Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Biologia Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Biologia
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2020)Número Original: 15Código: 7506080

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Doenças transmitidas por artrópodes Identificação (Biologia) Classificação taxonômica dos artrópodes .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t Representação filogenética de grupos taxonômicos conforme as características compartilhadas .f Características gerais das parasitoses que acometem humanos .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

Os artrópodes apresentados nas imagens de 1 a 4 são os vetores da doença de Chagas, da peste bubônica, da leishma- niose e da febre maculosa, não necessariamente nessa ordem. IMAGEM 1 IMAGEM 2 IMAGEM 3 IMAGEM 4 ~ Sita (https://agencia.fiocruz.br) (www.ihmt.unl.pt) (https://agencia.fiocruz.br) (http://pt.wikipedia.org) No cladograma, as letras A, B, C e D representam as relações filogenéticas entre os artrópodes das figuras, nao necessa- riamente na mesma ordem em que aparecem nas imagens. A B C D a) Quais imagens apresentam, respectivamente, os artrópodes vetores da doença de Chagas, da peste bubônica, da leishmaniose e da febre maculosa? Qual dessas doenças não é transmitida pela picada do respectivo vetor? b) Sabendo que, no cladograma apresentado, a letra B corresponde ao artrópode representado na figura 3, a quais nú- meros correspondem, respectivamente, as letras A, C e D? Considerando as classes taxonômicas às quais pertencem as espécies de artrópodes apresentadas nas imagens, justifique a posição da espécie representada pela letra A no cladograma. CmefrsiTar


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP- SP - 2009)Número Original: 19Código: 14517

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Seqüenciamento do DNA DNA (Genética Molecular) Transcrição (Genética Molecular) Síntese de Proteínas - Regulação Gênica (Genética Molecular) RNA (Genética Molecular) Ácidos Nucléicos (Bioquímica Celular) Rec
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

O dogma central da biologia, segundo o qual o DNA trans- creve RNA e este orienta a síntese de proteinas, precisou ser revisto quando se descobriu que alguns tipos de vírus têm RNA por material genético. Nesses organismos, esse RNA orienta a transcrição de DNA, num processo denominado transcrição reversa. A mesma só é possível quando (A) (B) (C) (D) (E) a célula hospedeira do vírus tem em seu DNA nuclear genes para a enzima transcriptase reversa. a célula hospedeira do vírus incorpora ao seu DNA o RNA viral, que codifica a proteína transcriptase reversa. a célula hospedeira do vírus apresenta no interior de seu núcleo proteínas que promovem a transcrição de RNA para DNA. o vírus de RNA incorpora o material genético de um vírus de DNA, que contém genes para a enzima transcriptase reversa. o vírus apresenta no interior de sua cápsula proteínas que promovem na célula hospedeira a transcrição de RNA para DNA.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2016)Número Original: 13Código: 6986793

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Características gerais da fadiga muscular .f Identificação (Biologia) Uso de figuras (Biologia).t Características do tecido muscular dos atletas maratonistas .f Características do metabolismo energético nas diferentes fibras musculares .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2016
Exibir texto da questão

As Olimpíadas de 2016 no Brasil contarão com 42 esportes diferentes. Dentre as modalidades de atletismo, teremos a corrida dos 100 metros rasos e a maratona, com percurso de pouco mais de 42 km. A musculatura esquelética dos atletas que competirão nessas duas modalidades apresenta uma composição distinta de fibras. As fibras musculares do tipo | são de contração lenta, possuem muita irrigação sanguínea e muitas mitocôndrias. Ao contrário, as fibras do tipo Il são de contração rápida, pouco irrigadas e com poucas mitocôndrias. As fibras do tipo | têm muita mioglobina, uma proteína transportadora de moléculas de gás oxigênio que confere a estas fibras coloração vermelha escura, ao passo que as do tipo Il têm pouca mioglobina, sendo mais claras. A imagem ilustra a disposição das fibras musculares de cortes histológicos transversais, vistas ao microscópio, da musculatura dos atletas Carlos e João. Cada atleta compete em uma dessas duas modalidades. Carlos João (www.victoris.ugent.be) Por que é possível afirmar que Carlos é o atleta que compete na maratona? Que metabolismo energético predomina em suas fibras musculares? Determine o metabolismo energético que predomina nas fibras musculares de João e explique por que ele é mais suscetí- vel à fadiga muscular quando submetido ao exercício físico intenso e prolongado.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2017)Número Original: 14Código: 7002042

