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1(UNESP- SP - 2011)Número Original: 64Código: 13687

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Fotossíntese Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Fatores Limitantes Externos Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Suponha a seguinte situação hipotética: Em pleno mês de dezembro, um botânico está em um barco no oceano Atlântico, exatamente no ponto que corresponde à intersecção de duas linhas imaginárias: a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Na figura, a seta indica esse ponto. No barco, há dois vasos contendo duas plantas da mesma espé- cie, que foram cultivadas em condições idênticas. Uma delas foi cultivada no litoral do Pará e, a outra, no litoral do Gabão, ambos os locais cortados pela linha do equador. Suponha que as duas plantas apresentam a mesma eficiência fotossintética e que, partindo do ponto de intersecção das linhas, o botânico possa se deslocar ao longo da linha do equador ou do meridia- no de Greenwich. Planisfério. A seta indica a intersecção entre a linha do equador e o meridiano de Greenwich. Com relação à eficiência fotossintética das plantas após o deslo- camento em relação àquela do ponto de origem, e considerando apenas a variação da incidência dos raios solares, é correto afir- mar que (A) a eficiência fotossintética de ambas as plantas não irá se alterar se o botânico navegar para maiores latitudes, em qualquer sentido. (B) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintéti- ca se o botânico navegar para maiores longitudes, em sen- tido leste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída. (C) a planta do Pará apresentará maior eficiência fotossintéti- ca se o botânico navegar para maiores longitudes, em sen- tido oeste, mas a planta do Gabão apresentará eficiência fotossintética diminuída. (D) ambas as plantas manterão, aproximadamente, a mesma eficiência fotossintética se o botânico navegar para maio- res longitudes, tanto em sentido leste quanto para oeste. (E) ambas as plantas terão a eficiência fotossintética aumen- tada se o botânico navegar para maiores latitudes ao norte, mas terão a eficiência fotossintética diminuída se navegar para o sul.


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     A     
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     C     
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2(UNESP- SP - 2011)Número Original: 65Código: 13828

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Fotossíntese Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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O gráfico apresenta a variação do teor de oxigênio da água de um lago ao longo de três dias. A a Pp PAN N [ E B 2 510 o 2 Ts ss 2 7 > 0 12 24 12 24 12 24 1º dia 2. dia 3.º dia Tempo (em horas) (Proposta Curricular do Estado de São Paulo, São Paulo Faz Escola, Biologia, Caderno do Aluno, 1.º série vol.1, 2009.) Pode-se afirmar que: (A) nesse lago não há peixes, pois caso houvesse, o consumo de oxigênio seria constante e a linha do gráfico seria uma reta. (B) se, a partir do segundo dia, os dias fossem frios e chuvo- sos, o pico das curvas estaria abaixo de 12mg/L. (C) se, a partir do segundo dia, os dias fossem quentes e en- solarados, a linha ascendente se estabilizaria acima de 12mg/L e permaneceria como uma reta. (D) os picos máximos do teor de oxigênio acontecem a inter- valos de 12 horas, coincidindo com as horas mais ilumi- nadas do dia. (E) nesse lago, a concentração de micro-organismos anaeró- bicos é alta durante a noite e baixa durante o dia, indican- do um processo de eutrofização.


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3(UNESP- SP - 2014)Número Original: 64Código: 32210

