O tema abordado pela tira é tratado de modo (A) esperançoso. (B) afetivo. (C) sarcástico. (D) ilógico. (E) otimista.
Assinale a alternativa em que a forma de tratamento se en- quadra na segunda pessoa do singular. (A) “Pior é O vosso caso... (B) “mas não vos aflijais,” (C) “A bênção de Deus te cubra, filha!” (D) “Sabeis que mais?” (E) “Mas ouvi o resto.”
Focalizando eventos do final do século XVI e início do século XVII português, a passagem procura destacar (A) os abusos de poder da aristocracia governante. (B) as sábias e justas decisões dos governantes. (C) o desejo das pessoas de agradar os poderosos. (D) a tranquilidade e a despreocupação da existência. (E) a admiração indiscriminada dos súditos pelo poder real.
Indique a expressão empregada pelo cronista que ilustra seu argumento sobre a adoção do futebol no sertão: (A) “amadores mambembes”. (B) “roupa de empréstimo”. (C) * ( ( de cunho indígena”. D) “broncas tradições”. tí ) ) ) ) E) “índole do povo”.
A argumentação construída ao longo da crônica estabelece uma oposição entre A) tradição e retrocesso. B) amadorismo e profissionalismo. (A) (B) (C) esporte e conservadorismo. (D) nacionalismo e estrangeirismo. (E) E) cultura e modernização.