Busca de Exercícios - UNESP - Absolutismo - Parlamentarismo Inglês Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Absolutismo
  • Parlamentarismo Inglês
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP- SP - 2009)Número Original: 53Código: 14463

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Absolutismo Parlamentarismo Inglês

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

Quando sucumbe o monarca, a majestade real não morre só, mas, como um vórtice, arrasta consigo tudo quanto o rodeia (...) Basta que o rei suspire para que todo o reino gema. (Hamlet, 1603.) Essas palavras, pronunciadas por Rosencrantz, personagem de um drama teatral de William Shakespeare, aludem (A) ao absolutismo monárquico, regime político predomi- nante nos países europeus da Idade Moderna. (B) à monarquia parlamentarista, na qual os poderes políticos derivam do consentimento popular. (C) ao poder mais simbólico do que verdadeiro do rei, ex- presso pela máxima “o rei reina, mas não governa”. (D) à oposição dos Estados europeus à ascensão da burguesia e à emergência das revoluções democráticas. (E) à decapitação do monarca inglês pelo Parlamento durante as Revoluções Puritana e Gloriosa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2022)Número Original: 36Código: 11574610

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Sentido político e social das representações sobre Luís XIV no contexto do absolutismo francês .f França.b Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Observe a imagem, que é uma parte da gravura “Luis XIV como imperador romano”, de Charles Perrault, 1670. (Apud: Peter Burke. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV, 2009.) A imagem associa a França do século XVII à Roma Antiga, (A) recorrendo à figuração típica como símbolo de poder, conquista e grandiosidade. (B) ironizando a insistência do monarca em se apresentar como continuador da tradição clássica. (C) identificando o rei à coragem, à força e à ousadia dos gladiadores romanos. (D) satirizando a preocupação do rei com a própria imagem e com a propaganda de seu governo. (E) equiparando a extensão das áreas ocupadas pela França aos domínios imperiais romanos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP- SP - 2009)Número Original: 51Código: 14264

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Absolutismo

Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
Exibir texto da questão

(..) O trono real não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus. Os reis são deuses e participam de alguma maneira da independência divina. O rei vê de mais longe e de mais alto; deve-se acreditar que ele vê melhor, e deve obedecer-se-lhe sem murmurar, pois o murmúrio é uma dis- posição para a sedição. (Jacques-Bénigne Bossuet (1627-1704). Política tirada da Sagrada Escritura. apud Gustavo de Freitas, 900 textos e documentos de História) Com base no texto. assinale a alternativa correta. (A) O autor critica o absolutismo do rei e enfatiza o limite da sua autoridade em relação aos homens. (B) Para Bossuet, o poder real tem legitimidade divina e não admite nenhum tipo de oposição dos homens. (C) Bossuet defende a autoridade do rei. mas alerta para as limitações impostas pelas obrigações para com Deus. (D) Os princípios de Bossuet defendem a soberania dos homens diante da autoridade divina dos reis. (E) O autor reconhece o direito humano de revolta contra o soberano que não se mostre digno de sua função.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP- SP - 2014)Número Original: 2Código: 32329

Inicio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Revolução Francesa Absolutismo

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

(As três ordens, 1789. http://ontine-lernen levrai de) A charge ilustra as três ordens sociais existentes na França antes da Revolução de 1789. Identifique essas três ordens e justifique o posicionamento dos personagens na charge.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2008)Número Original: 49Código: 14650

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Sentido das práticas mercantilistas dos Estados absolutos na Idade Moderna .f Absolutismo

Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
Exibir texto da questão

O Mercantilismo é entendido como um conjunto de práticas, adotadas pelo Estado absolutista na época moderna, com o objetivo de obter e preservar riqueza. A concepção predomi- nante parte da premissa de que a riqueza da nação é deter- minada pela quantidade de ouro e prata que ela possui. (www.historianet.com.br. Acessado em 03.03.2008.) Na busca de tais objetivos, os estados europeus, na época moderna, (A) adotaram políticas intervencionistas, regulando o funcio- namento da economia, como o protecionismo. (B) suprimiram por completo a propriedade privada da terra, submetendo-a ao interesse maior da nação. (C) ampliaram a liberdade de ação dos agentes econômicos, vistos como responsáveis pela prosperidade nacional. (D) determinaram o fim da livre iniciativa, monopolizando as atividades econômicas rurais e urbanas. (E) buscaram a formação de uniões alfandegárias que levassem a prosperidade aos países envolvidos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.