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1(UNESP - 2021)Número Original: 37Código: 9314183

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Aspectos da primeira lei contra o tráfico de escravos no Brasil da primeira metade do século XIX .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Artigo 1º — Todos os escravos, que entrarem no território ou portos do Brasil, vindos de fora, ficam livres [...]. Artigo 2º — Os importadores de escravos no Brasil incor- rerão na pena corporal do artigo cento e setenta e nove do Código Criminal, imposta aos que reduzem à escravidão pes- soas livres [...]. (Lei de 7 de novembro de 1831. https://camara.leg.br.) A Lei de 7 de novembro de 1831, também conhecida como “Lei Feijó”, (A) proporcionou a imediata superação da escravidão no Brasil, que se consolidou com a entrada maciça de imi- grantes europeus a partir da década de 1870. (B) teve efeito reduzido, pois o tráfico internacional de escravos e a entrada de mão de obra africana no terri- tório brasileiro persistiram nos governos sucessivos do país até a metade do século XIX. (C) foi promulgada por pressão da Coroa inglesa, que determinou que navios britânicos apreendessem todas as embarcações suspeitas de tráfico de escravizados. (D) proibiu a escravidão no Brasil, embora a escassez de mão de obra assalariada tenha levado à manutenção do emprego de mão de obra de escravizados até a década de 1880. (E) resultou da guinada ocorrida no Período Regencial, quando o Brasil assumiu diretrizes liberais e ilustradas na condução da política econômica e no reconhecimento dos direitos humanos.


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2(UNESP- SP - 2009)Número Original: 56Código: 14459

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

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Questão de Vestibular - UNESP 2009
Questão de Vestibular - UNESP 2009
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Leia os seguintes trechos do poema Vozes d" África, escrito por Castro Alves em 1868, e assinale a alternativa que os interpreta corretamente. Deus! Ó Deus! Onde estás que não respondes? (..) Há dois mil anos te mandei meu grito, Que embalde desde então corre o infinito... (..) Hoje em meu sangue a América se nutre — Condor que transformara-se em abutre, Ave da escravidão (..) Basta, Senhor! De teu potente braço Role através dos astros e do espaço Perdão p'ra os crimes meus! ... Há dois mil anos... eu soluço um grito... (..) (A) O poeta procura convencer a Igreja católica e os cristãos brasileiros dos malefícios econômicos da escravidão. (B) Castro Alves defendeu os postulados da filosofia positi- vista e da literatura realista, justificando a escravidão. (C) O continente americano figura no poema como a pátria da liberdade e da felicidade do povo africano. (D) Abolicionista, Castro Alves leu em praça pública do Rio de Janeiro o poema Vozes d” Africa para comemorar a Lei Aurea. (E) Castro Alves incorpora no poema o mito bíblico da da- nação do povo africano, cumprido através de milênios pela maldição da escravidão.


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3(UNESP- SP - 2013)Número Original: 37Código: 34095

Prova de Conhecimento Gerais - Meio de Ano

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Questão de Vestibular - UNESP 2013
Questão de Vestibular - UNESP 2013
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[.] até a década de 1870, apesar das pressões, os escravos continuavam a ser a mão de obra fundamental para a lavoura brasileira, sendo que nessa época todos os 643 municípios do Império [...] ainda continham escravos. (Lilia Moritz Schwarcz. Retrato em branco e negro, 1987.) A redução da importância do trabalho escravo, ocorrida após 1870, deveu-se, entre outros fatores, (A) ao aumento das fugas e rebeliões escravas e ao crescimento das correntes migratórias em direção ao Brasil. (B) ao desinteresse dos cafeicultores do Vale do Paraiba em manter escravos e à intensa propaganda abolicionista dire- cionada aos próprios escravos. (©) à firme oposição da Igreja Católica ao escravismo e ao te- mor de que se repetisse, no Brasil, uma revolução escrava “como a que ocorrera em Cuba. (D) à pressão inglesa e francesa pelo fim do tráfico e à dificulda- de de adaptação do escravo ao trabalho na lavoura do café (E) à diminuição do preço do escravo no mercado inteo e à atuação abolicionista da Guarda Nacional.


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4(UNESP - 2015)Número Original: 3Código: 6986464

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

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Questão de Vestibular - UNESP 2015
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Examine a charge do cartunista Pestana. (Renato Lemos (org.). Uma história do Brasil através da caricatura, 2001.) Como a charge representa a abolição da escravidão”? Justifique sua resposta com um elemento extraído da imagem. Iden- tifigque um resultado da abolição, ocorrida em 1888, e caracterize, exemplificando, a condição da população afro-brasileira cem anos depois.


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