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6(UNESP- SP - 2009)Número Original: 57Código: 14458

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Intradisciplinar Política, economia e cultura no Segundo Reinado.g Desenvolvimentos na Era Vargas
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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O poeta Olavo Bilac, numa carta endereçada a um amigo em 1887, construiu uma imagem negativa da cidade onde residia, São Paulo, que, segundo ele, era uma bexiga. Isto não vale dois caracóis (...) Não posso viver numa terra onde só há frio, garoa, lama, republicanos, se- paratistas e tupinambás. Decênios depois, Patrícia Galvão (Pagu) apresentava uma cidade diferente: São Paulo é o maior centro industrial da América do Sul: o pessoal da tecelagem soletra no cocoruto imperialista do [bonde] “camarão”. A italianinha matinal dá uma banana pro bonde. (Parque industrial, 1933.) Da data da carta de Bilac ao ano da publicação do livro de Pagu, houve em São Paulo modificações provocadas (A) pelos lucros advindos da exportação de produtos manufa- turados e pela consolidação da república democrática. (B) pela proteção governamental da indústria têxtil, em prejuízo da economia agro-exportadora. (C) pela expansão da mão-de-obra assalariada e pelo cresci- mento do mercado consumidor interno. (D) pela implantação da indústria siderúrgica e pela eficácia das leis estatais anti-imigratórias. (E) pela instalação das primeiras linhas de estradas de ferro e pelo comportamento submisso dos operários.


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7(UNESP- SP - 2008)Número Original: 58Código: 14849

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Intradisciplinar Inconfidência Mineira Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) República da Espada
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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Observe o quadro. (Pedro Américo. Tiradentes esquartejado - óleo sobre tela 262x162 cm - Museu Mariano Procópio. Juiz de Fora-MG.) Pode-se afirmar que a representação de Pedro Américo do inconfidente mineiro (A) data dos primeiros anos da República, sugerindo a se- melhança entre o drama de Tiradentes e o de Cristo. (B) foi elaborada durante o período da Independência, como ex- pressão dos ideais nacionalistas da dinastia de Bragança. (C) caracteriza-se pela denúncia da interferência da Igreja católica nos destinos políticos e culturais nacionais. (D) foi censurada pelo governo de Getúlio Vargas porque expressa conteúdos revolucionários e democráticos. (E) foi proibida de ser exposta publicamente por incitar o preconceito contra o governo português, responsável pela morte de Tiradentes.


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8(UNESP- SP - 2007)Número Original: 6Código: 14990

Provas Específicas - Ciências Humanas - Meio de Ano

Revolução de 30 Migrações na Primeira República
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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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(...) antes de 1961, as Forças Armadas não eram abertamente atingidas no seu prestígio, (...) A partir, porém, da queda da Índia [portuguesa], e sobretudo à medida que as guerras em África se iam prolongando, as Forças Armadas descobriam, não sem espanto por parte de muitos militares, que pela pri- meira vez viam claro o seu divórcio real da Nação. As Forças Armadas são então humilhadas, desprestigiadas, apresenta- das ao país como responsáveis máximos do desastre. (Texto clandestino intitulado O movimento das Forças Armadas e a nação, apud Carlos Serrado e Kabengele Munanga, 4 revolta dos colonizados.) A partir do texto, relacione as guerras coloniais na África portuguesa e a Revolução dos Cravos, que derrubou a ditadura salazarista em 25 de abril de 1974.


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9(UNESP - 2021)Número Original: 22Código: 13024545

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Processos e fatos históricos em torno da expedição de Cabral pela busca de novas terras .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Os dois textos referem-se à expedição de Cabral, que apor- tou no litoral do futuro território do Brasil em 1500. A docu- mentação citada nos textos é, de acordo com os autores, (A) capaz de revelar a capacidade técnica que permitiu a navegação oceânica e a superação de barreiras físicas e mentais no processo de conquista e colonização da Amé- rica e do litoral africano. @ insuficiente para a compreensão dos objetivos exatos da empreitada e impede afirmações categóricas sobre a intencionalidade e o pioneirismo na conquista das novas terras. O insuficiente para o entendimento dos interesses políticos e comerciais da expansão marítima portuguesa, mas explicita o desinteresse das testemunhas e dos narrado- res em revelar a verdade histórica acerca da empreitada. 9 insuficiente para o conhecimento do que de fato ocorreu durante a viagem, mas confirma o pioneirismo dos ingle- ses na navegação atlântica e a correlação direta entre os propósitos e os resultados da empreitada. (E) capaz de expor a dinâmica completa da conquista por- tuguesa do Oceano Atlântico e da abertura e exploração de rotas comerciais regulares da Europa para a África, a América e as Índias.


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10(UNESP - 2021)Número Original: 23Código: 13024546

Segunda Fase - Conhecimentos Específicos e Redação - Versão 1

Processos e fatos históricos em torno da expedição de Cabral pela busca de novas terras .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A afirmação do texto 2 de que “Quando Pedro Álvares Cabral e seus homens chegaram à costa da atual Bahia em 1500, não havia, obviamente, nem Brasil nem brasileiros” é correta, pois (A) os navegadores tratavam os nativos como servos ou escravos e não reconheciam seu direito à cidadania brasileira. (B) os navegadores portugueses pensavam ter alcançado as Índias e não admitiam ter chegado a terras até então desconhecidas. (C) a nacionalidade brasileira se estabeleceu apenas após a miscigenação entre nativos, africanos escravizados e europeus. (D) os navegadores pretendiam impor a nacionalidade portu- guesa aos nativos e não permitiam, por parte deles, rei- vindicações identitárias. (E) a ideia de nacionalidade se concretizou apenas após a conquista da autonomia política e a superação da condi- ção colonial.


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