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356(UNESP- SP - 2016)Número Original: 37Código: 6388043

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Guerra do Paraguai
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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O fato de ser a única monarquia na América levou os govemantes do Império a apontarem o Brasil como um solitário no continente, cercado de potenciais inimigos. Temia-se o surgimento de uma grande república liderada por Buenos Aires, que poderia vir a ser um centro de atra- ção sobre o problemático Rio Grande do Sul e o isolado Mato Grosso. Para o Império, a melhor garantia de que a Argentina não se tornaria uma ameaça concreta estava no fato de Paraguai e Uruguai serem países independen- tes, com govemos livres da influência argentina (Francisco Doraticto. A Guerra do Paraguai, 1991.) ‘Segundo o texto, uma das preocupações da política ex- tema brasileira para a região do Rio da Prata, durante o Segundo Reinado, era (A) estimular a participação militar da Argentina na Tripli- ce Aliança (B) limitar a influência argentina e preservar a divisão política na área. (C) facilitar a penetração e a influência política britânicas na área (D) impedir a autonomia política e o desenvolvimento econômico do Paraguai. (E) integrar a economia brasileira às economias para- guaia e uruguaia.


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357(UNESP- SP - 2016)Número Original: 36Código: 6388042

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Revoluções industriais gerais.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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A divisão capitalista do trabalho — caracterizada pelo célebre exemplo da manufatura de alfinetes, analisada por Adam Smith — foi adotada não pela sua superioridade tecnológica, mas porque garantia ao empresário um pa- pel essencial no processo de produção: o de coordenador que, combinando os esforços separados dos seus operá- rios, obtém um produto mercante. (Stephen Marglin. 1: André Gorz (org). Crítica da divisão do trabalho, 1980.) Ao analisar o surgimento do sistema de fábrica, o texto destaca (A) o maior equilibrio social provocado pelas melhorias nos salários e nas condições de trabalho. (B) o melhor aproveitamento do tempo de trabalho e a autogestão da empresa pelos trabalhadores. (C) o desenvolvimento tecnológico como fator determi- nante para o aumento da capacidade produtiva. (D) a ampliação da capacidade produtiva como justificati- va para a supressão de cargos diretivos na organiza- ção do trabalho. (E) a importância do parcelamento de tarefas e o estabe- lecimento de uma hierarquia no processo produtivo.


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358(UNESP- SP - 2016)Número Original: 34Código: 6388040

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

África e Ásia na Idade Média.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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A partir do texto, é correto afirmar que a dominação euro- peia da África, entre os séculos XV e XVIII, (A) derivou prioritariamente dos valores do islamismo, aprisionando os corpos dos africanos para, com o sa- crifício, salvar suas almas. (B) foi um esforço humanitário, que visava libertar povos oprimidos por práticas culturais e hábitos pré-históri- cos e selvagens. (C) baseou-se em avanços científicos e em pressupostos liberais, voltados à eliminação de preconceitos raciais esociais. (D) sustentou-se no comércio e na construção de umima- ginário acerca do continente africano, que legitimava aideia de superioridade europeia. (E) fundamentou-se nas orientações dos relatos de via- jantes, que mostravam fascínio e respeito pelas cultu- ras nativas africanas.


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359(UNESP- SP - 2016)Número Original: 33Código: 6388039

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Reforma e Contrarreforma
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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As reformas protestantes do princípio do século XVI, entre outros fatores, reagiam contra (A) a venda de indulgências e a autoridade do Papa, líder supremo da Igreja Católica. (B) a valorização, pela Igreja Católica, das atividades mercantis, do lucro e da ascensão da burguesia. (C) o pensamento humanista e permitiram uma ampla re- visão administrativa e doutrinária da Igreja Católica. (D) as missões evangelizadoras, desenvolvidas pela Igre- ja Católica na América e na Ásia. (E) o princípio do livre-arbítrio, defendido pelo Santo Ofi- cio, órgão diretor da Igreja Católica.


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360(UNESP- SP - 2016)Número Original: 32Código: 6388038

Início de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Feudalismo (Idade Média)
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Questão de Vestibular - UNESP 2016
Questão de Vestibular - UNESP 2016
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Eis dois homens a frente: um, que quer servir, o outro, que aceita, ou deseja, ser chefe. O primeiro une as mãos e, assim juntas, coloca-as nas mãos do segundo: claro símbolo de submissão, cujo sentido, por vezes, era ainda acentuado pela genuflexão. Ao mesmo tempo, a persona- gem que oferece as mãos pronuncia algumas palavras, muito breves, pelas quais se reconhece “o homem” de quem está na sua frente. Depois, chefe e subordinado bei- jam-se na boca: símbolo de acordo e de amizade. Eram estes — muito simples e, por isso mesmo, eminentemente adequados para impressionar espíritos tão sensíveis às coisas — os gestos que serviam para estabelecer um dos vínculos mais fortes que a época feudal conheceu. (Mare Bloch. A sociedade feudal, 1987.) Miniatura do Liber feudorum Ceritaniae, século XIII (www meu.es) O texto e a imagem referem-se à cerimônia que (A) consagra bispos e cardeais. (B) estabelece as relações de vassalagem. (C) estabelece as relações de servidão. (D) consagra o poder municipal. (E) estabelece as relações de realeza.


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