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1(UNESP- SP - 2008)Número Original: 8Código: 14568

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Sementes Frutos Angiospermas Caules Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Identifique a que estrutura(s) da planta correspondem a laranja, a vagem e o coco. Responda qual a importância desta(s) estrutura(s) para as angiospermas, relacionando com a diver- sidade de habitats ocupada por esse grupo de plantas.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(UNESP- SP - 2011)Número Original: 15Código: 13749

Provas Específicas - Início de Ano

Sistema Respiratório (Fisiologia Animal e Humana) Fotossíntese Sementes Frutos Flores Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Em comemoração aos cinco séculos do descobrimento do País, em 21 de setembro de 2000 foi inaugurado no Horto Florestal da cidade de São Paulo o Arboreto 500 anos. No local foram plantadas 500 mudas de 24 espécies de árvores nativas do Brasil. Em 2008, aos 8 anos, a área possuía exemplares com altura de até 26 metros, como o mutambo e o ingá. Nesse ano, os organizadores do Arboreto 500 anos resolveram calcular o sequestro de CO, pelas árvores plantadas. Para isso, caleularam o volume dos troncos, ramos, raízes e densidade da madeira das árvores do local. Estimaram que, em oito anos, o Arboreto absorveu 60 toneladas de CO... Contudo, os pesquisadores acreditam que este número esteja subestimado, pois, ao longo dos oito anos de crescimento das árvores, o total de carbono sequestrado teria sido maior que aquele presente quando do cálculo do volume dos troncos, ramos e raízes. Outro importante fator deveria ter sido considerado. Arboreto 500 anos, Parque Estadual Alberto Lôfgren (Horto Florestal), São Paulo. (www.abjica.org.br) Que processo fisiológico permitiu às árvores o acúmulo de 60 toneladas de carbono e que fator deveria ter sido considerado no cômputo do total de carbono sequestrado pelas árvores do Arboreto ao longo dos oito anos? Justifique suas respostas.


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3(UNESP- SP - 2016)Número Original: 64Código: 6388086

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Análise de um experimento sobre o deslocamento de seiva nas plantas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Considere o seguinte experimento: Um experimento simples consiste em mergulhar a extremidade cortada de um ramo de planta de flores com pétalas brancas em uma solução colorida. Após algum tempo, as pétalas dessas flores ficarão coloridas. (Sergio Linhares e Fernando Gewandsznajder. Biologia hoje, 2011) Considere os mecanismos de condução de seiva bruta e seiva elaborada nos vegetais. Nesse experimento, o processo que resultou na mudança da cor das pétalas é análogo à condução de (A) seiva elaborada, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática positiva no interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores. (B) seiva bruta, sendo que, por transporte ativo, as cé- lulas da extremidade inferior do xilema absorveram pigmentos do corante, o que aumentou a pressão osmótica nas células dessa região, forçando a passa- gem de água com corante pelo xilema até as células das pétalas das flores. (C) seiva elaborada, sendo que, por transporte ativo, as células adjacentes ao floema absorveram a sacaro- se produzida nas pétalas da flor, o que aumentou a pressão osmótica nessas células, permitindo que, por osmose, absorvessem água com corante do floema. (D) seiva bruta, sendo que a evapotranspiração na parte aérea da planta criou uma pressão hidrostática ne- gativa no interior do xilema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores. (E) seiva elaborada, sendo que a solução colorida era hi- potônica em relação à osmolaridade da seiva elabo- rada e, por osmose, a água passou da solução para o interior do floema, forçando a elevação da coluna de água com corante até as pétalas das flores.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UNESP- SP - 2020)Número Original: 67Código: 7506005

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Características do transporte de água pelos vasos condutores das plantas .f Uso de figuras (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Um coqueiro (Cocos nucifera) pode atingir até 30 metros de altura e produzir até 80 frutos por ano. Cada fruto, ainda ver- de, tem em média 289 mL de água, na qual estão dissolvidos açúcares e sais minerais. (www.agencia.cnptia.embrapa. br) Por analogia, os frutos de um coqueiro assemelham-se a caixa dágua de uma residência. Em ambos os casos, a água obtida ao nível do solo é armazenada, em grande quantidade, metros acima do nível desse solo. Caixa d'água | Rede pública be, t (www.forumdaconstrucao.com.br. Adaptado.) Para que a água ascenda à caixa d'água e à copa do coquei- ro, é necessário que, (A) ao nível do solo, haja no cano e no floema uma impulsão da coluna de água, elevando-a até a extremidade oposta desses sistemas condutores. (B) metros acima do nível do solo, haja no cano e no xile- ma uma sucção da coluna de água, elevando-a desde o nível do solo. (C) metros acima do nível do solo, haja no cano e no floema uma sucção da coluna de água, elevando-a desde o nível do solo. (D) ao nível do solo, haja no cano uma impulsão da coluna de água e, metros acima do nível do solo, haja no xilema uma sucção da coluna de água, elevando-as desde o nível do solo. (E) ao nível do solo, haja no cano e no xilema uma impulsão da coluna de água, elevando-a até a extremidade oposta desses sistemas condutores.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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5(UNESP - 2019)Número Original: 64Código: 6985014

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Uso de figuras (Biologia).t Verificação de afirmações (Dizer quais são verdadeiras) (Questões Objetivas) Análise de um experimento sobre o deslocamento de seiva nas plantas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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A figura reproduz o modelo físico proposto por Ernst Múnch para explicar sua hipótese sobre o deslocamento de seiva nas plantas. Duas bolsas semipermeáveis, interconectadas por um tubo, são imersas em vasos que contêm o mesmo volume de água destilada. A bolsa 1 contém apenas água destilada e a 2, uma solução concentrada de água e açúcar. Os vasos são ligados por outro tubo, com uma torneira aco- plada, que permanece fechada durante todo o experimento. Na figura, Ah indica o desnivelamento de água ocorrido nos vasos após o início do experimento, no curto intervalo de tempo em que o açúcar permaneceu restrito à bolsa 2. Ah o Torneira de | TT Bolsa 1 Bolsa 2 Sobre o experimento, foram feitas as afirmações: |. A bolsa 1 representa o sistema radicular, enquanto a bolsa 2 representa as folhas da planta. ||. Na bolsa que corresponderia às folhas da planta, a pres- são osmótica equivale ao produto entre a densidade da água, a aceleração da gravidade e o Ah. Il. Enquanto fechada, a torneira equivale, na planta, ao método de anelamento do caule. É verdadeiro o que se afirma em (A) le Il, apenas. B) ll e lll, apenas. C) |, apenas. D) Il, apenas. ) ( ( ( (E) |, lle lll.


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