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Busca de Exercícios - UNESP - Ponto de Compensação Fótico - Respiração (Fisiologia Geral) - Fatores Limitantes Externos Aprenda a usar!

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1(UNESP- SP - 2012)Número Original: 66Código: 13430

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Ponto de Compensação Fótico Respiração (Fisiologia Geral) Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Gustavo foi contratado para trabalhar como jardineiro em uma residência na cidade de São Paulo. Os proprietários do imóvel exigiram que Gustavo mantivesse a grama sempre irrigada e aparada a uma altura específica, o que, dependendo da época do ano, exigiu podas mais ou menos frequentes. Considerando que o balanço entre taxa de fotossíntese e taxa de respiração varia ao longo do ano em razão das diferenças de temperatura, intensidade luminosa e períodos de claro e escuro ao longo das 24 horas do dia, pode-se afirmar corretamente que as podas foram (A) mais frequentes entre outubro e dezembro, período no qual a luminosidade intensa determinou o aumento da taxa de fotossíntese, mantendo o gramado no seu ponto de com- pensação fótica. (B) mais frequentes entre dezembro e fevereiro, período no qual o aumento da intensidade luminosa determinou um aumento na taxa de respiração. (C) menos frequentes entre abril e junho, período no qual as baixas temperaturas determinaram o aumento da taxa de respiração e colocaram o gramado acima de seu ponto de compensação fótica. (D) menos frequentes entre junho e agosto, período no qual a diferença entre a taxa de fotossíntese e a taxa de respiração tornou-se menor. (E) menos frequentes entre agosto e outubro, período no qual os dias mais curtos em relação às noites levaram a uma taxa de fotossíntese abaixo da taxa de respiração.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP- SP - 2020)Número Original: 66Código: 7506003

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Duração da fotossíntese sob diferentes condições de luminosidade.t Duração da respiração celular de uma planta sob diferentes condições.t
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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A tabela mostra os horários do nascer e do pôr do Sol na cidade de São Paulo, em quatro datas do ano de 2019. Data 7 Nascer do Sol 7 Pôr do Sol 24demarço 6h12 ! 18h12 “21dejunho 26h48 te 17h27 “A9desetembro : 6hOO | 18h00 “22 de dezembro * | BhiB. 1sh51 (www.sunrise-and-sunset.com. Adaptado. ) Em Macapa, unica capital brasileira cortada pela linha do equador, o nascer e o pôr do Sol nessas quatro datas ocor- rem em horarios diferentes daqueles registrados para Sao Paulo. Considere dois arbustos da mesma espécie, com o mesmo porte, em vasos de mesmo tamanho, mantidos à luz ambien- te, em dia sem nebulosidade, sob condições adequadas de temperatura, nutrição e aporte hídrico, um deles na cidade de São Paulo e o outro na cidade de Macapá. Com relação aos tempos de duração da fotossíntese e da respiração celular nesses dois arbustos, assinale a alterna- tiva correta. (A) Em 21 de junho, a duração da fotossíntese no arbusto em São Paulo foi maior do que no arbusto em Macapá, mas a duração da respiração foi igual em ambos. (B) Nas quatro datas, a duração da fotossíntese e a duração da respiração são iguais em ambos os arbustos. (C) Em 21 de junho, a duração da respiração foi maior do que a duração da fotossíntese em ambos os arbustos, situação que se inverterá em 22 de dezembro. (D) Em 24 de março e em 19 de setembro, a duração da fotossíntese foi a mesma que a da respiração em ambos os arbustos. (E) Em 22 de dezembro, a duração da fotossíntese no ar- busto em São Paulo será maior do que no arbusto em Macapá, mas a duração da respiração será igual em ambos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP- SP - 2013)Número Original: 63Código: 34011

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

Trocas Gasosas Respiração (Fisiologia Geral) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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O volume total de ar que cabe no sistema respiratório de um homem adulto, ao nível do mar, é cerca de 6 litros. Nessas condi- ções, os pulmões de um indivíduo em repouso, a cada movimen- to respisatório, trocam com o meio exterior, em média, apenas 0.5 litro de ar. Essa quantidade de ar inspirado mistura-se ao ar retido nas vias aéreas e apenas parte dessa mistura chega aos alvéolos, Desse modo, considerando a fisiologia e a anatomia do aparelho tespisatório humano, é correto afirmar que, durante a inspiração, o ar que chega aos alvéolos possui (A) maior concentração de CO, que aquela do sangue venoso. (B) menor concentração de CO, que o ar atmosférico. (C) maior concentração de O, que aquela do sangue arterial. (D) maior concentração de CO, que aquele que havia sido expirado. (E) menor concentração de O, que aquele que havia sido expi- rado.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
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4(UNESP- SP - 2012)Número Original: 13Código: 13341

Provas Específicas - Meio de Ano

Classe Insecta (Insetos) Respiração (Fisiologia Geral) Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Um besouro havia caído em uma piscina e, embora a maior parte de seu corpo estivesse acima do nível da água, a cabeça do inseto estava totalmente submersa. Pedrinho, que observava a cena, retirou o animal da piscina depois de mais de trinta minutos nessa situação. O besouro continuava vivo e saiu andando, como se nada tivesse acontecido. Pedrinho quis repetir a cena consigo mesmo, mas não conseguiu manter a cabeça submersa por mais de dois minutos sem respirar. Considerando as características do sistema respiratório dos insetos e as características do sistema respiratório dos mamíferos, expli- que por que o besouro conseguiu ficar tanto tempo com a cabeça submersa e explique por que Pedrinho não o conseguiu.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UNESP- SP - 2013)Número Original: 64Código: 13276

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Experimentos (Fotossíntese) Fatores Limitantes Externos Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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Um vaso com uma planta de folhas verdes foi colocado so- bre uma mesa, no centro de um quarto totalmente vedado, de modo a impedir a entrada da luz externa, e ali permaneceu por 24 horas. Durante as 12 primeiras horas (período 1), a planta foi ilumina- da com luz verde, de comprimento de onda na faixa de 500 a 550 nm. Nas 12 horas seguintes (período II), a planta foi ilumi- nada com luz laranja-avermelhada, de comprimento de onda na faixa de 650 a 700 nm. Considerando a incidência da luz sobre a planta e a taxa fotos- sintética, é correto afirmar que, aos olhos de um observador não daltônico que estivesse no quarto, as folhas da planta se apresentariam (A) de cor verde no período I e enegrecidas no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período II e reduzida ou nula no período 1. (B) enegrecidas no período I e de cor vermelha no período II, ea taxa de fotossíntese seria maior no período I e reduzida ou nula no período II. (C) enegrecidas no período I e enegrecidas no período II, e em ambos os períodos a planta não realizaria fotossíntese, mas apenas respiração. (D) de cor verde no período I e de cor vermelha no período II, e a taxa de fotossíntese seria maior no período I do que no período II. (E) de cor verde no período I e de cor verde no período II, e a taxa de fotossíntese seria a mesma em ambos os períodos.


Opções de Resposta: 
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