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1(UNICAMP- SP - 2013)Número Original: 22Código: 4191

Segunda Fase

Protozoários Protozoonoses Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
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A história da doença de Chagas se inicia com uma tripla descoberta, ocorrida no interior de Minas Gerais. Em abril de 1909, Carlos Chagas (1878-1934) comunicou ao mundo científico a descoberta de uma nova doença humana. O agente causal da doença e seu vetor também haviam sido por ele identificados, ao final de 1908. A descoberta de Chagas, considerada única na história da medicina, constitui um marco decisivo na história da ciência e da saúde brasileiras, trazendo uma contribuição inovadora ao campo emergente da medicina tropical e dos estudos sobre as doenças parasitárias transmitidas por insetos. A doença de Chagas ainda preocupa, principalmente os moradores de Abaetetuba, no nordeste do Pará. De acordo com a Secretaria de Saúde do Pará, só em agosto deste ano foram registrados 18 casos na região associados ao consumo de açaí. No total, 365 casos foram contabilizados de janeiro a agosto de 2012. Nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, a transmissão dessa doença já foi relacionada ao consumo de garapa. a) Indique o agente causal da doença de Chagas e seu vetor descritos pelo pesquisador em 1908-1909. Explique a forma de transmissão dessa doença para humanos descrita por Chagas. b) Explique como o consumo de açaí ou de garapa pode transmitir essa parasitose. Como seria possível impedir essa via de transmissão ao consumir esses alimentos?


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2(UNICAMP- SP - 2012)Número Original: 15Código: 4317

Segunda Fase

Protozoários Protozoonoses Rec Imunologia e Imunização
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2012
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A malária é a principal parasitose dos países tropicais. Segundo a Organização Mundial de Saúde, há mais de 200 milhões de casos de malária a cada ano e 500 mil deles ocorrem no Brasil. Até hoje, a principal forma de combate à malária consiste no controle do vetor de seu agente etiológico. No entanto, em estudo publicado na revista Science em setembro de 2011, cientistas anunciaram que vacinas produzidas a partir de células inteiras do agente causador da malária, depois de submetidas a uma dose letal de radiação y, deram bons resultados em estudos preliminares realizados inclusive com humanos. a) Qual é o agente causador da malária? E qual é o seu vetor? b) Qual é a importância do tratamento das células dos agentes causadores da malária com dosagem letal de radiação? Como células mortas podem agir como vacina?


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3(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 13Código: 6971714

Segunda Fase

Errata (Tamanho) Características gerais da ascaridíase (Lombriga) .f Características necessárias para um organismo ser considerado um parasita .f Características gerais das amebas.t
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Procurando bem Todo mundo tem pereba Marca de bexiga ou vacina E tem piriri Tem lombriga, tem ameba Só a bailarina que não tem Futucando bem Todo mundo tem piolho Ou tem cheiro de creolina (Edu Lobo e Chico Buarque, Ciranda da Bailarina.) a) A que filo pertencem os endoparasitas em questão e quais são suas características morfológicas? b) O piolho da cabeça pode ser considerado um parasita? Do que ele se alimenta?


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 19Código: 4821

Segunda Fase

Carboidratos (Bioquímica Celular) Reino Monera Protozoários Rec
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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“Cientistas buscam remédios no mar” é o título de uma reportagem (O Estado de S. Paulo, 02/05/2005, p. A 16) sobre pesquisas que identificaram moléculas com atividade farmacológica presentes em animais marinhos, como esponjas e ascídias, contra agentes patogênicos causadores de tuberculose, leishmaniose e candidíase. Os agentes patogênicos causadores das doenças citadas na reportagem são, respectivamente, bactérias, protozoários e fungos. a) Dê duas características que permitam diferenciar as bactérias dos protozoários. b) Os fungos apresentam componentes polissacarídeos estruturais e de reserva, também encontrados em animais. Justifique a afirmação.


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