Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNESP - Filosofia e mundo contemporâneo.g Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Filosofia e mundo contemporâneo.g
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNESP - 2023)Número Original: 57Código: 13030649

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Questões de identificações (Filosofia) Debates filosóficos sobre a relação meio-ambiente e o tradicional modelo cartesiano no pensamento de Ailton Krenak
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2023
Questão de Vestibular - UNESP 2023
Exibir texto da questão

A ciência avançou tanto que as pessoas acham que não precisam mais morrer. Continuamos usando todos os artifi- cios da tecnologia, da ciência, para endossar a fantasia de que todo mundo vai ter comida, todo mundo vai ter geladeira, todo mundo vai ter leito hospitalar e todo mundo vai morrer mais tarde. Isso é uma falsificação da vida. A ciência e a tec- nologia acham que a humanidade não só pode incidir impu- nemente sobre o planeta como será a última espécie sobre- vivente e a única a decolar daqui quando tudo for pelo ralo. (Ailton Krenak. A vida não é útil, 2020. Adaptado.) A situação criticada pelo filósofo e líder indígena Ailton Krenak é fruto de uma visão de mundo decorrente do pensa- mento moderno, qual seja, A) o mecanicismo cartesiano. B) o idealismo hegeliano. D) o jusnaturalismo lockiano. E (A) (B) (C) o transcendentalismo kantiano. (D) (E) o existencialismo sartriano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNESP - 2019)Número Original: 10Código: 6988727

Início de Ano - Segunda Fase - Prova de Conhecimentos Específicos

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Mundo.b Debates filosóficos sobre o desenvolvimento e o progresso humano ao longo de sua história .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2019
Exibir texto da questão

TEXTO 1 O Iluminismo não é somente uso crítico da razão; é também o compromisso de utilizar a razão e os resultados que ela pode obter nos vários campos de pesquisa para melhorar a vida individual e social do homem. O compromisso de transfor- mação, próprio do Iluminismo, leva à concepção da história como progresso, ou seja, como possibilidade de melhoria do ponto de vista do saber e dos modos de vida do homem. Por outro lado, na cultura contemporânea, a crença no progresso foi muito abalada pela experiência das duas guerras mundiais e pelas mudanças que elas produziram no campo da história. (Nicola Abbagnano. Dicionário de filosofia, 2000. Adaptado.) TEXTO 2 Ha um quadro de [Paul] Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estao escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O anjo da historia deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe unica, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos. Mas uma tempestade sopra do paraíso e prende-se em suas asas com tanta força que ele não pode mais fechá-las. Essa tempestade o impele irresistivelmente para o futuro, ao qual ele vira as costas, enquanto o amontoado de ruínas cresce até o céu. Essa tempestade é o que chamamos progresso. (Walter Benjamin. “Sobre o conceito de história”. In: Magia e técnica, arte e política, 1987.) a) De acordo com o texto 1, qual é a relação entre razão e progresso? Explique o papel contraditório da ciência para a realização do progresso na história. b) Cite as informações do texto 1 que justificam a concepção de Walter Benjamin sobre o progresso. Explique por que, segundo Benjamin, a história pode ser entendida como progresso da barbárie.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UNESP - 2022)Número Original: 57Código: 11573994

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos das Áreas de Exatas e Humanidades

Questões com causas ou consequências (Filosofia) Problematização filosófica sobre a relação do pensamento técnico e científico moderno e a natureza no mundo contemporâneo .f Questões de identificações (Filosofia) Mundo.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

