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Resultados

6(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 22Código: 9520301

Segunda Fase - Segundo Dia

Estequiometria Simples
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Um dos grandes desafios para a consolidação de uso do hidrogênio como combustível é seu armazenamento seguro e em grande quantidade. O hidrogênio pode ser armazenado puro, como gás ou líquido. Atualmente, parece mais adequado armazenar o hidrogênio na forma de hidretos metálicos ou adsorvido em materiais porosos nanoestruturados. Para que o armazenamento seja considerado eficiente, o material deve apresentar capacidade de armazenamento máxima em pressão constante e boa reversibilidade; ou seja, O armazenamento (adsorção) e a liberação (dessorção) devem ocorrer em condições similares. Essas características do armazenamento podem ser observadas em um gráfico denominado “isoterma de adsorção”, que é uma curva de composição de hidrogênio no material (C, kg de H5/kg de material) em função da pressão. 10 Adsorção DD Pressão Ha (bar) 0,1 0,0 0,2 Dessorção 0,6 C (kg Ha/kg material) a) A figura ao lado mostra a isoterma de três materiais que poderiam ser empregados para armazenar H,. Qual curva (A, B ou C) representa o melhor material para se armazenar o hidrogênio”? Justifique sua escolha. b) Um carro com motor a combustão interna consome 24 kg de gasolina (d = 700 kg m”) ou 8 kg de hidrogênio para percorrer uma distancia de 400 km, adsorvido em um material intermetalico do tipo Mg,Ni. Considerando que a massa e o volume de um carro médio sao aproximadamente de 6 mº e 1.000 kg, respectivamente, uma possível desvantagem desta tecnologia alternativa estaria relacionada à massa ou ao volume relativamente ocupado pelo Mg5Ni? Justifique. Dados do Mg,Ni: capacidade de armazenamento de H, = 3,6 kg de H5 por 100 kg de Mg,Ni; densidade = 3.400 kgm”.


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7(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 10Código: 6441884

Segunda Fase

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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Na manhá de 11 de setembro de 2013, a Receita Federal apreendeu mais de 350 toneladas de vidro contaminado por chumbo no Porto de Navegantes (Santa Catarina). O importador informou que os contêineres estavam carregados com cacos, fragmentos e resíduos de vidro, o que é permitido pela legislação. Nos contêineres, o exportador declarou a carga corretamente - tubos de raios catódicos. O laudo técnico confirmou que a porcentagem em massa de chumbo era de 11,5 %. A importação de material (sucata) que contém chumbo é proibida no Brasil. a) O chumbo presente na carga apreendida estava na forma de óxido de chumbo Il. Esse chumbo é recuperado como metal a partir do aquecimento do vidro a aproximadamente 800 °C na presença de carbono (carvão), processo semelhante ao da obtenção do ferro metálico em alto forno. Considerando as informações fornecidas, escreva a equação química do processo de obtenção do chumbo metálico e identifique o agente oxidante e o redutor no processo. b) Considerando que o destino do chumbo presente no vidro poderia ser o meio ambiente aqui no Brasil, qual seria, em mols, a quantidade de chumbo a ser recuperada para que isso não ocorresse?


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8(UNICAMP- SP - 2015)Número Original: 90Código: 6435076

Primeira Fase - Prova Q e W

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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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Quando uma tempestade de poeira atingiu o mar da Austrália em 2009, observou-se que a população de fitoplancton aumentou muito. Esse evento serviu de base para um experimento em que a ureia foi utilizada para fertilizar o mar, com o intuito de formar fitoplancton e capturar o CO, atmosférico. De acordo com a literatura científica, a composição elementar do fitoplancton pode ser representada por CiosNreP. Considerando que todo o nitrogênio adicionado ao mar seja transformado em fitoplancton, capturando o gás carbônico da atmosfera, 1 (uma) tonelada de nitrogênio seria capaz de promover a remoção de, aproximadamente, quantas toneladas de gás carbônico? a) 66. b) 20,8. o) 57. d) 1.696. Dados de massas molares em g mol: C=12; N=14 e 0=16.


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     A     
     B     
     C     
     D     
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9(UNICAMP- SP - 2015)Número Original: 81Código: 6435067

Primeira Fase - Prova Q e W

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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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Prazeres, benefícios, malefícios, lucros cercam o mundo dos refrigerantes. Recentemente, um grande fabricante nacional anunciou que havia reduzido em 13 mil toneladas o uso de açúcar na fabricação de seus refrigerantes, mas não informou em quanto tempo isso ocorreu. O rótulo atual de um de seus refrigerantes informa que 200 ml do produto contêm 21g de açúcar. Utilizando apenas o açúcar “economizado” pelo referido fabricante seria possível fabricar, aproximadamente, a) 124 milhões de litros de refrigerante. b) 2,60 bilhões de litros de refrigerante. c) 1.365 milhões de litros de refrigerante. d) 273 milhões de litros de refrigerante.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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10(UNICAMP - 2021)Número Original: 22Código: 9157590

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Biológicas e Saúde

Estequiometria Simples
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Um dos grandes desafios para a consolidação de uso do hidrogênio como combustível é seu armazenamento seguro e em grande quantidade. O hidrogênio pode ser armazenado puro, como gás ou líquido. Atualmente, parece mais adequado armazenar o hidrogênio na forma de hidretos metálicos ou adsorvido em materiais porosos nanoestruturados. Para que o armazenamento seja considerado eficiente, o material deve apresentar capacidade de armazenamento máxima em pressão constante e boa reversibilidade; ou seja, O armazenamento (adsorção) e a liberação (dessorção) devem ocorrer em condições similares. Essas características do armazenamento podem ser observadas em um gráfico denominado “isoterma de adsorção”, que é uma curva de composição de hidrogênio no material (C, kg de H5/kg de material) em função da pressão. 10 Adsorção Pressão Ha (bar) 0,1 0,0 0,2 0,4 C (kg Ha/kg m Dessorção 0,6 aterial) a) A figura ao lado mostra a isoterma de três materiais que poderiam ser empregados para armazenar H,. Qual curva (A, B ou C) representa o melhor material para se armazenar o hidrogênio”? Justifique sua escolha. b) Um carro com motor a combustão interna consome 24 kg de gasolina (d = 700 kg m”) ou 8 kg de hidrogênio para percorrer uma distancia de 400 km, adsorvido em um material intermetálico do tipo Mg,Ni. Considerando que a massa e o volume de um carro médio são aproximadamente de 6 mº e 1.000 kg, respectivamente, uma possível desvantagem desta tecnologia alternativa estaria relacionada à massa ou ao volume relativamente ocupado pelo Mg5Ni? Justifique. Dados do Mg,Ni: capacidade de armazenamento de H, = 3,6 kg de H5 por 100 kg de Mg,Ni; densidade = 3.400 kgm”.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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