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1(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 10Código: 4330

Segunda Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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A distribuição de uma espécie em uma determinada área pode ser limitada por diferentes fatores bióticos e abióticos. Para testar a influência de interações bióticas na distribuição de uma espécie de alga, um pesquisador observou a área ocupada por ela na presença e na ausência de mexilhões e/ou ouriços-do-mar. Os resultados do experimento estão representados no gráfico abaixo: 100 Legenda: 8 A: sem ourigos-do-mar e sem mexilhões; B: sem ouriços-do-mar so e com mexilhões; “o C: sem mexilhões e com ouriços-do-mar; 30 20 Porcentagem da área coberta por algas D: com ouriços-do-mar e com mexilhões; 10 Ago-82 Fev-83 Ago-83 Fev-84 a) Que tipo de interação biótica ocorreu no experimento? Que conclusão pode ser extraída do gráfico quando se analisam as curvas Be C? b) Cite outros dois fatores bióticos que podem ser considerados como limitadores para a distribuição de espécies.


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2(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 1Código: 30877

Segunda Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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O gráfico abaixo ilustra as curvas de crescimento populacional de duas espécies de mamíferos (A, B) que vivem na savana africana, um pastador e um predador. Analise o gráfico e responda às questões. Número de indivíduos Tempo a) Qual curva representa a população do mamífero predador? Qual das duas espécies tem maior capacidade de suporte (carga biótica máxima)? b) Cite duas adaptações defensivas contra predação apresentadas por mamíferos pastadores da savana


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3(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 20Código: 4705

Segunda Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Interpretar (Gráficos) Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
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Pesquisadores vinham estudando a variação do número de indivíduos das espécies de peixes A e B em uma lagoa estável. Em um determinado momento (indicado pela seta), foi introduzida acidentalmente a espécie C. Os pesquisadores continuaram acompanhando o número de indivíduos das três espécies e apresentaram os dados na figura abaixo. E== Espécie A EE Espécie B mam Espécie C Número de Indivíduos 4 Tempo a) Que relações ecológicas poderiam explicar a variação do número de indivíduos das espécies A e B a partir da introdução da espécie C? Justifique a sua resposta. b) Os pesquisadores também observaram que uma espécie de ave que visitava a lagoa diariamente para se alimentar não foi mais vista algum tempo depois da introdução da espécie C. Explique o que pode ter provocado esse fato. Que nível(is) trófico(s) essa ave ocupa?


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4(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 7Código: 30876

Segunda Fase

Relações ecológicas Harmônicas Relações ecológicas Desarmônicas Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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Os morcegos são animais que muitas vezes despertam reações aversivas nas pessoas. O tipo de reação varia bastante, mas na maioria das vezes a simples menção da palavra provoca exclamações como “Credo!” ou “Que nojol”. a) Além dos morcegos hematófagos, existem espécies de morcegos que possuem outras dietas alimentares? Quais dietas? b) Cite dois tipos de interação de morcegos com plantas.


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5(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 23Código: 4599

Segunda Fase

Relações ecológicas Desarmônicas Pigmentos Fotossintéticos Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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Em uma excursão de Botânica, um aluno observou que sobre a planta ornamental coroa-de-cristo (Euphorbia milli) crescia um organismo filamentoso de coloração amarela parecido com “fios de ovos”. Quando se aproximou, verificou que o organismo filamentoso era uma planta, o cipó-chumbo (Cuscuta sp.), que estava produzindo flores e frutos. a) Que hábito de vida tem essa planta chamada cipó-chumbo? Como ela consegue sobreviver, uma vez que é amarela, não tem clorofila e não faz fotossíntese? b) Qual a função da clorofila na fotossíntese? Que relação tem essa função com a síntese de ATP e de NADPH?


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