais letal. (Notícia veiculada por diferentes agências, março de 2009.) Em razão do contido na notícia, pode-se afirmar que, antes do reaparecimento do vírus DENV-4, (A) eram menores as possibilidades de as pessoas desenvolve- rem a forma hemorrágica da doença, pois os tipos virais, embora mais agressivos que o vírus DENV-4, raramente levavam ao quadro hemorrágico. Com o reaparecimento de uma quarta variante viral, menos agressiva, porém le- tal, a questão da dengue no Brasil agravou-se. (B) havia no Brasil apenas três tipos virais e, portanto, eram três as diferentes possibilidades de uma pessoa adquirir dengue. Com o reaparecimento de um quarto tipo, a possibilidade de se adquirir dengue passou a ser 25% maior. A dengue adquiri- da a partir de qualquer um desses quatro tipos de vírus, se não tratada pode evoluir para a forma hemorrágica da doença. (C) havia no Brasil apenas três tipos virais e, portanto, a possi- bilidade de as pessoas virem a adquirir a dengue era menor. O reaparecimento do vírus DENV-4 aumentou a possibili- dade de as pessoas terem um primeiro contato com qualquer uma das variantes virais e, consequentemente, desenvolver a dengue, que, se não tratada, pode evoluir para a forma hemorrágica da doença. (D) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir a de- senvolver a forma hemorrágica da doença se entrasse em contato com mais um dentre os dois outros tipos virais. Com o reaparecimento de um quarto tipo viral, aumenta a possi- bilidade de que esta pessoa entre em contato com um tipo diferente e desenvolva a forma hemorrágica da doença. (E) uma pessoa que tenha adquirido dengue poderia vir a de- senvolver a forma hemorrágica da doença se entrasse nova- mente em contato com o tipo a partir da qual desenvolveu a doença. Com o reaparecimento de um quarto tipo viral, aumenta a possibilidade de que esta pessoa entre em contato com uma variante de mesmo tipo e desenvolva a forma he- morrágica da doença.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP- SP - 2008)Número Original: 22Código: 14911

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Viroses Proteínas (Bioquímica Celular) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
Exibir texto da questão

Um ovo = UMA DOSE DE VACINA CONTRA A GRIPE. O ovo de galinha é a principal matéria-prima da nova fábrica de vacinas contra gripe do Instituto Butantan, inaugurada na quinta (26) na Avenida Brasil... O vírus da doença é injetado no ovo .... Depois de uma semana, o microorganismo está formado .... O vírus passa por outros processos industriais e vira vacina mais tarde. (Veja São Paulo, 02.05.2007.) Considerando-se as condições necessárias à replicação dos vírus, pode-se dizer que o Instituto Butantan utiliza ovos (A) não fertilizados, nos quais não há um embrião que possa apresentar reação imunológica à presença do vírus, im- pedindo sua replicação. (B) não fertilizados, os quais mantêm um ambiente interno estéril propício à replicação viral e protegido pela casca do ovo, que impede eventual contaminação bacteriana. (C) fertilizados, que contêm um embrião, de cujas células os vírus podem se utilizar para sua replicação. (D) fertilizados ou não fertilizados, nos quais os vírus se utilizam do vitelo da gema e das proteinas da clara para obterem os nutrientes necessários à sua replicação. (E) fertilizados ou não fertilizados pois, nas duas situações, haverá a presença de um núcleo celular, no qual os vírus realizam sua replicação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2010)Número Original: 14Código: 13892

Provas Específicas - Meio de Ano

Viroses Protozoonoses Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2010
Exibir texto da questão

Na entrada de uma farmácia, um cartaz fazia a seguinte propaganda. REPELSQUITO ASOLUÇÃO DEFINITIVA CONTRA DOENÇAS CAUSADAS POR INSETOS Novo CREME REPELENTE CONTRA INSETOS, PARA USO DERMATOLÓGICO. EricAZ NO COMBATE À DENGUE, FEBRE AMARELA, MALÁRIA E OUTRAS VIROSES CAUSADAS POR MOSQUITOS. As diferentes informações contidas no cartaz estão corretas? Justifique.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?