Ao cunhar a frase “natureza atormentada,” no início do século XVII, numa referência ao objeto do conhecimento científico, Francis Bacon não imaginou que esse ideal iria, no século XXI, atormentar filósofos e cientistas. O “tormen- to” do mundo natural, para ele, significava conhecê-lo, não pelo saber desinteressado, mas para dominar, transformar e, então, utilizar esse universo da maneira mais eficiente. O berço da ciência moderna trazia a estrutura para que o ideal de controle da natureza pudesse ser realizado. A partir de então, essa relação entre ciência e técnica foi naturalmente se estreitando. (Carlos Haag. “Natureza atormentada”. https://revistapesquisa.fapesp.br, agosto de 2005. Adaptado.) De acordo com o tema abordado pelo excerto, o “tormento” gerado em filósofos e cientistas contemporâneos se dá de- vido à problematização da (A) eficácia de teorias. (B) natureza do conhecimento. (C) noção de progresso. (D) confiança nos resultados. (E) verificação dos experimentos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNESP - 2022)Número Original: 58Código: 11574977

Primeira Fase - Conhecimentos Gerais - Cursos da Área de Biológicas

Mundo.b Debates filosóficos sobre a relação meio-ambiente e o tradicional modelo cartesiano no pensamento de Ailton Krenak
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2022
Questão de Vestibular - UNESP 2022
Exibir texto da questão

TEXTO 1 É com Descartes que a oposição homem-natureza se tor- nará mais completa, constituindo-se no centro do pensamen- to moderno e contemporâneo. O homem, instrumentalizado pelo método científico, pode penetrar os mistérios da nature- za e, assim, tornar-se “senhor e possuidor da natureza”. (Carlos W. P. Gonçalves. Os (des)caminhos do meio ambiente, 1989. Adaptado.) TEXTO 2 Quando a gente quis criar uma reserva da biosfera em uma região do Brasil, foi preciso justificar para a Unesco [Or- ganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura] por que era importante que o planeta não fosse devorado pela mineração. Para essa instituição, é como se bastasse manter apenas alguns lugares como amostra grátis da Terra. (Ailton Krenak. Ideias para adiar o fim do mundo, 2019.) Ailton Krenak constata os princípios da filosofia cartesiana ao reconhecer que (A) a natureza operacionalizada serve aos humanos de for- ma harmônica e reforça a relevância de todos os seres vivos. (B) o método cartesiano tem sido utilizado na natureza a par- tir de medidas ecológicas estabelecidas pela Unesco. (C) os órgãos oficiais vêm se esforçando pelo equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação da natureza. (D) as instituições que representam a humanidade negli- genciam a integral manutenção do meio ambiente. (E) a dúvida cartesiana não permite afirmações sobre o desenvolvimento sustentável, por estas serem incon- clusivas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

5(UNESP- SP - 2020)Número Original: 58Código: 7505985

Primeira Fase - Prova de Conhecimentos Gerais

Conceitos filosóficos sobre arte e sua prática no mundo contemporâneo .f
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNESP 2020
Questão de Vestibular - UNESP 2020
Exibir texto da questão

TEXTO 1 Com a falta de evidência do conceito de arte, e com a evidência de sua historicidade, ficam em questão não só a criação artística produzida no presente e a herança cultural clássica ou moderna, mas também a relação problemática entre a arte e as várias modalidades de produção de ima- gens e de ofertas de entretenimento que surgiram a partir do século XX. (Pedro Sússekind. Teoria do fim da arte, 2017. Adaptado.) TEXTO 2 A discussão sobre o grafite como arte ou como vandalis- mo reflete o modo como cada gestão pública entende essas intervenções urbanas. Até 2011, o grafite em edifícios públi- cos era considerado crime ambiental e vandalismo em São Paulo. A partir daquele ano, somente a pichação continuou sendo crime. De um modo geral, a pichação é considerada uma intervenção agressiva e que degrada a paisagem da ci- dade. O grafite, por sua vez, é considerado arte urbana. (Lais Modelli. “De crime a arte: a história do grafite nas ruas de São Paulo”. www.bbc.com, 28.01.2017. Adaptado.) No contexto filosófico sobre o conceito de arte, os dois textos concordam em relação à (A) necessidade de engajamento político no processo autoral. (B) ausência de critério consensual na legitimação artística. (C) carência de investimento privado na formação artística. (D) atuação de legislação pública no cenário criativo. (E) exigência de embasamento tradicional na produção cultural.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?