Busca de Exercícios - UNESP - História Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • História
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

151(UNESP - 2021)Número Original: 39Código: 9314186

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

O processo de formação e consolidação dos Estados nacio- nais na América hispânica, nas duas primeiras décadas do século XIX, envolveu A) a participação militar direta dos Estados Unidos. B) a intermediação diplomática do Império brasileiro. ( ( (C) a disputa entre projetos unitários e federalistas. (D) o prevalecimento das tradições culturais indígenas. ( E) o franco apoio da Igreja católica aos novos Estados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

152(UNESP - 2021)Número Original: 40Código: 9314188

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Aspectos do pacto de poder entre as oligarquias rurais da Primeira República brasileira .f

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

A “política dos governadores” é considerada a última etapa da montagem do sistema oligárquico ou liberalismo oligárquico, que permitiu, de forma duradoura, o controle do poder central pela oligarquia cafeeira. (Carlos Alberto Ungaretti Dias. “Política dos governadores”. https://cpdoc.fgv.br.) A afirmação do texto pode ser justificada pelo fato de que essa política (A) fortaleceu a política econômica de caráter liberal, elimi- nando subsídios e favorecimentos do Estado aos diversos setores da produção agrícola. (B) implementou um sistema de compra, pelo Estado, do conjunto da produção cafeeira, garantindo a estabilidade do preço mundial do café. (C) ampliou os mecanismos de representação política dos estados no poder legislativo, consolidando a isonomia entre os poderes. (D) inaugurou um período de ampliação da influência dos setores rurais na política nacional, neutralizando a força política do poder central. (E) assegurou o compromisso de isenção da intervenção do Estado em assuntos locais, estabelecendo um equilíbrio entre estes e o poder central.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

153(UNESP - 2021)Número Original: 33Código: 9350698

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Sentido das práticas mercantilistas dos Estados absolutos na Idade Moderna .f

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

As práticas econômicas mercantilistas são frequentemente relacionadas aos Estados modernos e representam (A) uma concentração de capitais, alcançada principalmente por meio da exploração colonial e de mecanismos de pro- teção comercial. (B) uma difusão do comércio em escala mundial, obtida com a globalização da economia e a multipolaridade geoes- tratégica. (C) uma redução profunda no grau de intervenção do Estado na economia, que passou a ser gerida pelos movimentos do mercado. (D) o resultado da concentração do poder político nas mãos de governantes que defendiam, sobretudo, os valores e interesses da burguesia industrial. (E) o combate sistemático às formas compulsórias de traba- lho, que impediam o crescimento dos mercados consumi- dores internos nos países europeus.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

154(UNESP - 2021)Número Original: 34Código: 9350700

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos políticos e sociais do Sermão do Espírito Santo pregado por Antônio Vieira no século XVII .f Interdisciplinar

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

De maneira que, assim como a natureza faz de feras homens, matando e comendo, assim também a graça faz de feras homens, doutrinando e ensinando. Ensinastes o gentio bárbaro e rude, e que cuidais que faz aquela doutrina”? Mata nele a fereza, e introduz a humanidade; mata a ignorância, e introduz o conhecimento; mata a bruteza, e introduz a razão; mata a infidelidade, e introduz a fé; e deste modo, por uma conversão admirável, o que era fera fica homem, o que era gentio fica cristão, o que era despojo do pecado fica membro de Cristo e de S. Pedro. [...] Tende-os [os escravos], cristãos, e tende muitos, mas tende-os de modo que eles ajudem a levar a vossa alma ao céu, e vós as suas. Isto é o que vos desejo, isto é o que vos aconselho, isto é o que vos procuro, isto é o que vos peço por amor de Deus e por amor de vós, e o que quisera que leváreis deste sermão metido na alma. (Antônio Vieira. “Sermão do Espírito Santo” (1657). http://tupi.fflch.usp.br.) O Sermão do Espírito Santo foi pregado pelo Padre Antônio Vieira em São Luís do Maranhão, em 1657, e recorre (A) a metáforas, para defender a liberdade de natureza de todos os animais criados por Deus. (B) à ironia, para condenar a escravização de nativos e afri- canos nas lavouras de algodão. (C) a antíteses, para reconhecer a escravização dos nativos como um caminho possível do trabalho missionário. (D) à retórica barroca, para contestar a ideia de que os afri- canos e os nativos merecem a liberdade e a salvação. (E) à retórica clássica, para acusar os proprietários de escra- vos de descuidar dos direitos humanos dos nativos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

155(UNESP - 2021)Número Original: 35Código: 9350702

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

A produção de açúcar no Brasil colonial era parte de um con- junto de processos e relações que ultrapassavam os limites da colônia e incluíam (A) a estruturação do engenho como unidade produtiva, a disposição portuguesa de povoar a colônia e o comércio sistemático com a América espanhola. (B) as técnicas de cultivo indígenas, as mudas de cana pro- cedentes do mundo árabe e a intermediação britânica na comercialização. (C) a adaptação da cana à terra roxa do Nordeste, o conhe- cimento técnico dos imigrantes e a atuação holandesa no transporte marítimo. (D) a constituição da grande propriedade, o tráfico de africa- nos escravizados e a existência de amplo mercado con- sumidor na Europa. (E) o avanço da ocupação das áreas centrais da colônia, o recurso à mão de obra nativa e o crescimento do gosto pelos sabores doces na Europa.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.