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1(UNICAMP - 2015)Número Original: 50Código: 6435017

Primeira Fase - Prova Q e W

Características do Empirismo no contexto do pensamento filosófico da Idade Moderna .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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A maneira pela qual adquirimos qualquer conhecimento constitui suficiente prova de que não é inato. (John Locke, Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p.13.) O empirismo, corrente filosófica da qual Locke fazia parte, a) afirma que o conhecimento não é inato, pois sua aquisição deriva da experiência. b) é uma forma de ceticismo, pois nega que os conhecimentos possam ser obtidos. c) aproxima-se do modelo científico cartesiano, ao negar a existência de ideias inatas. d) defende que as ideias estão presentes na razão desde o nascimento.


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     B     
     C     
     D     
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2(UNICAMP- aa - 2017)Número Original: 56Código: 6627602

Primeira Fase - Prova Q e Y

Textos críticos sobre a utilidade da filosofia no mundo contemporâneo .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
Questão de Vestibular - UNICAMP 2017
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“Muitos políticos veem facilitado seu nefasto trabalho pela ausência da filosofia. Massas e funcionários são mais fáceis de manipular quando não pensam, mas tão somente usam de uma inteligência de rebanho. É preciso impedir que os homens se tomem sensatos. Mais vale, portanto, que a filosofia seja vista como algo entediante.” (Kat Jesper, ntocução oo pensamento sáco. So Pau: Cut, 1876, pl Assinale a alternativa correta. a) O filósofo lembra que a filosofia tem um potencial crítico que pode desagradar a políticos, poderosos e ao senso comum, tal como ocorreu na Grécia em relação a Sócrates. b) A filosofia precisa ser entediante para estimular o pensamento crítico, rigoroso e formar pessoas sensatas, a partir do ensino de lógica, retórica e ética. c) A ditadura militar no Brasil retirou a disciplina de filosofia das escolas por considerá-la subversiva, mas atenuou a medida estimulando os Centros Populares de Cultura (CPC), ligados a entidades estudantis. d) Os políticos e a estrutura escolar não são o verdadeiro obstáculo ao ensino de filosofia, mas a concepção de que ela é difícil e tediosa, considerando-se que existem mecanismos para aproximá-la do senso comum.


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     A     
     B     
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3(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 57Código: 6387794

Primeira Fase - Prova Q e Z

Construção histórica da ética na sociedade contemporânea.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Por que a ética voltou a ser um dos temas mais trabalhados do pensamento filosófico contemporâneo? Nos anos 1960 a política ocupava esse lugar e muitos cometeram o exagero de afirmar que tudo era político. (José Arthur Gianotti, “Moralidade Pública e Moralidade Privada”, em Adauto Novaes, Ética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 239) A partir desse fragmento sobre a ética e o pensamento filosófico, é correto afirmar que: a) b) a) O tema foi relevante na obra de Aristóteles e apenas recentemente voltou a ocupar um espaço central na produção filosófica. Os impasses morais e éticos das sociedades contemporâneas reposicionaram o tema da ética como um dos campos mais relevantes para a Filosofia O pensamento filosófico abandonou sua postura política após o desencanto com os sistemas ideológicos que eram vigentes nos anos 1960. Na atualidade, a ética é uma pauta conservadora, pois nas sociedades atuais, não há demandas éticas rígidas.


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     A     
     B     
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4(UNICAMP - 2024)Número Original: 8Código: 14068238

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes (Sem Matemática)

Conhecimento e linguagem (Filosofia).g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2024

Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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5(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 14Código: 4426

Segunda Fase

Constituição da sociedade segundo a visão filosófica de Aristóteles e Hobbes .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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Na segunda metade do século XVIII, pensadores importantes, como Denis Diderot, atacaram os próprios fundamentos do imperialismo. Para esse filósofo, os seres humanos eram fundamentalmente formados pelas suas culturas e marcados pelas diferenças culturais, não existindo o homem no estado de natureza. Isso levava à ideia de relatividade cultural, segundo a qual os povos não podiam ser considerados superiores ou inferiores a partir de uma escala universal de valores. (Adaptado de Sankar Muthu, Enlightenment Against Empire. Princeton: Princeton University Press. 2003. p. 258. 268.) a) Segundo o texto, como as ideias de Denis Diderot se opunham ao imperialismo? b) No pensamento de Jean-Jacques Rousseau, qual a relação entre a ideia de “homem no estado de natureza” e a organização das sociedades civilizadas?


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