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16(UNESP - 2023)Número Original: 34Código: 13030593

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Minas Gerais.b Questões com imagens (Hist.) Aspectos e características políticas, econômicas e culturais da região de Minas Gerais no contexto da exploração aurífera .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Observe a imagem de Nossa Senhora do Rosário, produzida na região das Minas Gerais no século XVIII. (In: Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.) Essa imagem revela uma prática que ocorria na região das Minas durante a exploração de minérios: (A) a funcionalidade dupla da peça, que podia ser utilizada como objeto de culto nas igrejas e como porta-moedas no cotidiano. (B) a conjugação entre apuro artístico de inspiração barroca e estratégia para contrabando de riquezas. (C) o emprego exclusivo de padrões artísticos renascentistas na produção das imagens religiosas brasileiras. (D) a atitude herética dos artistas, que frequentemente con- trariavam a proibição de representar figuras religiosas femininas. (E) a representação apenas de elementos da natureza na composição de peças de cunho religioso.


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17(UNESP - 2023)Número Original: 37Código: 13030595

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos das manifestações culturais africanas e seus sentidos no contexto da escravidão no Brasil .f Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Muitos escravos e libertos recorriam aos orixás para resolver diferentes tipos de problema. Aos poucos, a cren- ça nos orixás foi se desenvolvendo e, no século XIX, deu origem ao Candomblé. Essa religião era formada por “ir- mãos de fé”, pessoas que acreditavam nos orixás e que se reuniam em torno de uma mesma casa ou terreiro. Nesse espaço, que era comandado por uma mãe de santo ou um pai de santo, além de realizar suas cerimônias religiosas, entrar em contato com seus deuses e buscar respostas por meio de jogos de adivinhação (como o jogo de búzios), muitos escravos e libertos conseguiram formar outra famí- lia, família essa que muito se assemelhava com as grandes linhagens existentes em diversas localidades africanas. (Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 201 7.) O texto caracteriza o Candomblé como (A) uma estratégia de recusa e resistência dos escravizados diante dos esforços de catequização empreendidos pelos jesuítas portugueses. (B) uma tentativa de conciliar características de distintas re- ligiosidades de matriz africana, como o politeísmo e as idolatrias. (C) uma religião derivada de crenças de origem africana, que possibilitou o surgimento de espaços de sociabilidade e solidariedade entre escravizados. (D) uma religião trazida da África e praticada no Brasil pelos escravizados como uma forma de manter contato com as origens e os antepassados. (E) uma religião de matriz islâmica que permitia a unificação dos escravizados procedentes de diversas regiões da África.


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18(UNESP - 2023)Número Original: 40Código: 13030600

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Consequências políticas e econômicas para o Estado Novo de Vargas em relação aos efeitos da Segunda Guerra Mundial Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
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O final da Segunda Guerra Mundial em 1945 teve impacto na política brasileira do período, porque expôs a contradição entre (A) o esforço nacional de construção de mercados regionais e a unificação, no plano internacional, do mercado global. (B) a opção industrialista do regime varguista e a aceleração da demanda, no mercado internacional, de exportação de alimentos. (C) o prevalecimento de ideologias de esquerda no cenário mundial e a guinada à direita, no plano interno, do regime ditatorial. (D) a vitória externa da defesa da democracia liberal e a per- sistência, no âmbito interno, de um regime ditatorial. (E) a militarização dos Estados estrangeiros e a defesa intransigente, pelo governo varguista, de uma política externa pacifista.


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19(UNESP - 2023)Número Original: 25Código: 13030719

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Aspectos do Manifesto Pau-Brasil no contexto do Modernismo brasileiro da primeira metade do século XX .f Brasil.b Interdisciplinar Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Observe a reprodução da tela Morro de Favela, de Tarsila do Amaral. (In: Ana Maria Rodrigues (coord.). Brasil-brasis: cousas notáveis e espantosas (Olhares modernistas), 2000.) A tela, produzida em 1924, traz elementos coincidentes com as propostas do Manifesto Pau-Brasil, como (A) a carnavalização da natureza e a valorização da mesti- çagem e da miséria como signos socioculturais predo- minantes. (B) a celebração do processo de metropolização e o preva- lecimento das conquistas tecnológicas sobre o mundo natural. (C) a explicitação da convivência entre elementos civilizados e bárbaros e o reconhecimento do sertão como marca principal da brasilidade. (D) a retomada da disposição etnológica presente nas gra- vuras dos viajantes europeus e a denúncia realista das diferenças sociais nas grandes cidades. (E) a representação de uma cena cotidiana do meio urbano e a simplificação dos traços dos personagens e dos ele- mentos naturais.


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20(UNESP - 2023)Número Original: 26Código: 13030720

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Brasil.b Aspectos políticos, econômicos e culturais da construção de Brasília no contexto do governo Juscelino Kubitschek .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
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Leia o depoimento dado por Lúcio Costa em 1974. Primeiro, essa massa sofrida do nosso povo, que cons- titui o baldrame da Nação e que para cá afluiu, a fim de rea- lizar a obra num prazo exíguo, com sacrifícios tremendos e grande idealismo, apesar de ter sido atraída inicialmente pela necessidade do dia a dia, de conseguir algum dinheiro para suas famílias. Esse lastro, essa população que afluiu e aqui está, não quis voltar, espraiou-se e forçou essa inversão de ordem natural do planejamento que era as cidades-satélites virem depois de a cidade concluída. (Apud: Abelardo de Sousa. Arquitetura no Brasil: depoimentos, 1978.) Esse depoimento refere-se a dois componentes importantes da construção de Brasília: (A) o deslocamento de trabalhadores, oriundos principalmen- te do Nordeste, para o Planalto Central e a redefinição do planejamento urbano original, que precisou incorporar áreas de moradia popular. (B) o compromisso social do governo federal liderado por uma burguesia nacionalista e o desenvolvimento de pro- gramas sociais que permitiram a melhoria das condições de vida e trabalho no Planalto Central. (C) o acelerado crescimento populacional, gerado pelas boas condições de vida na nova capital, e as novas oportuni- dades oferecidas pelo governo federal, que desenvolveu programas de requalificação profissional. (D) o início dos processos de migração internos, provocados após a inauguração da nova capital, e a ampliação da oferta de empregos na indústria, que levou trabalhadores do Sul e do Sudeste para a região central. (E) o nomadismo dos trabalhadores pobres, atraídos pelas raras ofertas de emprego, e as estratégias de assegurar transporte e moradia gratuitos que pudessem atrair mais brasileiros para as indústrias da região central.


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