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1(UNESP - 2022)Número Original: 31Código: 11574604

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Aspectos políticos, culturais e econômicos das civilizações grega e romana na antiguidade .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Roma não era apenas o parente mais violento da Grécia Clássica, não estava apenas comprometida com engenharia, eficiência militar e absolutismo, enquanto os gregos haviam preferido a especulação intelectual, o teatro e a democracia. (Mary Beard. SPQR: uma história da Roma antiga. São Paulo, 2017. Adaptado.) O excerto critica os estereótipos de Roma e Grécia antigas. Essa crítica justifica-se, pois (A) a experiência democrática ateniense foi uma exceção, uma vez que a maioria das cidades-Estado gregas des- conhecia a democracia. (B) a filosofia grega derivou principalmente da tradição do pensamento metafísico desenvolvido no Império Romano. (C) o teatro dramático desenvolveu-se sobretudo no Império Romano, uma vez que na Grécia estimulava-se priorita- riamente a comédia. (D) os direitos de cidadania no Império Romano eram exer- cidos pelo conjunto da população, por meio de ações políticas diretas. (E) o expansionismo imperialista romano foi diretamente determinado pelo exemplo da militarização do cotidiano imposta nas cidades gregas.


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2(UNESP - 2024)Número Original: 37Código: 14096679

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Mundo político, cultural e econômico da antiguidade.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2024
Questão de Vestibular - UNESP 2024

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3(UNESP- SP - 2009)Número Original: 1Código: 14203

Provas Específicas - Ciências Humanas - Meio de Ano

Sentido e importância da escrita para as civilizações do mundo antigo .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Num antigo documento egípcio, um pai dá o seguinte conselho ao filho: Decide-te pela escrita, e estarás protegido do trabalho árduo de qualquer tipo; poderás ser um magistrado de elevada re- putação. O escriba está livre dos trabalhos manuais [...] é ele quem dá ordens [...]. Não tens na mão a palheta do escriba? É ela que estabelece a diferença entre o que és e o homem que segura o remo. (apud Luiz Koshiba, História — origens, estrutura e processos.) A partir do texto. discuta o significado da escrita nas socie- dades antigas.


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4(UNESP- SP - 2009)Número Original: 49Código: 14455

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Trabalho compulsório e escravidão na Antiguidade.g Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História)
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Observe a figura. TumBa DE SENEDIEM (Egito. Século XIII a. C.) A respeito do contexto apresentado, é correto afirmar: (A) a imagem demonstra que os agricultores das margens férteis do rio Nilo desconheciam a escrita. (B) ao contrário da economia da caça de animais, que exigia o trabalho coletivo, a agricultura não originava sociedades humanas. (C) a imagem revela uma apurada técnica de composição, além de se referir à economia e à cultura daquele período histórico. (D) os antigos egípcios cultivavam cereais e desconheciam as atividades econômicas do artesanato e da criação de animais. (E) a imagem comprova que as produções culturais dos ho- mens estão desvinculadas de suas práticas econômicas e de subsistência.


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5(UNESP- SP - 2013)Número Original: 31Código: 34089

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

Mundo político, cultural e econômico da antiguidade.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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[Na Mesopotamia] íodos os bens produzidos pelos pró- prios palácios e templos não eram suficientes para seu sustento. Assim, outros rendimentos eram buscados na exploração da população das aldeias e das cidades. As formas de exploração eram principalmente duas: os impostos e os trabalhos forçados. (Marcelo Rede, A Mesopotâmia, 2002.) Entre os trabalhos forçados a que o texto se refere, podemos mencionar a (A) internação de doentes e loucos em áreas rurais, onde deviam cuidar das plantações de algodão, cevada e sésamo. (B) utilização de prisioneiros de guerra como artesãos ou pasto- tes de grandes rebanhos de gado bovino e caprino. (C) escravidão definitiva dos filhos mais velhos das famílias de camponeses, o que caracterizava o sistema econômico me- sopotâmico como escravista. (D) servidão pos dívidas, que provocava a submissão total, pelo resto da vida, dos devedores aos credores, (E) obrigação de prestar serviços, devida por toda a popula- ção livre, nas obras realizadas pelo rei, como templos ou muralhas.


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