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1(UNESP- SP - 2008)Número Original: 8Código: 14568

Provas Específicas - Ciências Biológicas - Meio de Ano

Sementes Frutos Angiospermas Caules Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Identifique a que estrutura(s) da planta correspondem a laranja, a vagem e o coco. Responda qual a importância desta(s) estrutura(s) para as angiospermas, relacionando com a diver- sidade de habitats ocupada por esse grupo de plantas.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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2(UNESP- SP - 2011)Número Original: 68Código: 13842

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Lipídios (Bioquímica Celular) Frutos Sais Minerais (Bioquímica Celular) Angiospermas Gimnospermas Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Durante a aula, a professora apresentou aos alunos uma receita de bolo, e pediu-lhes que trouxessem os ingredientes para a aula seguinte, mas que seguissem à risca suas instruções. Se todos acertassem a tarefa, o bolo seria assado no refeitório da escola. BoLO DE FRUTAS SECAS E PINHÕES 1 kg de farinha de trigo. 100g de fermento biológico. 200g de manteiga. 200g de açúcar. 15g de mel. 8 gemas. 10g de sal. 200g de frutas cristalizadas. 200g de uvas-passas. 200g de castanhas-de-caju. 200g de pinhões cozidos. 3 copos de leite. 1 pitada de canela em pó. A Maria, pediu que trouxesse ingredientes de origem mineral, e ela trouxe o sal e a canela. A João, pediu que trouxesse produtos produzidos por gimnos- permas e angiospermas, e ele trouxe a farinha de trigo, as fru- tas cristalizadas e as uvas-passas. A Pedro, pediu que trouxesse dois produtos de origem animal, e ele trouxe os ovos e o fermento biológico. A Mariana, pediu que trouxesse produtos derivados de outras partes do vegetal, que não o fruto, e ela trouxe o açúcar, as castanhas-de-caju e os pinhões. A Felipe, pediu que trouxesse produtos naturais e livres de co- lesterol, e ele trouxe o mel, o leite e a manteiga. Pode-se dizer que (A) todos os alunos trouxeram o que a professora pediu, e o bolo pôde ser assado conforme o combinado. (B) somente as meninas trouxeram o que a professora pediu. (C) somente os meninos trouxeram o que a professora pediu. (D) somente Mariana e Felipe trouxeram o que a professora pediu. (E) todos os alunos erraram a tarefa, pois nenhum deles trouxe o que a professora pediu.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP- SP - 2011)Número Original: 15Código: 13749

Provas Específicas - Início de Ano

Sistema Respiratório (Fisiologia Animal e Humana) Fotossíntese Sementes Frutos Flores Rec
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Em comemoração aos cinco séculos do descobrimento do País, em 21 de setembro de 2000 foi inaugurado no Horto Florestal da cidade de São Paulo o Arboreto 500 anos. No local foram plantadas 500 mudas de 24 espécies de árvores nativas do Brasil. Em 2008, aos 8 anos, a área possuía exemplares com altura de até 26 metros, como o mutambo e o ingá. Nesse ano, os organizadores do Arboreto 500 anos resolveram calcular o sequestro de CO, pelas árvores plantadas. Para isso, caleularam o volume dos troncos, ramos, raízes e densidade da madeira das árvores do local. Estimaram que, em oito anos, o Arboreto absorveu 60 toneladas de CO... Contudo, os pesquisadores acreditam que este número esteja subestimado, pois, ao longo dos oito anos de crescimento das árvores, o total de carbono sequestrado teria sido maior que aquele presente quando do cálculo do volume dos troncos, ramos e raízes. Outro importante fator deveria ter sido considerado. Arboreto 500 anos, Parque Estadual Alberto Lôfgren (Horto Florestal), São Paulo. (www.abjica.org.br) Que processo fisiológico permitiu às árvores o acúmulo de 60 toneladas de carbono e que fator deveria ter sido considerado no cômputo do total de carbono sequestrado pelas árvores do Arboreto ao longo dos oito anos? Justifique suas respostas.


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4(UNESP- SP - 2016)Número Original: 13Código: 6387962

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Importância dos frutos para a diversificação das angiospermas Definição botânica de frutos .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
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“Fruto ou Fruta? Qual a diferença, se é que existe alguma, entre fruto! e fruta'?” A questão tem uma resposta simples: fruta é o fruto comestível. O que equivale a dizer que toda fruta é um fruto, mas nem todo fruto é uma fruta. A mamona, por exemplo, é o fruto da mamoneira. Não é uma fruta, pois não se pode comé-la. Já o mamão, fruto do mamoeiro, é obviamente uma fruta. (Veja, 04.02.2015. Adaptado.) O texto faz um contraponto entre o termo popular “fruta” e a definição botânica de fruto. Contudo, comete um equivoco ao afirmar que “toda fruta é um fruto”. Na verdade, frutas como a maçá e o caju não são frutos verda- deiros, mas pseudofrutos. Considerando a definição botânica, explique o que é um fruto e porque nem toda fruta é um fruto. Explique, tam- bém, a importância dos frutos no contexto da diversificação das angiospermas.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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5(UNESP - 2014)Número Original: 13Código: 6984341

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Vantagens adaptativas das sementes em comparação aos esporos .f Errata (Tamanho) Características presentes apenas nas angiospermas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Gimnospermas e angiospermas: uma história de sucesso vegetal Uma das maiores inovações que surgiram no decorrer da evolução das plantas vasculares foi a semente. Essa estru- tura. 1 .Porisso, as gimospermas e angiospermas têm vantagem sobre os grupos de vegetais que se reproduzem por meio de esporos. 4 prova disso é que existe um número muito superior de espécies vegetais produtoras de sementes do que de plantas que fazem uso de esporos para se propagar. As angiospermas são as plantas que apresentam o maior sucesso evolutivo nos dias atuais. Se compararmos os núme- ros de espécies de angiospermas e gimnospermas, poderemos notar que o primeiro grupo de plantas conta com cerca de 235 mil espécies viventes contra 720 espécies do segundo grupo. Essa grande diversidade de espécies de angiospermas deve-se 2. (http://educacao uol.com.br. Adaptado.) Construa dois novos trechos que possam substituir as lacunas do texto. No trecho 1 você deve citar duas vantagens adapta- tivas das sementes em comparação aos esporos, e no trecho 2 você deve citar uma característica exclusiva das angiosper- mas e explicar como essa característica contribuiu para sua maior diversidade.


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