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Fotossíntese Luminosidade (Fatores Ecológicos Abióticos) (Biologia) Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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No dia 16 de fevereiro de 2013 terminou o horário brasileiro de verão. À meia-noite, os relógios foram atrasados em uma (http:/portalegrenotícias blogspot com) Considerando a intensidade da luz solar e os períodos de cla- to e escuro no intervalo de 24 horas, é correto afirmar que, para as plantas do jardim de uma casa na cidade de São Paulo, (A) ao longo dos 3 meses seguintes, os períodos com luz se tornaram progressivamente mais longos, o que implicou em maior eficiência fotossintética e crescimento dessas plantas. (B) a0 longo dos 4 meses seguintes, os períodos com luz se tornaram progressivamente mais curtos, o que contribuiu para perda de eficiência fotossintética e menor produção de matéria orgânica. (C) jáno dia 17 de fevereiro, a noite foi mais curta que o dia e, portanto, essas plantas teriam respirado por um menor número de horas e realizado fotossíntese por um maior número de horas que no dia anterior. (D) ao longo dos 12 meses seguintes, os períodos claros, du- tante os quais as plantas fazem fotossíntese, se equivale- tão aos períodos escuros, durante os quais as plantas res- piram, e ao final de um ano essas plantas terão atingido seu ponto de compensação fótica. (E) jáno dia 17 de fevereiro, a noite foi mais longa que o dia e, portanto, essas plantas teriam respirado por um maior número de horas e realizado fotossíntese por um menor número de horas que no dia anterior.


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4(UNESP- SP - 2013)Número Original: 64Código: 13276

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Experimentos (Fotossíntese) Fatores Limitantes Externos Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Um vaso com uma planta de folhas verdes foi colocado so- bre uma mesa, no centro de um quarto totalmente vedado, de modo a impedir a entrada da luz externa, e ali permaneceu por 24 horas. Durante as 12 primeiras horas (período 1), a planta foi ilumina- da com luz verde, de comprimento de onda na faixa de 500 a 550 nm. Nas 12 horas seguintes (período II), a planta foi ilumi- nada com luz laranja-avermelhada, de comprimento de onda na faixa de 650 a 700 nm. Considerando a incidência da luz sobre a planta e a taxa fotos- sintética, é correto afirmar que, aos olhos de um observador não daltônico que estivesse no quarto, as folhas da planta se apresentariam (A) de cor verde no período I e enegrecidas no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período II e reduzida ou nula no período 1. (B) enegrecidas no período I e de cor vermelha no período II, ea taxa de fotossíntese seria maior no período I e reduzida ou nula no período II. (C) enegrecidas no período I e enegrecidas no período II, e em ambos os períodos a planta não realizaria fotossíntese, mas apenas respiração. (D) de cor verde no período I e de cor vermelha no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período I do que no período II. (E) de cor verde no período I e de cor verde no período II, e a taxa de fotossíntese seria a mesma em ambos os períodos.


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5(UNESP- SP - 2012)Número Original: 66Código: 13430

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Ponto de Compensação Fótico Respiração (Fisiologia Geral) Fatores Limitantes Externos Rec

Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Gustavo foi contratado para trabalhar como jardineiro em uma residência na cidade de São Paulo. Os proprietários do imóvel exigiram que Gustavo mantivesse a grama sempre irrigada e aparada a uma altura específica, o que, dependendo da época do ano, exigiu podas mais ou menos frequentes. Considerando que o balanço entre taxa de fotossíntese e taxa de respiração varia ao longo do ano em razão das diferenças de temperatura, intensidade luminosa e períodos de claro e escuro ao longo das 24 horas do dia, pode-se afirmar corretamente que as podas foram (A) mais frequentes entre outubro e dezembro, período no qual a luminosidade intensa determinou o aumento da taxa de fotossíntese, mantendo o gramado no seu ponto de com- pensação fótica. (B) mais frequentes entre dezembro e fevereiro, período no qual o aumento da intensidade luminosa determinou um aumento na taxa de respiração. (C) menos frequentes entre abril e junho, período no qual as baixas temperaturas determinaram o aumento da taxa de respiração e colocaram o gramado acima de seu ponto de compensação fótica. (D) menos frequentes entre junho e agosto, período no qual a diferença entre a taxa de fotossíntese e a taxa de respiração tornou-se menor. (E) menos frequentes entre agosto e outubro, período no qual os dias mais curtos em relação às noites levaram a uma taxa de fotossíntese abaixo da taxa de respiração.


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