Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Revolução do Haiti - Independência das colônias espanholas.g - Período Napoleônico Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Revolução do Haiti
  • Independência das colônias espanholas.g
  • Período Napoleônico
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2020)Número Original: 37Código: 7505939

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Estratégia política e econômica de controle dos mares pelo Império britânico no século XIX.g Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f Aspectos e características da formação da Santa Aliança no contexto da reorganização política da Europa após Napoleão.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

Na Europa, as forças reacionárias que compunham a Santa Aliança não viam com bons olhos a emancipação po- lítica das colônias ibéricas na América. [...] Todavia, o novo Império do Brasil podia contar com a aliança da poderosa Inglaterra, representada por George Canning, primeiro-minis- tro do rei Jorge IV. [...] Canning acabaria por convencer o governo português a aceitar a soberania do Brasil, em 1825. Uma atitude coerente com o apoio que o governo britânico dera aos EUA, no ano anterior, por ocasião do lançamento da Doutrina Monroe, que afirmava o princípio da não interven- ção europeia na América. (IImar Rohloff de Mattos e Luis Affonso Seigneur de Albuquerque. Independência ou morte: a emancipação política do Brasil, 1991.) O texto relaciona (A) a restauração das monarquias absolutistas no continen- te europeu, a industrialização dos Estados Unidos e a constituição da Federação dos Estados Independentes da América Latina. (B) a influência da Igreja católica nos assuntos políticos eu- ropeus, o controle britânico dos mares depois do Ato de Navegação e o avanço imperialista dos Estados Unidos sobre o Brasil. O a disposição europeia de recolonização da América, o Bloqueio Continental determinado pela França e os acor- dos de livre-comércio do Brasil com os países hispano- -americanos. o a penetração dos industrializados britânicos nos merca- dos europeus, a tolerância portuguesa em relação ao emancipacionismo brasileiro e a independência política dos Estados Unidos. (E) a reorganização da Europa continental depois do período de domínio napoleônico, os processos de independência na América e a ampliação do controle comercial mundial nela Inalaterra.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2021)Número Original: 37Código: 9350707

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f Américas.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

O processo de independência na América espanhola, ocor- rido nas primeiras décadas do século XIX, (A) contou com participação ativa e direta dos Estados Uni- dos, que buscavam ampliar sua zona de influência polí- tica na América. (B) envolveu projetos políticos e setores sociais variados, que se confrontaram no momento de constituição dos novos Estados. (C) manteve a unidade territorial das áreas antes controladas pela Espanha, e os novos Estados organizaram-se numa federação. (D) resultou no afastamento definitivo dos novos Estados em relação ao antigo colonizador e na divisão das grandes propriedades rurais entre os camponeses sem terra. (E) derivou da iniciativa das burguesias locais, que defen- diam a igualdade social como base da organização social dos novos Estados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2021)Número Original: 39Código: 9314186

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

O processo de formação e consolidação dos Estados nacio- nais na América hispânica, nas duas primeiras décadas do século XIX, envolveu A) a participação militar direta dos Estados Unidos. B) a intermediação diplomática do Império brasileiro. ( ( (C) a disputa entre projetos unitários e federalistas. (D) o prevalecimento das tradições culturais indígenas. ( E) o franco apoio da Igreja católica aos novos Estados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2014)Número Original: 39Código: 6984199

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Processos e fatos históricos sobre o Congresso de Viena na Europa após a derrota de Napoleão Bonaparte .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

O Congresso de Viena, entre 1814 e 1815, reuniu represen- tantes de diversos Estados europeus e resultou (A) na afirmação do caráter laico dos regimes políticos e da importância da separação entre Estado e Igreja. (B) na criação da Santa Aliança e no esforço de reafirmar valores do Antigo Regime. (C) na validação da nova divisão política da Europa, definida pelas conquistas napoleônicas. (D) na derrubada dos regimes republicanos e na restauração monárquica na França e na Inglaterra. (E) na defesa dos princípios do livre comércio e da emanci- pação das colônias na América.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2008)Número Original: 56Código: 14851

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Independência do México
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
Exibir texto da questão

Octávio Paz, escritor mexicano, assim se referiu à participa- ção de índios e mestiços no movimento de Independência do México: A guerra se iniciou realmente como um protesto contra os abusos da metrópole e da alta burocracia espanhola, mas também, e sobretudo, contra os grandes latifundiários nativos. Não foi a rebelião da aristocracia contra a metrópole, mas sim a do povo contra a primeira. Daí que os revolucionários tenham concedido maior importância a determinadas refor- mas sociais que à independência propriamente dita: Hidalgo decreta a abolição da escravatura; Morelos a divisão dos latifúndios. A guerra de Independência foi uma guerra de classes e não se compreenderá bem o seu caráter se igno- rarmos que, diferente do que ocorreu na América do Sul, foi uma revolução agrária em gestação. (O labirinto da solidão, 1976.) Segundo o autor, a luta pela Independência do México (A) contou com o apoio dos proprietários rurais, embora eles considerassem desnecessária a questão da ruptura com a Espanha. (B) opôs-se aos ideais políticos do Iluminismo europeu, divi- dindo o país em regiões politicamente independentes. (C) recebeu a solidariedade de movimentos revolucionários europeus, dado o seu caráter de guerra popular. (D) enfraqueceu o Estado Nacional, favorecendo a anexação de territórios mexicanos pelos Estados Unidos da América. (E) apresentou um caráter popular, manifestando questões sociais de longa duração na história do país.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?