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1(UNESP - 2022)Número Original: 37Código: 11574611

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Brasil.b Manifestações de lideranças brasileiras sobre o sistema escravista no Brasil a partir da independência do país .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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O luxo e a corrupção nasceram entre nós antes da civi- lização e da indústria. E qual será a causa principal de um fenômeno tão espantoso? A escravidão, senhores, a escravi- dão. Porque o homem que conta com os trabalhos diários de seus escravos vive na indolência, e a indolência traz todos os vícios após si. (José Bonifácio de Andrada e Silva, 1825. Apud: Ynaê Lopes dos Santos. História da África e do Brasil afrodescendente, 2017. Adaptado.) A manifestação de uma das principais lideranças do país, logo após a independência política, revela a (A) justificativa para a adoção, no Primeiro Reinado, de polí- ticas agressivas de estímulo à imigração. (B) disposição, majoritária nos setores que participaram do processo emancipacionista, de eliminar gradualmente a escravidão. (C) campanha abolicionista sistemática, iniciada ainda no período colonial, dos cafeicultores paulistas. (D) rejeição, de clara influência liberal-iluminista, da ideia de que os homens são desiguais por natureza. (E) crítica, voltada aos setores social e politicamente hege- mônicos do Brasil, à dependência do trabalho obrigatório.


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2(UNESP - 2021)Número Original: 38Código: 9350709

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Construção política, social e econômica do Estado imperial brasileiro no século XIX.g
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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No que dizia respeito ao Estado a ser construído, gene- ricamente o modelo disponível era aquele que prevalecia no mundo ocidental. Tratava-se de organizar um aparato políti- co-administrativo com jurisdição sobre um território definido, que exercia as competências de ditar as normas que deve- riam regrar todos os aspectos da vida na sociedade, cobrar compulsoriamente tributos para financiá-lo e às suas políti- cas, exercer o poder punitivo para aqueles que não respei- tassem as normas por ele ditadas. (Miriam Dolhnikoff. História do Brasil império, 2019.) O texto refere-se à organização política do Brasil após a independência, em 1822. O novo Estado brasileiro foi basea- do em padrões (A) federalistas e garantia completa autonomia às províncias. (B) liberais e contava com sistema político representativo. (C) absolutistas e fundava-se no exercício dos três poderes pelo imperador. (D) elitistas e era controlado apenas pelos portugueses resi- dentes no país. (E) democráticos e permitia a ampla participação da popu- lação brasileira.


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3(UNESP - 2018)Número Original: 2Código: 7002404

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Aspectos de mercado das exportações brasileiras durante o período do Império .f Interdisciplinar Questões com gráficos e tabelas (Hist.).g
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Examine a tabela. Percentagem sobre o valor das exportações brasileiras Produtos | 1821/30 | 1831/40 | 1841/50 | 1851/60 | 1861/70 | 1871/80 Açúcar 30,1 24,0 26,7 21,2 12,3 11,8 Algodao 20,6 10,8 7,5 6,2 18,3 9,5 Cacau 0,5 0,6 1,0 1,0 0,9 1,2 Café 18,4 43,8 41,4 48,8 45,5 56,6 Fumo 2,5 1,9 1,8 2,6 3,0 3,4 Total 72,1 81,1 78,4 79,8 80,0 82,5 (Sérgio Buarque de Holanda (org). O Brasil Monárquico: declínio e queda do Império, 1985. Adaptado.) a) Qual era o produto que, no período 1841/50, representava o maior percentual sobre o valor do conjunto das exportações brasileiras? Esboce, no plano cartesiano inserido no campo de Resolução e Resposta, um gráfico que demonstre o comportamento da exportação desta mercadoria durante todo o período compreendido pela tabela (1821/80). b) Qual foi a mercadoria que sofreu maior oscilação percentual sobre o valor do conjunto das exportações brasileiras na passagem do período 1851/60 para o período 1861/70? Aponte o principal motivo dessa oscilação. Vv


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4(UNESP - 2014)Número Original: 38Código: 6984197

Meio de Ano - Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

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Questão de Vestibular - UNESP 2014
Questão de Vestibular - UNESP 2014
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Ão lado do latifúndio, a presença da escravidão freou a constituição de uma sociedade de classes, não tanto porque o escravo esteja fora das relações de mercado, mas princi- palmente porque excluiu delas os homens livres e pobres e deixou incompleto o processo de sua expropriação. (Maria Sylvia de Carvalho Franco. Homens livres na ordem escravocrata, 1983.) Segundo o texto, que analisa a sociedade cafeeira no Vale do Paraíba no século XIX, (A) a substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre as- salariado freou a constituição de uma sociedade de clas- ses durante o período cafeeiro. (B) o imigrante e as classes médias mantiveram-se fora das relações de mercado existentes na sociedade cafeeira. (C) o caráter escravista impediu a participação direta dos homens livres e pobres na economia de exportação da sociedade cafeeira. (D) a inexistência de homens livres e pobres na sociedade ca- feeira determinou a predominância do trabalho escravo nos latifúndios. (E) a ausência de classes na sociedade cafeeira deveu-se prioritariamente ao fato de que o escravo estava fora das relações de mercado.


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5(UNESP- SP - 2007)Número Original: 8Código: 14986

Provas Específicas - Ciências Humanas - Meio de Ano

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Questão de Vestibular - UNESP 2007
Questão de Vestibular - UNESP 2007
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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que o Brasil continuará insistindo na criação da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa). “No segundo mandato temos um compromisso com o Brasil, com o povo brasileiro, e com a América do Sul. Precisamos continuar trabalhando para a criação da Comunidade Sul- Americana de Nações”, disse Lula, durante painel no Fórum Econômico Mundial, em Davos. “Estamos convencidos de que a América do Sul vai ter de se integrar cada vez mais.” (Adriana Stock, BBC-Brasil, 26.01.2007.) A partir de 1850, o Estado nacional brasileiro encontrava-se consolidado. As divergências regionais já não punham em causa a autoridade da monarquia estabelecida no Centro Sul. O fim do tráfico [de escravos] restabeleceu as relações com a Inglaterra. O olhar imperial mirava a possibilidade de expandir sua influência em direção à região do Prata, abalada desde a independência do Uruguai. (F. de Campos e R. Garcia, Oficina de História — História integrada.) Considerando os textos, justifique as diferenças de postura do governo brasileiro quanto às relações do Brasil com a América do Sul.


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