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1(UNESP - 2022)Número Original: 43Código: 11574216

Segunda fase - Conhecimentos Específicos e Redação

Classificação Biológica (Taxonomia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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No intervalo dos estudos para a prova de biologia, três ami- gos, Paulo, Ricardo e Thiago, conversavam à mesa de uma lanchonete enquanto esperavam o lanche que haviam pedi- do. Para passar o tempo, um deles propôs o seguinte desa- fio: considerando o sistema de classificação taxonômica de 5 reinos, cada um deveria listar os reinos aos quais pertenciam os organismos que deram origem aos ingredientes de seus respectivos lanches. Pagaria a conta aquele cujo lanche con- tasse com o menor número de reinos representados. Paulo havia pedido omelete com queijo fresco, presunto e cebola; Ricardo pediu pão de fermentação natural recheado com coalhada seca e ervas; Thiago pediu filé de frango com cogumelos frescos grelhados em azeite de oliva. O resultado do desafio foi: (A) Thiago pagou integralmente a conta. (B) Ricardo pagou integralmente a conta. (C) empate e cada um pagou seu lanche. (D) Paulo e Thiago dividiram a conta. (E) Ricardo e Thiago di iram a conta.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNESP - 2022)Número Original: 61Código: 11574038

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Classificação Biológica (Taxonomia)
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Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
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Leia alguns dos versos da canção Passaredo, de Chico Buarque e Francis Hime. Ei, pintassilgo Some, coleiro Oi, pintarroxo Anda, trigueiro Melro, uirapuru Te esconde, colibri Ai, chega-e-vira Voa, macuco Engole-vento Voa, viúva Saíra, inhambu Utiariti Foge, asa-branca Bico calado Vai, patativa Toma cuidado Tordo, tuju, tuim Que o homem vem aí Xô, tié-sangue O homem vem aí Xô, tié-fogo O homem vem aí Xô, rouxinol, sem-fim (www letras.mus.br) Nesse trecho da canção, os autores citam 23 nomes popu- lares, pelos quais essas aves são conhecidas. Contudo, no que se refere à classificação taxonômica, e considerando apenas as informações do trecho da canção, as aves cita- das pertencem a (A) 23 gêneros, mas não se pode inferir sobre o número de espécies. (B) um único gênero, mas não se pode inferir sobre o número de espécies. (C) 23 espécies, todas elas classificadas em um único gênero. (D) uma única família, mas não se pode inferir sobre o número de ordens. (E) uma única classe, mas não se pode inferir sobre o número de gêneros.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNESP - 2021)Número Original: 67Código: 9314242

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Classificação dos filos de animais por suas características .f Identificação de órgãos humanos por suas propriedades químicas .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
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Para mimetizar um tecido e obter uma estrutura para enxertos em humanos, um grupo de pesquisadores utilizou a espongina, composta por colágeno, e a biossílica das espícu- las provenientes de um invertebrado. A associação da parte orgânica com a parte inorgânica resultou em um compósito com propriedades muito similares às do tecido humano. (Karina Ninni. https://agencia.fapesp.br, 10.09.2020. Adaptado.) O filo a que pertence o invertebrado mencionado e um órgão humano que poderá receber o enxerto são (A) porífera e fêmur. (B) cnidária e dente. (C) porífera e disco intervertebral. (D) cnidária e pele. (E) cnidária e bíceps.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UNESP - 2018)Número Original: 15Código: 7002678

Meio de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Análise de uma relação ecológica de um experimento .f Classificação taxonômica de seres vivos .f Com gráfico de barras (biologia).t
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Questão de Vestibular - UNESP 2018
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Biólogos marinhos da Universidade da Califórnia observaram que as algas que se estabelecem próximas a corais das espécies Porites, Pocillopora e Montipora podem secretar polissacarídeos em excesso. Esses nutrientes alimentam micror- ganismos aeróbios que se proliferam rapidamente ao redor desses corais, levando-os à morte. No entanto, perceberam que os microrganismos não parasitavam os corais nem produziam substâncias danosas. Para entender esse fenômeno natural, os biólogos criaram corais em recipientes com e sem algas e descobriram que os corais sobreviviam bem quando as algas estavam ausentes, mas sofriam alta mortalidade quando elas estavam presentes. Em outro conjunto de recipien- tes, fizeram o mesmo experimento, mas trataram a água com antibiótico. O gráfico compara o efeito do antibiótico sobre os corais dos recipientes que também continham algas. oO 100% mortos o1 50-99% mortos + <50% mortos ° EE Sem tratamento antibiótico Mortos próximo às algas [| Com tratamento antibiótico NO Descoloragao Efeitos sobre os corais Q md, Sem mudança -------------- Espécies de coral (Robert E. Ricklefs. A Economia da Natureza, 2010. Adaptado.) a) A que Reino pertencem os microrganismos presentes no experimento? Cite a relação ecológica interespecífica direta entre as algas e os microrganismos. b) Na situação analisada, como os microrganismos estavam causando a morte dos corais?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UNESP- SP - 2020)Número Original: 15Código: 7506080

Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Doenças transmitidas por artrópodes Identificação (Biologia) Classificação taxonômica dos artrópodes .f Uso de árvore filogenética (Biologia).t Representação filogenética de grupos taxonômicos conforme as características compartilhadas .f Características gerais das parasitoses que acometem humanos .f
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Questão de Vestibular - UNESP 2020
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Os artrópodes apresentados nas imagens de 1 a 4 são os vetores da doença de Chagas, da peste bubônica, da leishma- niose e da febre maculosa, não necessariamente nessa ordem. IMAGEM 1 IMAGEM 2 IMAGEM 3 IMAGEM 4 ~ Sita (https://agencia.fiocruz.br) (www.ihmt.unl.pt) (https://agencia.fiocruz.br) (http://pt.wikipedia.org) No cladograma, as letras A, B, C e D representam as relações filogenéticas entre os artrópodes das figuras, nao necessa- riamente na mesma ordem em que aparecem nas imagens. A B C D a) Quais imagens apresentam, respectivamente, os artrópodes vetores da doença de Chagas, da peste bubônica, da leishmaniose e da febre maculosa? Qual dessas doenças não é transmitida pela picada do respectivo vetor? b) Sabendo que, no cladograma apresentado, a letra B corresponde ao artrópode representado na figura 3, a quais nú- meros correspondem, respectivamente, as letras A, C e D? Considerando as classes taxonômicas às quais pertencem as espécies de artrópodes apresentadas nas imagens, justifique a posição da espécie representada pela letra A no cladograma. CmefrsiTar


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