Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Ciclo do Ouro (História) Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Ciclo do Ouro (História)
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2023)Número Original: 34Código: 13030593

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Minas Gerais.b Questões com imagens (Hist.) Aspectos e características políticas, econômicas e culturais da região de Minas Gerais no contexto da exploração aurífera .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

Observe a imagem de Nossa Senhora do Rosário, produzida na região das Minas Gerais no século XVIII. (In: Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling. Brasil: uma biografia, 2018.) Essa imagem revela uma prática que ocorria na região das Minas durante a exploração de minérios: (A) a funcionalidade dupla da peça, que podia ser utilizada como objeto de culto nas igrejas e como porta-moedas no cotidiano. (B) a conjugação entre apuro artístico de inspiração barroca e estratégia para contrabando de riquezas. (C) o emprego exclusivo de padrões artísticos renascentistas na produção das imagens religiosas brasileiras. (D) a atitude herética dos artistas, que frequentemente con- trariavam a proibição de representar figuras religiosas femininas. (E) a representação apenas de elementos da natureza na composição de peças de cunho religioso.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2022)Número Original: 22Código: 11574149

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Aspectos dos grupos sociais na região das Minas Gerais no período das explorações auríferas .f Minas Gerais.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

A liberdade pouco valia para o indivíduo pobre que o mundo da produção e os aparelhos de poder esmagavam sem trégua, e no entanto ele era homem livre numa socieda- de escravista. Aproveitado de modo intermitente mas regular pelo Estado e pelos homens bons, a sua utilidade real e em- piricamente detectável era revestida por um ônus que o dei- xava sem razão de ser. A formulação dessa inutilidade justifi- cava o sistema escravista, e o atributo da vadiagem passava a englobar toda uma camada social, desclassificando-a: no meio fluido dos homens livres pobres, todos passavam a ser vadios para a óptica dominante. Vadios e inúteis, era como se não existissem, como se o país não tivesse povo — pois, cati- vo, o escravo não era cidadão. E assim, inexistindo ou sendo identificado à animalidade, o homem livre pobre permaneceu esquecido através do século. (Laura de Mello e Souza. Desclassificados do ouro a pobreza mineira no século XVIII, 2015. Adaptado.) Ao tratar dos “desclassificados” na sociedade das Minas Gerais do século XVIII, o texto caracteriza-os como (A) uma camada marcada pela ambiguidade e que revelava os mecanismos de exclusão sociopolíticos do período. (B) uma classe potencialmente rebelde, que recorria a ações clandestinas e ilegais para subverter a ordem social. (C) um setor improdutivo da economia local, que gerava gastos para os governantes, mas sem produzir ganhos e rendimentos. (D) um grupo à margem da sociedade, que conseguia esca- par dos tributos e dos rigores do trabalho. (E) um segmento de técnicos e profissionais liberais, que era socialmente desprezado, mas fundamental na explora- ção de ouro.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2021)Número Original: 35Código: 9314180

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões com causas ou consequências (Hist.) Efeitos políticos, econômicos e sociais na América Portuguesa a partir das explorações de metais preciosos na região das Minas Gerais .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

A exploração do ouro, na região das Minas Gerais durante o século XVIII, implicou um conjunto de transformações no perfil geral da América portuguesa, tais como (A) a redução no emprego da mão de obra escrava e a facili- tação da entrada de imigrantes na colônia. (B) a implementação do regime de intendências e a forma- ção de nova estrutura administrativa na colônia. (C) a concentração das atividades econômicas no interior da colônia e o abandono do comércio agroexportador. (D) o aumento dos intercâmbios comerciais com a América hispânica e a constituição de um mercado aurífero no continente. (E) o contato direto da Inglaterra com as riquezas do território brasileiro e a dificuldade portuguesa de manter o mono- pólio comercial.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2014)Número Original: 36Código: 6984193

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Expansão das artes e das letras na região das Minas no século XVIII.g
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
Exibir texto da questão

Á efervescência que conheceram nas Minas [Gerais, do século XVIII] as artes e as letras também teve feição pecu- liar. Pela primeira vez na Colônia buscava-se solução pró- pria para a expressão artística. (Laura Vergueiro. Opulência e miséria das Minas Gerais, 1983.) São exemplos do que o texto afirma: (A) a pintura e a escultura renascentistas. (B) a poesia e a pintura românticas. (C) a arquitetura barroca e a poesia árcade. (D) a literatura de viagem e a arquitetura gótica. (E) a música romântica e o teatro barroco.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2011)Número Original: 34Código: 13662

Prova de Conhecimentos Gerais - Meio de Ano

Aspectos e características políticas, econômicas e culturais da região de Minas Gerais no contexto da exploração aurífera .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2011
Questão de Vestibular - UNESP 2011
Exibir texto da questão

Entre as características da sociedade da região das Minas Gerais no período da extração de ouro, no século XVIII, podemos citar: (A) maior mobilidade social que no restante da colônia. (B) pequeno desenvolvimento artístico e ausência de estímulo à produção cultural. (C) predomínio do meio rural sobre o urbano, como no restante da colônia. (D) comércio interno restrito e ausência de setores sociais intermediários. (E) menor presença de irmandades religiosas que no restante da colônia.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?