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Resultados

1(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 12Código: 7507952

Segunda Fase

Questões de citações (Hist.) Sentido das críticas de intelectuais e artistas lusitanos à construção do império ultramarino português no contexto das expansões marítimas da Idade Moderna. Questões com causas ou consequências (Hist.) Formas de resistência ao domínio português no contexto da construção do seu império ultramarino na Idade Moderna.f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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12. O escritor Fernão Mendes Pinto não foi o único a criticar a construção de um império que ia da Índia ao Amazonas. Outros — entre os quais se destacam Gil Vicente e Camões — registraram que o reverso da medalha do papel de civilizadores e missionários assumido pelos portugueses era a brutalidade, a covardia, a avareza, a crueldade, a pilhagem e o desprezo pelas sensibilidades, costumes, crenças e propriedades dos locais. A prosa e a poesia do século XVI exprimiram o receio de que o preço a pagar por tal aventureirismo poderia ser a degenerescência moral e o declínio das virtudes cívicas em Portugal. (Adaptado de A. J. R. Russel-Wood, Reviewed work: The Travels of Fernão Mendes Pinto by Fernão Mendes Pinto, Revecca D. Catz. The International History Review, p. 568-572, ago. 1990.) a) Explique as críticas de Gil Vicente e Camões à construção do Império português da Epoca Moderna. b) Cite e explique uma forma de resistência à presença dos portugueses no Ultramar.


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2(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 13Código: 7507946

Segunda Fase

Função das relações diplomáticas entre as monarquias europeias no contexto do Absolutismo.g Consequências da Revolução Puritana inglesa no cenário das monarquias europeias do século XVII.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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13. A política europeia é abalada pela Revolução de Cromwell na Inglaterra e pela Restauração Portuguesa. Nesse contexto de mudança política do século XVII, os embaixadores passaram a ser escolhidos dentro dos quadros mais distintos da nobreza, privilegiando-se aqueles sujeitos que possuíam formação acadêmica e conhecimento das leis. (Adaptado de Thiago Groh de Mello Cesar, A política externa de D. João |V e o Padre Antonio Vieira: as negociações com os Países Baixos. Dissertação de Mestrado, UFF, 2011, p. 1-2.) A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, responda às questões. a) Explique duas consequências da Revolução Puritana para o contexto monárquico europeu do período. b) Cite duas funções dos embaixadores europeus na relação entre as monarquias europeias nos séculos XVlle XVII.


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3(UNICAMP- SP - 2013)Número Original: 4Código: 4216

Primeira Fase - Prova Q e Z

Anglicanismo Revoluções na Idade Moderna
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
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“Uma pobre mulher, enforcada em 1739 por ter roubado carvão, acreditava que não houvesse pecado nos pobres roubarem os ricos e que, de qualquer forma, Cristo havia morrido para obter o perdão para tais pecadores.” (Christopher Hill, A Bíblia Inglesa e as revoluções do século XVII. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003, p. 608.) Considerando o trecho acima, podemos afirmar, quanto à sociedade inglesa dos séculos XVIl e XVIII, que: a) A religião fornecia argumentos para diversos grupos sociais agirem de acordo com seus interesses e necessidades. b) Ainda dominava na sociedade inglesa a ideia da necessidade da confissão intermediada pela Igreja para perdão dos pecados. c) A reforma anglicana, ao atacar a propriedade privada, distanciou-se das elites inglesas e tornou-se a religião dos pobres. d) As revoluções Puritana e Gloriosa foram um obstáculo ao desenvolvimento burguês da Inglaterra e contrapunham-se à relação entre religião e política.


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4(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 1Código: 9520235

Segunda Fase - Segundo Dia

Semelhanças e diferenças entre a forma de colonização empreendida por portugueses e holandeses .f Símbolos e significados eurocêntricos nas expressões artísticas referentes aos territórios do mundo ocupados pelos europeus .f Questões com imagens (Hist.) Europa.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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As imagens produzidas por artistas europeus, tal como vemos na pintura do holandês Jan Davidsz de Heem, tiveram um papel importante na construção do conceito de exótico no imaginário da Europa na época moderna. (Jan Davidsz de Heem. Natureza Morta com Papagaios. The Ringling Museum, fim da década de 1640.) Naquele contexto, a pintura apresentava itens obtidos quando se exploravam e se colonizavam países em cantos distantes do mundo. A natureza (os elementos que a representam) é, assim, quase um estudo científico e, novamente, uma alusão à abundância obtida graças ao vitorioso comércio holandês. (Adaptado de Rolf Winkes. Natura Morta. Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 10: 145-161, 2000. p. 149.) Os colonizadores exerceram diversas operações que levaram à configuração de um novo universo de relações intersubjetivas de dominação entre a Europa e as demais regiões e populações do mundo, às quais estavam sendo atribuídas, no mesmo processo, novas identidades geoculturais. (Adaptado e traduzido de Anibal Quijano. Colonialismo, eurocentrismo y América Latina. In Colonialidad del saber: eurocentrismos e ciencias sociales. Buenos Aires, CLACSO. 2005, p. 209.) a) O exótico é estabelecido a partir de uma relação assimétrica entre universos diferentes. Justifique por que a imagem ao lado apresentaria características “exóticas” e relacione essa adjetivação ao pensamento colonial da época. b) Apresente uma semelhança e uma diferença entre a experiência colonial holandesa e a portuguesa.


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5(UNICAMP - 2021)Número Original: 12Código: 9157316

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Instituições públicas e privadas como base de sustentação da unidade entre as diferentes colônias do império ultramarino português.f Formas de resistência ao domínio português no contexto da construção do seu império ultramarino na Idade Moderna.f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Em estudo amplamente divulgado pela historiografia luso-brasileira, o historiador Charles Boxer afirmou: “entre as instituições que foram características do império marítimo português e que ajudaram a manter unidas as suas diferentes colônias, contavam-se o Senado da Câmara, as irmandades de caridade e as confrarias laicas”. (Adaptado de Maria Fernanda Bicalho, “As Câmaras Municipais no Império Português: o Exemplo do Rio de Janeiro”. Revista Brasileira de História, São Paulo: ANPUH, v. 18, n. 36, p. 252, 1998.) A partir da leitura do texto e dos seus conhecimentos, a) cite e explique uma função de uma das instituições citadas no texto que contribuía para a manutenção da unidade de diferentes colônias do império marítimo português; b) explique duas razões pelas quais a existência de quilombos no período colonial problematiza a noção de integridade do império português.


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