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1(UNESP- SP - 2007)Número Original: 28Código: 15070

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Energia Atômica Intradisciplinar Desmatamento (Geografia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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Nos últimos meses, uma polêmica tem originado discussões em vários setores da população brasileira sobre a proposta do Ministério de Minas e Energia de construir hidrelétricas no rio Madeira, o que geraria uma série de impactos sociais e ambientais negativos. Houve um temor de que se tomassem medidas específicas para esse caso, se a licença ambiental não fosse concedida pelo IBAMA. Indique a alternativa que expressa essas medidas. (A) Transferir os recursos financeiros dessas hidrelétricas para as de outros rios brasileiros. (B) Incentivar a geração de energia eólica na região Norte. (C) Retomar a opção por energia nuclear ou a construção de usinas térmicas, para suprir, em parte, a demanda do país. (D) Incrementar as turbinas geradoras de energia através das marés. (E) Capacitar o setor de energia solar com incentivos à pes- quisa em tecnologia.


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     B     
     C     
     D     
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2(UNESP- SP - 2013)Número Original: 43Código: 13254

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Desmatamento (Geografia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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OBA, OBA! ESSA AÍ | PRANTANDO UMA\) É pb R UA, Ebro, \\ IE DI JACA? DI pasa ee JB pe 1 ‘Ss ee ga. EO a Soo EE (www.monica.com.br) A análise da ação e do diálogo das personagens demonstram que (A) não existe legislação brasileira específica para a conserva- ção das florestas nas propriedades privadas. (B) a economia verde impede a implantação de modelos eco- nômicos ligados ao desenvolvimento sustentável. (C) a implantação de áreas de reflorestamento sem fins eco- nômicos é um processo inócuo para a solução do quadro de degradação ambiental. (D) a conservação das florestas favorece a implantação de modelos econômicos sem sustentabilidade. (E) a destruição das florestas reflete a tendência antagônica en- tre o crescimento econômico e a conservação ambiental.


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     B     
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     D     
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3(UNESP- SP - 2009)Número Original: 32Código: 14468

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Especulação Imobiliária Rondônia.b Interpretar (Gráficos) Desmatamento (Geografia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o desmatamento em regiões na fronteira Brasil-Bolívia formou um grande arco ao longo de dois importantes rios. Observe os mapas. HIDRELÉTRICA DE SANTO ANTÔNIO E área desmatada Assinale a alternativa que contém o estado da Região Norte onde esse fato está ocorrendo. os rios mencionados e três causas do desmatamento naquela área. (A) Roraima; Mamoré e Negro: fronteira agrícola, especu- lação imobiliária e criação de gado leiteiro. (B) Acre: Tapajós e Xingu: invasões de terra, formação de pastagens e de campos de soja. (C) Rondônia; Madeira e Mamoré: especulação imobiliária, corte de madeiras nobres, formação de pastagens. (D) Amazonas: Solimões e Madeira: especulação imobiliária, corte de madeiras de lei, criação de gado estabulado. (E) Pará: Solimões e Negro: assentamentos rurais, corte de madeiras nobres, criação extensiva de bovinos.


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4(UNESP- SP - 2008)Número Original: 27Código: 14671

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Floresta Amazônia Brasil.b Desmatamento (Geografia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
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O recorde de aumento do desmatamento da Floresta Amazó- nica nos últimos quatro meses nos desafia a buscar respostas e responsabilidades. Depois de quatro anos da festejada queda no desmatamento, amargamos esta notícia dramática. A perda de sete mil quilômetros quadrados de floresta no se- gundo semestre de 2007 não é mais que a mostra visível das consegiiências de um modelo de crescimento ancorado nos monocultivos que busca alcançar recordes exportadores de soja, carne e outros produtos com preços conjunturalmente altos no mercado internacional. Se olharmos os dados dos estados onde se desmatou, veremos que Mato Grosso, cam- peão da produção de soja, foi o que mais desmatou (53,7% do total) seguido de Pará (17,8%) e de Rondônia (16%). (www.ecoagencia.com.br. Acessado em 08.02.2008.) Com base nessa reportagem, analise os itens seguintes. I. Perda de produtividade e mudanças no regime hidrológico. II. Aumento das precipitações e crescimento das espécies higrófilas. II. Perda da biodiversidade e emissões de gases do efeito estufa. IV. Diminuição da biodiversidade e aumento da fertilidade e produtividade do solo. Os itens que apresentam os impactos do processo de desma- tamento na Amazônia são (A) Ie IL (B) Ie IL (C) Ie Ill. (D) Ile lv. (E) Melv.


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5(UNESP- SP - 2014)Número Original: 45Código: 32241

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Mata Atlântica Região Sudeste.b Desmatamento (Geografia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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A extração de madeira, especialmente do pau-brasil, os ciclos do açúcar e café e o desmatamento para instalação de indústrias são eventos de nossa história que contribuíram para a degradação desse bioma. (orveco ibuspbr) O texto refere-se ao bioma (A) Mata Atlântica. (B) Caatinga. (© Cerrado (D) Pantanal. (E) Floresta Amazônica.


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