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1(UNESP- SP - 2014)Número Original: 4Código: 32327

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Comparações históricas entre o Brasil e a Argentina sobre os respectivos processos de redemocratização na década de 1980 .f Américas.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Nos primeiros anos da década de 1980, a Argentina e o Brasil trilharam, finalmente, o caminho da democracia. Naquele periodo, em um e outro país, as manifestações da sociedade vieram à tona, em vários níveis. (Boris Fausto e Femando Devoto. Brasil e Argentina: 1m ensaio de história comparada (1850-2002), 2004) Compare os processos de democratização ocorridos no Brasil e na Argentina nos anos 1980, a partir de dois aspectos: situação econômica intema; punição aos responsáveis por violências praticadas durante os respectivos regimes militares.


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2(UNESP- SP - 2014)Número Original: 1Código: 32328

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Hist.) Américas.b Comparações históricas entre o Brasil e os EUA sobre as relações com os nativos em seus respectivos sistemas coloniais .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
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O início foi o problema mais complexo que a colonização do Brasil teve de enfrentar: Tornou-se tal — e é nisto que se distingue do caso norte-americano tão citado em paralelo com o nosso — pelo objetivo que se teve em vista: aproveitar o indígena na obra da colonização. Nos atuais Estados Unidos, como no Canadá, nunca se pensou em incorporar o índio, fosse a que título, na obra colonizadora do branco. O caso da colonização lusitana foi outro. (Caio Prado Júnior. Formação do Brasil contemporâneo, 1987. Adaptado) Caracterize a relação entre colonos e indígenas na colonização dos Estados Unidos e identifique duas formas de “aproveita mento” do indígena na colonização do Brasil.


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3(UNESP - 2023)Número Original: 33Código: 13030592

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos políticos, culturais e econômicos das civilizações americanas pré-colombianas .f Américas.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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O diabo parece ter sido estranho tanto para os tupis do Brasil quanto aos nauas, maias, incas e demais povos americanos. O cosmos maia era neutro, as forças e os se- res sagrados “não eram nem bons, nem ruins, mas apenas caprichosos”. [...] A cosmologia das populações andinas não contava com a noção de mal personificada num ser satânico [...]. (Laura de Mello e Souza. Inferno atlântico. Demonologia e colonização: Séculos XVI-XVIII, 1993.) O excerto permite afirmar que (A) os sacrifícios humanos realizados por alguns povos nati- vos da América eram destituídos de significado religioso. (B) a influência do catolicismo europeu na colonização da América facilitou a preservação de elementos religiosos nativos. (C) a carência da noção de mal nas culturas originárias da América indica a ingenuidade e a pureza dos povos nativos. (D) os povos nativos americanos tinham uma visão religiosa binária e incompleta das forças que os afetavam. (E) a presença de representações do diabo no imaginário americano derivou do processo colonizador.


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4(UNESP - 2023)Número Original: 39Código: 13030594

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Processos e fatos históricos sobre a Revolução Mexicana no início do século XX .f México.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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A Revolução Mexicana só pode ser entendida conside- rando-se as particularidades da sociedade mexicana dentro de um processo global existente num determinado estágio do desenvolvimento do capitalismo em nível mundial. (Anna Maria Martinez Corrêa. A Revolução mexicana: 1910-1917, 1983.) A afirmação do excerto justifica-se, pois a Revolução Mexica- na de 1910 envolveu (A) rompimento do México em relação aos organismos internacionais, que condenaram esse país por seu apoio à Tríplice Aliança na Primeira Guerra Mundial. (B) reformulação do modelo econômico agroexportador me- xicano, em meio a um processo de coletivização das ter- ras improdutivas. (C) reivindicações de populações indígenas e de setores operários, em meio a um processo de modernização eco- nômica por que o México passava. (D) participação ativa dos Estados Unidos e de potências europeias, que procuravam conter o avanço dos grupos comunistas mexicanos. (E) disputas entre grupos nativos rivais, em meio à apropria- ção de parte do território mexicano pelos Estados Unidos.


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5(UNESP - 2023)Número Original: 41Código: 13030599

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos do Movimento pelos Direitos Civis dos Estados Unidos na segunda metade do século XX .f Estados Unidos.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Nenhum grupo de mulheres brancas conheceu melhor a diferença entre seu próprio status e o status das mulheres negras do que o grupo de mulheres brancas politicamente conscientes e ativistas na luta pelos direitos civis. Ainda as- sim, várias dessas mulheres deslocaram-se das lutas pelos direitos civis para as lutas pela libertação da mulher e lidera- ram um movimento feminista em que suprimiram e negaram a consciência sobre as diferenças que viram e ouviram. Elas entraram para o movimento feminista apagando e negando a diferença, sem pensar em raça e gênero juntos, mas eliminando raça do cenário. (bell hooks. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras, 2018. Adaptado.) Ao abordar aspectos do Movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos da década de 1960, o excerto (A) aponta o insucesso das reivindicações de igualdade de raça e gênero e a persistência de padrões históricos de desigualdade na sociedade norte-americana. (B) lamenta a ausência de uma história de mobilizações feministas e negras e de uma disposição das mulheres brancas para atuar em defesa das conquistas de direitos sociais. (C) identifica a ocorrência em paralelo de ações afirmativas das mulheres e dos negros e a falta de conexão entre esses dois campos de reivindicação de direitos. (D) caracteriza a mudança radical por que passou a socieda- de norte-americana no período e o nascimento de inter- conexões entre os movimentos negro e feminista. (E) enfatiza a importância da estratégia política do ativismo feminista e sua influência sobre as mobilizações poste- riores de reivindicação de direitos da população negra.


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