Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - _ América Latina no século XIX _ Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • _ América Latina no século XIX _
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2022)Número Original: 39Código: 11574613

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Questões com causas ou consequências (Hist.) Processos de desenvolvimento urbano e econômico na América Latina a partir do final do século XIX .f Américas.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

O crescimento urbano, ao criar um mercado potencial mais amplo, estimulou igualmente o crescimento das indús- trias artesanais e de algumas fábricas que empregavam uma força de trabalho concentrada [. Deixando de lado as características peculiares dessa sociedade urbana em expansão, a razão para a crescente debilidade de qualquer expressão política especificamente urbana era a posição peculiar da cidade no sistema econô- mico e fiscal, consolidado pelo contínuo progresso do setor com base na exportação de produtos agrícolas e pecuários. (Tulio Halperín Donghi. “A economia e a sociedade na América espanhola do pós-independência”. In: Leslie Bethell (org.). Historia da América Latina, v. 3, 2004.) O excerto apresenta uma experiência histórica vivida por al- guns países hispano-americanos, e também pelo Brasil, en- tre as últimas décadas do século XIX e as primeiras do XX. Tal situação (A) gerou sucessivas crises econômico-financeiras na região e acentuou o controle imperialista estadunidense sobre o setor industrial e financeiro dos países do continente. (B) resultou da ausência de burguesias nacionais capazes de conduzir o processo de reorganização econômica e de decolagem na direção de economias autônomas. (C) provocou um deslocamento do controle do poder polí- tico do campo para a cidade e o aumento da influência política das classes médias e dos setores populares. (D) derivou da combinação entre os processos de moderni- zação urbana e a inserção das economias latino-ameri- canas na divisão internacional do trabalho. (E) proporcionou um desenvolvimento acelerado do segun- do e do terceiro setores das economias nacionais e uma maior integração comercial no continente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2021)Número Original: 37Código: 9350707

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Aspectos e características do processo de independência das colônias espanholas a partir do final do século XVIII .f Américas.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

O processo de independência na América espanhola, ocor- rido nas primeiras décadas do século XIX, (A) contou com participação ativa e direta dos Estados Uni- dos, que buscavam ampliar sua zona de influência polí- tica na América. (B) envolveu projetos políticos e setores sociais variados, que se confrontaram no momento de constituição dos novos Estados. (C) manteve a unidade territorial das áreas antes controladas pela Espanha, e os novos Estados organizaram-se numa federação. (D) resultou no afastamento definitivo dos novos Estados em relação ao antigo colonizador e na divisão das grandes propriedades rurais entre os camponeses sem terra. (E) derivou da iniciativa das burguesias locais, que defen- diam a igualdade social como base da organização social dos novos Estados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2021)Número Original: 39Código: 9314186

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Processo de formação dos Estados Nacionais independentes na América-Latina do século XIX .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2021
Questão de Vestibular - UNESP 2021
Exibir texto da questão

O processo de formação e consolidação dos Estados nacio- nais na América hispânica, nas duas primeiras décadas do século XIX, envolveu A) a participação militar direta dos Estados Unidos. B) a intermediação diplomática do Império brasileiro. ( ( (C) a disputa entre projetos unitários e federalistas. (D) o prevalecimento das tradições culturais indígenas. ( E) o franco apoio da Igreja católica aos novos Estados.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2024)Número Original: 38Código: 14096680

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

_ América Latina no século XIX _
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2024
Questão de Vestibular - UNESP 2024

Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2008)Número Original: 56Código: 14851

Prova de Conhecimentos Gerais - Início de Ano

Independência do México
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2008
Questão de Vestibular - UNESP 2008
Exibir texto da questão

Octávio Paz, escritor mexicano, assim se referiu à participa- ção de índios e mestiços no movimento de Independência do México: A guerra se iniciou realmente como um protesto contra os abusos da metrópole e da alta burocracia espanhola, mas também, e sobretudo, contra os grandes latifundiários nativos. Não foi a rebelião da aristocracia contra a metrópole, mas sim a do povo contra a primeira. Daí que os revolucionários tenham concedido maior importância a determinadas refor- mas sociais que à independência propriamente dita: Hidalgo decreta a abolição da escravatura; Morelos a divisão dos latifúndios. A guerra de Independência foi uma guerra de classes e não se compreenderá bem o seu caráter se igno- rarmos que, diferente do que ocorreu na América do Sul, foi uma revolução agrária em gestação. (O labirinto da solidão, 1976.) Segundo o autor, a luta pela Independência do México (A) contou com o apoio dos proprietários rurais, embora eles considerassem desnecessária a questão da ruptura com a Espanha. (B) opôs-se aos ideais políticos do Iluminismo europeu, divi- dindo o país em regiões politicamente independentes. (C) recebeu a solidariedade de movimentos revolucionários europeus, dado o seu caráter de guerra popular. (D) enfraqueceu o Estado Nacional, favorecendo a anexação de territórios mexicanos pelos Estados Unidos da América. (E) apresentou um caráter popular, manifestando questões sociais de longa duração na história do país.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?