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136(UNESP - 2021)Número Original: 67Código: 9363674

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Uso de figuras (Biologia).t Classificação dos órgãos de diferentes animais quanto à origem embrionária. .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Analise os desenhos. — | em é a q 1 E to ps 7 (iy ) NV) A nos «og PN (www.leonardodavinci.net) Neste trabalho de Leonardo da Vinci, transparece a sua dedicação alicerçada no racionalismo, no experimentalismo científico e no antropocentrismo, características do movi- mento — que, maisde três séculos depois, também influenciaram os ideais evolucionistas de Char- les Darwin. A análise desta brilhante investigação científica evidencia a relação evolutiva entre órgãos e de. origemembrionária. As lacunas do texto são preenchidas, respectivamente, por: A) iluminista — análogos — diferente. B) iluminista — homólogos — mesma. ( ( (C) renascentista — homólogos — mesma. (D) renascentista — análogos — mesma. ( E) iluminista — homólogos — diferente.


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137(UNESP - 2021)Número Original: 66Código: 9314246

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Características genéticas dos fenótipos relacionados com segregação independente .f Identificação (Biologia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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A análise quantitativa dos fenótipos obtidos dos cruzamentos entre plantas de ervilha de cheiro foi crucial para que Gregor Johann Mendel pudesse estabelecer a existência de fatores que se segregavam de forma independente para compor os gametas. Atualmente, para a análise molecular referente aos fenótipos cor e textura das sementes em ervilhas de cheiro, deve-se investigar o total de de cromossomos homólo- gos, genes e alelos. As lacunas no texto são preenchidas, respectivamente, por: (A) um par — dois — quatro. (B) um par — quatro — dois. (C) quatro pares — quatro — oito. (D) dois pares — quatro — dois. (E) dois pares — dois — quatro.


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138(UNESP- SP - 2020)Número Original: 68Código: 7506007

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Processos que influenciam na variação fenotípica de populações de uma mesma espécie .f Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Os insetos da ordem Coleoptera têm dois pares de asas, mas as asas do par anterior, chamadas de élitros, são espessas e curvadas, protegendo as delicadas asas membranosas do par posterior. Além disso, os élitros podem apresentar manchas e cores especiífi- cas, contribuindo para a camuflagem do inseto no ambiente, como é o caso do Penthea pardalis (besouro leopardo). (www. fiocruz.br) Um pesquisador coletou amostras representativas de trés populações de besouros leopardo e classificou-os segundo a quantidade e a distribuição de manchas escuras nos éli- tros. Em cada uma das três populações, a variabilidade fe- notípica pôde ser representada pela mesma curva, conforme o gráfico: Ex ” Õ > o 2 2 To t O Es Ds Ta sê = ee O oO Ss O A menos manchas mais manchas escuras escuras Categorias de manchas escuras no élitro populações 1,2 e 3 Dez anos após a primeira coleta, o pesquisador voltou aos locais anteriormente visitados e coletou novas amostras re- presentativas das mesmas populações. As proporções feno- típicas da população 1 não sofreram alterações, mas as po- pulações 2 e 3 apresentaram novas proporções de fenótipo, como mostram as curvas do gráfico: 3 ” Õ = o 2 o "oO a O Es os Ta sa = ce ® o ® oO menos manchas mais manchas escuras escuras Categorias de manchas escuras no élitro população 1 população 2 população 3 Ao longo dos dez anos de intervalo entre as coletas, a população (A) 3 se estabeleceu em novos nichos ecológicos, nos quais foram selecionadas mutações que levaram à formação de duas novas espécies. (B) 1 não se modificou porque sobre ela não houve ação de seleção natural sobre a variabilidade fenotípica. (C) 3 sofreu intensa pressão seletiva, que favoreceu os indi- víduos de fenótipos extremos e eliminou aqueles de fenó- tipos intermediários. (D) 1 manteve-se fenotipicamente uniforme porque a pressão seletiva favoreceu uma variante fenotípica específica. (E) 2 foi submetida a uma pressão seletiva, que desfavore- ceu fenótipos menos escuros e fenótipos mais escuros e favoreceu os indivíduos de fenótipo intermediário.


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139(UNESP - 2017)Número Original: 66Código: 6988659

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Representação das relações filogenéticas entre diferentes espécies de plantas Uso de árvore filogenética (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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Cinco espécies diferentes de plantas, identificadas como 1, 2,3, 4 e 5, pertencem à mesma ordem. Dados de estudos moleculares permitiram as seguintes afirmações sobre as re- lações filogenéticas entre as espécies: “1 e2 são da mesma família e de gêneros diferentes; *“3,4e 5 são de uma mesma família, diferente da família de 1e2: *4 e 5 são do mesmo gênero; * 3 é de um gênero diferente dos gêneros de 1,2,4e 5. O cladograma que representa corretamente as relações filo- genéticas entre as cinco espécies é: pm > ee” md NO oO AK o ~~ O ~~ md NO oo A Oo


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140(UNESP- SP - 2016)Número Original: 61Código: 6388083

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Variação de indivíduos conforme mudanças na densidade populacional de outras espécies .f Identificação (Biologia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Em uma área, as aves de uma certa espécie alimenta- vam-se dos insetos que atacavam uma plantação. As aves também consumiam cerca de 10% da produção de grãos dessa lavoura. Para evitar tal perda, o proprietário obteve autorização para a caça às aves (momento A) em sua área de plantio, mas o resultado, ao longo do tempo, foi uma queda na produção de grãos. A caça às aves foi proibida (momento B) e a produção de grãos aumentou a partir de então, mas não chegou aos níveis anteriores. Ao longo de todo esse processo, a população do único pre- dador natural dessas aves também foi afetada. No gráfico estão representados os momentos A e B e as linhas representam a variação das populações de aves, de insetos que atacam a plantação e de predadores das aves, bem como a produção de grãos, ao longo do tempo. 4 tamanho da população A B tempo(anos) No gráfico, as linhas (A) 2, 3 € 4 representam, respectivamente, a população de insetos, a população das aves e a população de seu predador. (B) 1,3 € 4 representam, respectivamente, a população das aves, os grãos produzidos pela agricultura e a po- pulação de insetos. (C) 2,3€ 4 representam, respectivamente, os grãos pro- duzidos pela agricultura, a população do predador das aves e a população das aves. (D) 1,2€ 3 representam, respectivamente, os grãos pro- duzidos pela agricultura, a população de insetos e a população das aves. (E) 1,2€ 3 representam, respectivamente, os grãos pro- duzidos pela agricultura, a população das aves e a população de seu predador.


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