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1(UNICAMP - 2015)Número Original: 56Código: 6435023

Primeira Fase - Prova Q e W

Fatores que contribuíram para o desenvolvimento de uma identidade nacional nos países africanos colonizados pelos europeus.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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O relato a seguir é parte da biografia de um homem que passou sua infância no atual Mali. Em novembro de 1918, a África, como a metrópole, festejou o fim da Grande Guerra Mundial e a vitória da França e seus aliados (...). Estávamos orgulhosos do papel desempenhado pelos soldados africanos na frente de batalha. (...) Os sobreviventes que voltaram em 1918- 1919 foram a causa de um novo fenômeno social que influiu na evolução da mentalidade nativa. Estou falando do fim do mito do homem branco como ser invencível e sem defeitos. (Amadou Hampaté Ba, Amkoullel, 0 menino fula. Séo Paulo: Palas Athena/Casa das Africas, 2003, p. 312-313.) Considerando o relato acima, é correto afirmar que a) a presença dos soldados africanos contribuiu para construir uma identidade africana sustentada nos princípios bélicos do imperialismo europeu. b) a presença de soldados africanos nos conflitos contribuiu para o questionamento do mito da superioridade do homem branco. c) o autor, ao apresentar a fragilidade do homem branco, instaurou um discurso inverso de superioridade dos africanos. d) o autor, ao apresentar o norte da África como parte da França, exaltou o projeto imperialista francês e suas estratégias de integração cultural.


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2(UNICAMP - 2017)Número Original: 12Código: 6639045

Segunda Fase

Descolonização da Ásia e da África
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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“Naquele lugar, a guerra tinha morto a história. Pelos caminhos só as hienas se arrastavam, focinhando entre cinzas e poeiras. A paisagem se mestiçara de tristezas nunca vistas, em cores que se pegavam à boca. (...) Aqui, o céu se tomara impossível. E os viventes se acostumaram ao chão, em resignada aprendizagem da morte. A estrada que agora se abre aos nossos olhos não se entrecruza com outra nenhuma. (...) Um velho e um miúdo vão seguindo pela estrada. (...) Fogem da guerra, dessa guerra que contaminara toda sua terra. Vão na ilusão de, mais além, haver um refúgio tranquilo. Avançam descalços, suas vestes têm a mesma cor do caminho. O velho se chama Tuahir. É magro, parece ter perdido toda sua substância. O jovem se chama Muidinga. Caminha à frente desde que saíra do campo de refugiados”. (Mia Couto, Terra sonâmbula. São Paulo: Companhia das Letras, 2007, p. 9-10.) O trecho acima, escrito por Mia Couto, traz uma narrativa sobre o cenário de guerra de Moçambique pós- independência (1977-1992). A partir do texto, responda às questões abaixo. a) O que são refugiados? Explique, relacionando-os ao processo moçambicano. b) Apresente dois elementos históricos comuns a Angola e Moçambique, após a independência do domínio português.


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3(UNICAMP- aa - 2017)Número Original: 31Código: 6627616

Primeira Fase - Prova Q e Y

Descolonização da Ásia e da África
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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“Um poeta chamado Zhu Xi escreveu o seguinte há cerca de 1200 anos: ‘No topo das altas montanhas vejo conchas que me dizem que antigos lugares de baixa altitude se elevaram para os céus e moram agora nos mais elevados picos. Estas conchas dizem-me também que materiais vivos de animais se converteram nas mais duras e inertes rochas.” Essas palavras foram durante séculos lidas como se fossem versos. Mas Zhu Xi não era apenas um poeta: era um cientista, aquilo que, até há pouco se chamava um naturalista. (Mia Couto Fios, Cobras e Camisas de Dormi”, em E se Obama fosse africano? E outras intervenções. 2d. Lisboa: Editorial Caminho, 2008, p 58.) O poema citado por Mia Couto faz referência a) ao processo de migração de moluscos marinhos para topos de montanhas e a sua posterior fossilização. b) ao processo de decomposição de materiais vivos que ocorre nas rochas duras e inertes presentes nos topos das montanhas. c) à presença de fósseis de moluscos em montanhas que se formaram em regiões antes cobertas por água. d) à existência de fósseis de moluscos que habitavam topos de montanhas e hoje estão extintos.


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4(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 8Código: 30909

Segunda Fase

Descolonização da Ásia e da África
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Na formação do pensamento nacionalista de países como Angola, Cabo Verde e Moçambique, a cultura brasileira desempenhou um forte papel no processo de conscientização de muitos setores da intelectualidade africana, fornecendo parâmetros, em imagens diferenciadas, que se contrapunham ao modelo lusitano (Adaptado de Rita Chaves, em Victor Andrade de Mello, “O esporte e a construção da nação: apontamentos sobre Angola” http:www.afroasia.ufba bripdf/AA_40_VAMelo pdf. Acessado em 08/08/2013.) a) Explique como Angola, Moçambique e Cabo Verde assimilaram a cultura brasileira b) Estabeleça conexões entre a Revolução dos Cravos e a África Portuguesa na década de 1970.


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5(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 22Código: 4657

Segunda Fase

Movimentos de Desobediência Civil Independência da Índia
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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À meia-noite de 15 de agosto de 1947, quando Nehru anunciava ao mundo uma Índia independente, trens carregados de hindus e muçulmanos, que associavam a religião às causas de uma ou outra comunidade, cruzavam a fronteira entre a Índia e o novo Paquistão, em uma das mais cruéis guerras civis do século XX. Gandhi, profundamente comovido, começava um novo jejum, tentando a conciliação. Mais tarde, já alcançada a Independência, foram as diferenças entre hindus e muçulmanos que levaram Nehru, primeiro-ministro da Índia, a separar religião e Estado, para que as minorias religiosas, como os muçulmanos, não fossem vitimadas pela maioria hindu. (Adaptado de Cielo G. Festino, Uma praja ainda imaginada: a representação da Nação em três romances indianos de língua inglesa. São Paulo: Nankin/Edusp, 2007, p.23.) a) De acordo com o texto, que razões levaram Nehru a separar religião e Estado, após a Independência da Índia? b) Quais os métodos empregados por Gandhi na luta contra o domínio inglês na Índia?


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