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1(UNESP - 2023)Número Original: 42Código: 13030598

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Considerações sociológicas sobre a pobreza e a exclusão social nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
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As transformações no tempo e no espaço são responsá- veis também pela ressignificação de conceitos, de modo que a pobreza urbana de hoje não é a mesma que a de décadas atrás [...]. O imperativo das finanças permitiu a renovação dos pa- drões de consumo das camadas mais pobres das cidades, que experimentam, ao mesmo tempo, a precariedade em seu cotidiano. Dessa maneira, pobreza urbana é nova por- que possui os conteúdos do atual período da história, e é velha porque ocorre em copresença da falta de serviços e infraestruturas básicas. (Kauê Lopes dos Santos. Uma nova pobreza urbana: financeirização do consumo e novos espaços da periferia de São Paulo, 2017.) O excerto identifica (A) a contradição no perfil da pobreza nas cidades contem- porâneas e define espaço como uma acumulação desi- gual de temporalidades. (B) o aumento de consumo de bens duráveis e semiduráveis pela população pobre urbana e celebra o sucesso da po- lítica desenvolvimentista dos anos 1950. (C) a expansão territorial das metrópoles dos países emer- gentes e questiona a importância do estudo do passado para compreender os problemas do presente. (D) o impacto da modernização tecnológica das grandes ci- dades dos países subdesenvolvidos e destaca a implan- tação de políticas de aceleração do desenvolvimento nos anos 2000. (E) a paralisia do setor financeiro privado diante do aumento da pobreza na década de 2010 e indica uma tendência de investimentos nas áreas nobres das grandes cidades.


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     D     
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2(UNESP - 2024)Número Original: 10Código: 14096775

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Estrutura e estratificação social.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2024

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3(UNESP- SP - 2012)Número Original: 56Código: 13520

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Mudanças de entendimento sobre a posse da identidade de gênero nas sociedades contemporâneas .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Uma mãe canadense defendeu a decisão tomada por ela e por seu marido de manter em segredo o sexo de seu filho mais novo, para dar à criança a oportunidade de desenvolver a sua identidade sexual por conta própria. A decisão tomada por Kathy Witterick, 38 anos, e David Stocker, 39, de não revelar o gênero de seu bebê Storm, de quatro meses de idade, gerou uma avalanche de reações — positivas e negativas — após re- portagem do jornal “Toronto Star”, publicada nesta semana [28.05.2011]. (www.gl.globo.com. Adaptado.) De acordo com o texto, pode-se afirmar que: (A) O ponto de vista adotado pela mãe canadense pressupõe a adoção do determinismo biológico no campo da sexua- lidade. (B) O fato descrito pela reportagem revela a influência da fé religiosa nos padrões comportamentais contemporâneos. (C) Sob o ponto de vista moral, a decisão tomada pelo casal canadense expressa um perfil conservador. (D) O fato em questão revela que, para os pais da criança canadense, identidade sexual é um tema pertencente exclusivamente à esfera da autonomia individual. (E) A postura adotada pelos pais da criança em questão revela intolerância no campo das diferenças sexuais.


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4(UNESP- SP - 2012)Número Original: 60Código: 13533

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Função da economia nos mecanismos sociais de distribuição de renda e combate à pobreza e às desigualdades .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2012
Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Leia o trecho da entrevista com um ex-presidente dos Estados Unidos. Veja — Lucro rima com ONG? Bill Clinton — Sim. Queremos que os investidores tenham lu- cro. Não existe incompatibilidade. Sem lucro, as operações de microcrédito tendem a não ser sustentáveis. É preciso, porém, que a busca do lucro seja alinhada a objetivos sociais. (...) No nosso caso, recebemos 20 milhões de dólares do milionário mexicano Carlos Slim e do não menos rico Frank Giustra, do Canadá, para emprestar a pequenos empreendedores do Haiti. Eles vão ter lucro nessas operações, mas já se comprometeram a reinvesti-lo nos mesmos moldes. (Veja, 22.06.2011. Adaptado.) Assinale a alternativa que corresponde ao pensamento econô- mico expresso no texto. (A) O pensamento do ex-presidente reflete concepções pró- prias de uma economia socialista, caracterizada por forte intervenção e planificação por parte do Estado. (B) Para o ex-presidente, os problemas sociais devem ser re- solvidos pelos próprios países, sem o apoio de ajudas ex- ternas. (C) Na concepção do ex-presidente, organizações não-gover- namentais devem ser entidades sem fins lucrativos. (D) O ex-presidente defende princípios não liberais na área econômica. (E) Para Bill Clinton, os problemas sociais podem ser resolvi- dos no interior da lógica da economia capitalista.


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5(UNESP - 2017)Número Original: 56Código: 6986984

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Em maio deste ano, a divulgação do vídeo de uma moça desacordada, vítima de um estupro coletivo, pro- vocou grande indignação na população. Num primeiro momento, prevaleceu a revolta diante da barbárie e a per- cepção de que o machismo, base da chamada “cultura do estupro”, persiste na sociedade. Passado o primeiro momento, as opiniões divergentes começaram a surgir. Entre os que não veem o machismo como propulsor de crimes desse tipo estão aqueles (e aquelas!) que consi- deraram os autores do ato uns “monstros”, o que faz do episódio um caso isolado, perpetrado por pessoas más. Houve quem analisasse o fato do ponto de vista da psico- logia, sugerindo que, num estupro coletivo, o que importa é o grupo, não a mulher (como ocorre nos trotes contra calouros e na agressão entre torcidas de futebol). Mais uma vez, temos uma reflexão que se propõe explicar os fatos a luz do indivíduo e seu psiquismo. Outros deslocam o problema para as classes sociais menos favorecidas. São os que costumam ficar horrorizados com a existência de favelas, ambientes onde meninas dançam com pouca roupa ao som das letras machistas do funk. (Thaís Nicoleti. “Discursos em torno da 'cultura do estupro”. www. uol.com.br, 09.06.2016. Adaptado.) Considerando o conjunto dos argumentos mobilizados no texto para explicar a violência contra a mulher na socie- dade atual, é correto afirmar que (A) a “cultura do estupro” é um conceito educacional rela- cionado sobretudo com o baixo nível de escolarização da população. (B) as origens e responsabilidades por tais acontecimen- tos devem ser atribuídas tanto aos agentes quanto às vítimas da agressão. (C) a “cultura do estupro” é um conceito científico, rela- cionado com desvios comportamentais de natureza psiquiátrica. (D) os episódios de barbárie social são provocados exclusivamente pelas desigualdades materiais gera- das pelo capitalismo. (E) a abordagem opõe um enfoque antropológico, basea- do em questões de gênero, a argumentos de natureza moral, psicológica e social.


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