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Identificação (Biologia) Características dos mecanismos de controle da glicemia pelo fígado .f Características das células sob ação do hormônio responsável pela diminuição da glicemia Identificação do hormônio responsável pela redução da glicemia .f Com gráfico de linhas (Biologia).t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2017
Exibir texto da questão

O teste de tolerância à glicose (GTT) consiste em jejum de 12 horas, ao final do qual o paciente ingere uma carga ex- cessiva de glicose em dose proporcional ao peso corpóreo. Ao mesmo tempo, obtém-se uma amostra de sangue para a determinação da glicemia inicial. A seguir, são coletadas amostras sucessivas, a cada 30 minutos, para a determinação da glicemia. Dessa forma, obtém-se, ao longo do tempo, uma curva da variação da glicemia. O gráfico mostra as curvas do GTT de três indivíduos: um normal, outro com rápida absorção intestinal de carboidratos e outro portador de doença hepática. Esta doença não afeta a produção normal dos hormônios que controlam a glicemia, mas provoca lentidão no funcionamento dos mecanismos de controle da glicemia pelo fígado. 7 O 2 E 150 S 125 *——s» normal 5 100 rápida absorção | 2 75 intestinal de carboidratos oO o 50 ~——- doença hepática ep) 6 25 o I I I I I I I I > 0 1 2 3 4 tempo (h) (Rui Curi e Joaquim P. de Araújo Filho. Fisiologia básica, 2009. Adaptado.) Qual é o hormônio responsável pela redução da glicemia durante o GTT e qual dos três indivíduos apresentou maior libera- ção desse hormônio durante o teste? Como as células do corpo reagem sob a ação desse hormônio? Que mecanismo de controle da glicemia foi afetado no fígado do doente e que causa lenta redução da glicose sanguínea ao longo do tempo?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP - 2019)Número Original: 13Código: 6988733

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Uso de figuras (Biologia).t Consequências do espessamento da camada de queratina na pele para a sobrevivência de anfíbios .f Identificação da condição abiótica de um fenômeno .f Classificação de uma espécie por seu papel ecológico .f Identificação do tipo de reprodução assexuada presente no ciclo de vida de um fungo.t
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

O Batrachochytrium dendrobatidis é um fungo aquático considerado uma iminente ameaça aos anfíbios nas regiões tropicais. Esse fungo vive somente na pele dos anfíbios adultos e na boca dos girinos, alimentando-se de queratina e causando hiperqueratose, que é o espessamento da camada de queratina na pele. Porém, o B. dendrobatidis é capaz de sobreviver sem causar a doença em outras duas espécies, a rá-touro e a rá aquática africana. (Vanessa K. Verdade et al. “Os riscos de extinção de sapos, rás e pererecas em decorrência das alterações ambientais”. Estudos avançados, 2010. Adaptado.) A figura mostra o ciclo de vida do fungo que tem os anfíbios como hospedeiros. (www.pnas.org. Adaptado. ) a) Que tipo de reprodução assexuada ocorre no ciclo de vida do B. dendrobatidis? Qual o papel ecológico da rá-touro ao abrigar o fungo na pele? b) Que condição abiótica na pele dos anfíbios propicia a instalação e o crescimento do B. dendrobatidis? Por que o espes- samento da camada de queratina na pele compromete a sobrevivência dos anfíbios?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?