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1(UNESP - 2019)Número Original: 59Código: 6985002

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Aspectos da sociedade do espetáculo nas experiências de vida das sociedades contemporâneas a partir do século XX .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2019
Questão de Vestibular - UNESP 2019
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A sociedade do espetáculo corresponde a uma fase es- pecífica da sociedade capitalista, quando há uma interde- pendência entre o processo de acúmulo de capital e o pro- cesso de acúmulo de imagens. O papel desempenhado pelo marketing, sua onipresença, ilustra perfeitamente bem o que Guy Debord quis dizer: das relações interpessoais à política, passando pelas manifestações religiosas, tudo está mercan- tilizado e envolvido por imagens. Assim como o conceito de “indústria cultural”, o conceito de “sociedade do espetáculo” faz parte de uma postura crítica com relação à sociedade ca- pitalista. São conceitos que procuram apontar aquilo que se constitui em entraves para a emancipação humana. (Cláudio N. P Coelho. “Mídia e poder na sociedade do espetáculo”. https://revistacult.uol.com.br. Adaptado.) Segundo o texto, (A) a transformação da cultura em mercadoria é uma carac- terística fundamental desse fenômeno social. (B) a padronização da estética pela sociedade do espetáculo restringe-se ao campo da publicidade. (C) a hegemonia do espetáculo desempenha papel funda- mental na formação da autonomia do sujeito. (D) o universo estético de produção das imagens não é determinado pela base material da sociedade. (E) o conceito de sociedade do espetáculo realiza uma refle- xão contestadora sobre a indústria cultural.


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2(UNESP - 2024)Número Original: 11Código: 14096760

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos e Redação

Sociedade de massa e consumo (Sociologia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2024

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3(UNESP - 2018)Número Original: 10Código: 7002720

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões de identificações (Sociologia) Questões com causas ou consequências (sociologia) Impactos da Indústria Cultural nos fundamentos da cidadania e da democracia nas sociedades contemporâneas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
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TEXTO 1 As mercadorias da indústria cultural se orientam segundo o princípio de sua comercialização e não segundo seu próprio conteúdo. Toda a prática da indústria cultural transfere, sem mais, a motivação do lucro às criações espirituais. A partir do momento em que essas mercadorias asseguram a vida de seus produtores no mercado, elas já estão contaminadas por essa motivação. A indústria cultural impede a formação de indivíduos autônomos, independentes, capazes de julgar e decidir conscientemente. Mas estes constituem, contudo, a condição prévia de uma sociedade democrática, que não se poderia salvaguardar e desabrochar senão através de homens não tutelados. (Theodor W. Adorno. A indústria cultural, 1986. Adaptado.) TEXTO 2 A fabricação de livros tornou-se um fato industrial, submetido a todas as regras da produção e do consumo; daí, uma série de fenômenos negativos, como o consumo provocado artificialmente. Mas a indústria editorial distingue-se das demais porque nela se acham inseridos homens de cultura, para os quais a finalidade primeira não é a produção de um livro para vender, mas sim a produção de valores culturais. Isso significa que, ao lado de “produtores de objetos de consumo cultural”, agem “produtores de cultura”, que aceitam a indústria cultural para fins que a ultrapassam. (Umberto Eco. Apocalípticos e integrados, 1990. Adaptado.) a) Em qual dos dois textos é apontado o caráter antidemocrático da indústria cultural? Explique o significado da expressão “homens não tutelados”. b) Por que a expansão artificial do consumo pode ser considerada “fenômeno negativo”? Explique a relação entre indústria cultural e sociedade segundo o texto 2.


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4(UNESP- SP - 2011)Número Original: 10Código: 13729

Provas Específicas - Início de Ano

Sentido de liberdade na sociedade de consumo e progresso técnico segundo o pensamento de Marcuse .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2011
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Em troca dos artigos que enriquecem sua vida, os indivíduos vendem não só seu trabalho, mas também seu tempo livre. As pessoas residem em concentrações habitacionais e possuem automóveis particulares com os quais já não podem escapar para um mundo diferente. Têm gigantescas geladeiras repletas de alimentos congelados. Têm dúzias de jornais e revistas que esposam os mesmos ideais. Dispõem de inúmeras opções e imimeros inventos que são todos da mesma espécie, que as mantêm ocupadas e distraem sua atenção do verdadeiro problema, que é a consciência de que poderiam trabalhar menos e determinar suas próprias necessidades e satisfações. (Herbert Marcuse, filósofo alemão, 1955.) Caracterize a noção de liberdade presente no texto de Marcuse, considerando a relação estabelecida pelo autor entre liberdade, pro- gresso técnico e sociedade de consumo.


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5(UNESP- SP - 2013)Número Original: 60Código: 13258

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Relações entre a religião e o mundo do consumo nas sociedades contemporâneas .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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O marketing religioso objetiva identificar as necessidades de espírito e de conhecimento dos adeptos de uma determinada religião, oferecendo uma linha de produtos e serviços especifi- cos para determinado segmento religioso e linguagem ineren- te ao tipo de pregação veiculada. A pessoa que se sente vazia num mundo capitalista e individualista busca refiúgio através de uma religião. Identificar o público que mais frequenta o templo e o bairro onde o mesmo está situado, o nível de esco- laridade, renda, hábitos, demais dados dos perfis demográ- ficos e psicográficos são considerados num planejamento de marketing de uma linha de produtos religiosos. (Fernando Rebouças. Marketing religioso. www.infoescola.com, 04.01.2010. Adaptado.) O fenômeno descrito pode ser explicado por tendências de (A) instrumentalização e mercantilização da fé religiosa. (B) crítica religiosa à massificação de produtos de consumo. (C) recuperação das práticas religiosas tradicionais. (D) indiferença das igrejas e religiões frente às demandas de mercado. (E) rejeição de ferramentas administrativas no âmbito reli- gioso.


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