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1(UNESP- SP - 2020)Número Original: 14Código: 7505888

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Realismo
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Examine os gráficos. GRÁFICO 1 GRÁFICO 2 °C mm 120 100 (http://pt.climate-data.org) As dinamicas climaticas representadas nos graficos 1 e 2 cor- respondem, respectivamente, aos espacos retratados em (A) Capitães da Areia, de Jorge Amado, e O cortiço, de Aluísio Azevedo. (B) Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Capitães da Areia, de Jorge Amado. (C) Vidas secas, de Graciliano Ramos, e Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. (D) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e O cortiço, de Aluísio Azevedo. (E) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e Vidas secas, de Graciliano Ramos.


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2(UNESP - 2018)Número Original: 17Código: 7002138

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Realismo
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
Questão de Vestibular - UNESP 2018
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De fato, este romance constitui um dos poucos ro- mances cômicos do romantismo nacional, afastando-se dos traços idealizantes que caracterizam boa parte das obras “sérias” dos autores de então. O modo pelo qual este romance pinta a sociedade, representado-a a partir de um ângulo abertamente cômico e satírico, também era relativamente novo nas letras brasileiras do século XIX. (Mamede Mustafa Jarouche. “Galhofa sem melancolia”, 2003. Adaptado.) O comentário refere-se ao romance (A) O cortiço, de Aluísio Azevedo. (B) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Ássis. (C) Memórias de um sargento de milícias, de Manuel An- tônio de Almeida. (D) Iracema, de José de Alencar. (E) Macunaíma, de Mário de Andrade.


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3(UNESP - 2017)Número Original: 20Código: 6987006

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Realismo
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Questão de Vestibular - UNESP 2017
Questão de Vestibular - UNESP 2017
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O quadro não se presta a uma leitura convencional, no sentido de esmiuçar os detalhes da composição em busca de nuances visuais. Na tela, há apenas formas brutas, essenciais, as quais remetem ao estado natural, primitivo. Os contornos inchados das plantas, os pés agi- gantados das figuras, o seio que atende ao inexorável apelo da gravidade: tudo é raiz. O embasamento que vem do fundo, do passado, daquilo que vegeta no subs- trato do ser. As cabecinhas, sem faces, servem apenas de contraponto. Estes não são seres pensantes, produ- tos da cultura e do refinamento. Tampouco são constru- idos; antes nascem, brotam como plantas, sorvendo a energia vital do sol de limão. À palheta nacionalista de verde planta, amarelo sol e azul e branco céu, a pintora acrescenta o ocre avermelhado de uma pele que mais parece argila. A mensagem é clara: essa é nossa essên- cia brasileira — sol, terra, vegetação. É isto que somos, em cores vivas e sem a intervenção erudita das fórmulas pictóricas tradicionais. (Rafael Cardoso. A arte brasileira em 25 quadros, 2008. Adaptado.) Tal comentário aplica-se à seguinte obra de Tarsila do Amaral (1886-1973): (Antropofagia, 1929.) da SS Zhai (Ahannrist 1098 \ (A negra, 1923.) (Sol poente, 1929.) (São Paulo, 1924.)


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4(UNESP- SP - 2016)Número Original: 20Código: 6388004

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Realismo
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Duas fortes motivações converteram-se em molas de “composição desta obra: a) por um lado, o desejo de contar e cantar episó- dios em tomo de uma figura lendária que trazia em si os atributos do herói, entendido no senso mais lato possível de um ser entre humano e mítico, que desempenha cer- tos papéis, vai em busca de um bem essencial, arrosta perigos, sofre mudanças extraordinárias, enfim vence ou malogra...; b) por outro lado, o desejo não menos imperioso de pensar o povo brasileiro, nossa gente, percorrendo as trilhas cruzadas ou superpostas da sua existência selva- gem, colonial e modema, à procura de uma identidade que, de tão plural que é, beira a surpresa e a indetermi- nação. (redo Bosi Céu, infermo, 2003. Adaptado.) Tal comentário aplica-se à obra (A) Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida. (B) Vidas secas, de Graciliano Ramos. (C) Macunaíma, de Mário de Andrade. (D) Os sertões, de Euclides da Cunha. (E) Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.


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5(UNESP- SP - 2012)Número Original: 31Código: 13455

Provas Específicas - Início de Ano

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Questão de Vestibular - UNESP 2012
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Releia o segundo parágrafo do conto de Machado de Assis e explique o que deixa implícito o narrador a respeito da noção usual de destino.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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