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Resultados

1(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 89Código: 6387749

Primeira Fase - Prova Q e Z

Modernismo Poesia (Gêneros textuais) (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Morro da Babilônia Anoite, do morro descem vozes que criam o terror (terror urbano, cinquenta por cento de cinema, eo resto que veio de Luanda ou se perdeu na lingua Geral) Quando houve revolução, os soldados espalharam no morro, o quartel pegou fogo, eles não voltaram. Alguns, chumbados, morreram. O morro ficou mais encantado. Mas as vozes do morro não são propriamente lúgubres. Há mesmo um cavaquinho bem afinado que domina os ruídos da pedra e da folhagem e desce até nós, modesto e recreativo, como uma gentileza do morro. (Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, p.19.) No poema “Morro da Babilônia”, de Carlos Drummond de Andrade, a) b) a) a menção à cidade do Rio de Janeiro é feita de modo indireto, metonimicamente, pela referência ao Morro da Babilônia. o sentimento do mundo é representado pela percepção particular sobre a cidade do Rio de Janeiro, aludida pela metáfora do Morro da Babilônia o tratamento dado ao Morro da Babilônia assemelha- se ao que é dado a uma pessoa, o que caracteriza a figura de estilo denominada paronomásia. a referência ao Morro da Babilônia produz, no percurso figurativo do poema, um oximoro: a relação entre terror e gentileza no espaço urbano.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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2(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 1Código: 6991670

Segunda Fase

Modernismo
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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1. “Parábola: s.f. Narrativa alegórica que evoca, por comparação, valores de ordem superior, encerra lições de vida e pode conter preceitos morais ou religiosos.” (Caldas Aulete, Dicionário Aulete digital. Disponível em www .aulete.com.br/parabola. Acessado em 12/07/2018.) a) Considera-se que a novela “A hora e vez de Augusto Matraga” tem semelhanças com o gênero parábola. Justifique essa afirmação com base em elementos da cena final da narrativa, relacionando-os com a definição apresentada. b) A identidade da personagem Augusto Matraga passa por um processo de transformação ao longo da narrativa. Tal processo é deflagrado por um evento que divide a vida do protagonista em duas fases. Indique o evento responsável por esse processo de transformação da personagem e explique de que maneira ele afetou a sua identidade.


Veja o vídeo para saber a resposta!

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3(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 7Código: 6983620

Primeira Fase - Prova Q e X

Modernismo
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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Para driblar a censura imposta pela ditadura militar, compositores de música popular brasileira (MPB) valiam-se do que Gilberto Vasconcelos chamou de “linguagem da fresta”, expressão inspirada na canção “Festa imodesta”, de Caetano Veloso. (...) Numa festa imodesta como esta Vamos homenagear Todo aquele que nos empresta sua testa Construindo coisas pra se cantar Tudo aquilo que o malandro pronuncia E que o otário silencia Toda festa que se dá ou não se dá Passa pela fresta da cesta e resta a vida. Acima do coração que sofre com razão A razão que volta do coração E acima da razão a rima E acima da rima a nota da canção Bemol natural sustenida no ar Viva aquele que se presta a esta ocupação Salve o compositor popular (Gilberto de Vasconcelos, Música popular: de olho na fresta. Rio de Janeiro: Graal, 1977.) É correto afirmar que, na canção, essa “linguagem da fresta” transparece a) na contradição entre “festa” e “fresta”, que funciona como crítica ao malandro. b) na repetição de palavras com pronúncia semelhante para louvar a MPB. c) na referência à “fresta” como forma de o compositor se pronunciar. d) na incoerência da rima entre “festa” e “imodesta” para prestigiar o compositor.


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     B     
     C     
     D     
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4(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 1Código: 6983565

Primeira Fase - Prova Q e X

Realismo
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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Ha duas maneiras de abrir i acabeca de uma pessoa: Ler um bom livro Ou usar um machado. Recomendo o de Assis. ay ison de QHiveira Muri: (Disponivel em https://www.facebook.com/Seboltinerante/photos/. Acessado em 28/05/2018.) “Acho que só devemos ler a espécie de livros que nos ferem e trespassam. Um livro tem que ser como um machado para quebrar o mar de gelo do bom senso e do senso comum.” (Adaptado de “Franz Kafka, carta a Oscar Pollak, 1904.” Disponível em https://laboratoriode sensibilidades.wordpress.com. Acessado em 28/05/2018.) Assinale o excerto que confirma os dois textos anteriores. a) d) A leitura é, fundamentalmente, processo político. Aqueles que formam leitores — professores, bibliotecários — desempenham um papel político. (Marisa Lajolo) Pelo que sabemos, quando há um esforço real de igualitarização, há aumento sensível do hábito de leitura, e portanto difusão crescente das obras. (Antonio Candido) Ler é abrir janelas, construir pontes que ligam o que somos com o que tantos outros imaginaram, pensaram, escreveram; ler é fazer-nos expandidos. (Gilberto Gil) A leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, por que não sonhar os meus próprios sonhos? (Fernando Pessoa) Excertos adaptados de: | Marisa Lajolo, A formação do leitor no Brasil. São Paulo: Ática, 1996, p. 28. Antonio Candido, Vários escritos. São Paulo: Duas cidades, 2004, p. 187. Gilberto Gil, Discurso no lançamento do Ano Ibero-Americano da Leitura, 2004. Fernando Pessoa, Páginas íntimas e de Auto-Interpretação. São Paulo: Atica, 1966, p. 23.


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5(UNICAMP- SP - 2017)Número Original: 9Código: 6627568

Primeira Fase - Prova Q e Y

Realismo
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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O romance Memórias póstumas de Brás Cubas é considerado um divisor de águas tanto na obra de Machado de Assis quanto na literatura brasileira do século XIX. Indique a altemativa em que todas as características mencionadas podem ser adequadamente atribuídas ao romance em questão. a) Rejeição dos valores românticos, narrativa linear e fluente de um defunto autor, visão pessimista em relação aos problemas sociais. b) Distanciamento do determinismo científico, cultivo do humor e digressões sobre banalidades, visão reformadora das mazelas sociais. €) Abandono das idealizações românticas, uso de técnicas pouco usuais de narrativa, sugestão implícita de contradições sociais. d) Crítica do realismo literário, narração iniciada com a morte do narrador-personagem, tematização de conflitos sociais.


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