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Resultados

1(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 13Código: 9520326

Segunda Fase - Segundo Dia

Consequências da chuva ácida para os ecossistemas aquáticos .f Benefícios ambientais do Programa Nacional do Alcool (Proálcool) para o Brasil .f Características do processo de chuva ácida .f Relação entre a produção monóxido de carbono (CO) e a utilização de automóveis movidos a combustíveis fósseis .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Um estudo monitorou o impacto das medidas de isolamento social na qualidade do ar em áreas urbanas da cidade de São Paulo (Marginal Tietê, Marginal Pinheiros e Centro). O monitoramento diário da composição do ar entre 24 de março e 20 de abril de 2020 detectou uma redução das concentrações de monóxido de carbono (CO), monóxido de nitrogênio (NO) e dióxido de nitrogênio (NO,) de aproximadamente 53%, 66% e 44%, respectivamente, em comparação com os valores médios registrados no mês de abril nos anos de 2015 a 2019. (Adaptado de L. Y. K. Nakada e R. C. Urban. Science of the Total Environment, Amsterdam, v. 730, 139087, ago. 2020.) a) Explique a relação entre a produção de CO e a utilização de veículos automotores movidos a combustível de origem fóssil. Descreva um benefício ambiental do Programa Nacional do Alcool (Proálcool) para o Brasil. b) A água da chuva é uma combinação da composição química das gotículas que formam as nuvens e das substâncias que se incorporam às gotas de chuva durante a precipitação. Explique como um dos poluentes citados no enunciado pode levar à formação de precipitação ácida. Indique e explique um prejuízo da precipitação ácida para o ecossistema aquático.


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2(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 51Código: 7507859

Primeira Fase - Prova Q e X

Identificação (Biologia) Consequências da atividade humana no pH da água dos oceanos em função das regiões do planeta .f Com gráfico de linhas (Biologia).t
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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A atividade humana tem grande impacto na biosfera; um exemplo é o que vem ocorrendo na água dos oceanos nas últimas décadas. Assinale a alternativa que corretamente evidencia a influência da atividade humana no pH da água dos oceanos e como ela se acentua em função da região do planeta. a) + \ S ' © —»> ® O O uy o x E O o 4— oO O 1950 1960 1970 1980 1990 2000 2010 Ano Essa influência se acentua na região dos polos, em razão da temperatura da água do mar. b) + . S , © —_» U O Oo Ss, © = 5 O 3 e O O 1950 1960 1970 1980 1990 2000 2010 Ano Essa influência se acentua na região dos trópicos, em razão da temperatura da água do mar. Cc) =_~ ” ” pH UN Concentração de CO, 1950 1960 1970 1980 1990 2000 2010 Ano Essa influência se acentua na região dos polos, em razão da temperatura da água do mar. d) _ hh». ” emo ” pH A Concentração de CO, 1950 1960 1970 1980 1990 2000 2010 Ano Essa influência se acentua na região dos trópicos, em razão da temperatura da água do mar.


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3(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 3Código: 7507895

Segunda Fase

Interdisciplinar Consequências da extinção de espécies endêmicas pelo acidente ocorrido em Brumadinho para o equilíbrio ambiental do ecossistema.t
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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3. Leia os três excertos e responda às questões. Texto 1: “Mas cachoeira é barranco de chão, e água se caindo por ele, retombando; o senhor consome essa água, ou desfaz o barranco, sobra cachoeira alguma”? Viver é negócio muito perigoso...' (João Guimaraes Rosa, Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001, p. 26.) Texto 2: “Chego à sacada e vejo a minha serra, / a serra de meu pai e meu avô, / de todos os Andrades que passaram / e passarão, a serra que não passa. / (...) / Esta manhã acordo e / não a encontro. / (...) / foge minha serra, vai / deixando no meu corpo e na paisagem / mísero pó de ferro, e este não passa.” (Carlos Drummond de Andrade, Boitempo !l. Rio de Janeiro: Record, 1994, p. 72.) Texto 3: “Menor em quilômetros do que o desastre de Mariana, causado pela Samarco, controlada pela mesma Vale, o de Brumadinho é gigante em gravidade: as florestas e rios afetados eram muito mais ricos e importantes para o equilíbrio ambiental, salientam especialistas.” (Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/dano-ambiental-em-brumadinho-ameaca-centenas-de-especies-23424033. Acessado em 06/11/2019.) a) A vida imita a arte. Quando Guimarães Rosa, que se criou nas terras do sertão do Paraopeba, e Drummond escreveram, provavelmente não imaginavam o que ocorreria em Brumadinho e Mariana. Percebe-se uma relação entre um processo de transformação e as expressões “mísero pó de ferro”, em Drummond, e “desfaz o barranco”, em Rosa. Identifique a atividade econômica e descreva o processo de transformação da matéria-prima implícitos nos textos desses autores. b) Em Brumadinho, a lama afetou espécies endêmicas de “florestas e rios” da Mata Atlântica e do Cerrado mineiros, em área da Reserva da Biosfera da Unesco da Serra do Espinhaço. Considerando a possível extinção das espécies endêmicas afetadas, identifique e explique uma consequência biológica para o equilíbrio ambiental desses ecossistemas.


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4(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 1Código: 4504

Primeira Fase - Prova Q e Z

Consequências do acidente no Golfo do México para os recifes de corais.t
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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Os corais, espalhados por grande extensão de regiões tropicais dos oceanos e mares do globo terrestre, formam os recifes ou bancos de corais e vivem em simbiose com alguns tipos de algas. No caso do acidente no Golfo do México, o risco para os corais se deve a) b) d) às substâncias presentes nesse vazamento, que matariam vários peixes que serviriam de alimento para os corais. ao branqueamento dos corais, causado pela quantidade de ácido clorídrico liberado juntamente com o óleo. à redução na entrada de luz no oceano, que diminuiria a taxa de fotossíntese de algas, reduzindo a liberação de oxigênio e nutrientes que seriam usados pelos pólipos de corais. à absorção de substância tóxica pelos pólipos dos cnidários, formados por colônias de protozoários que se alimentam de matéria orgânica proveniente das algas.


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5(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 11Código: 4489

Primeira Fase - Prova Q e Z

Consequências do bombeamento de dióxido de carbono (CO2) nas águas profundas.t
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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Levando em conta a capacidade da água de dissolver o dióxido de carbono, há uma proposta de se bombear esse gás para dentro dos oceanos, em águas profundas. Considerando-se o exposto no texto inicial e a proposta de bombeamento do dióxido de carbono nas águas profundas, pode-se concluir que esse bombeamento a) favoreceria os organismos que utilizariam o carbonato oriundo da dissolução do gás na água para formar suas carapaças ou exoesqueletos, mas aumentaria o nível dos oceanos. b) diminuiria o problema do efeito estufa, mas poderia comprometer a vida marinha. c) diminuiria o problema do buraco da camada de ozônio, mas poderia comprometer a vida marinha. d) favoreceria alguns organismos marinhos que possuem esqueletos e conchas, mas aumentaria o problema do efeito estufa.


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