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1(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 70Código: 7507809

Primeira Fase - Prova Q e X

Charges e Quadrinhos (Interpretação de textos) Linguagem Não-Verbal


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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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A volta da França é uma das maiores competições do ciclismo mundial. Num treino, um ciclista entra num circuito reto e horizontal (movimento em uma dimensão) com velocidade constante e positiva. No instante t,, ele acelera sua bicicleta com uma aceleração constante e positiva até o instante t,. Entre t, e t,, ele varia sua velocidade com uma aceleração também constante, porém negativa. Ao final do percurso, a partir do instante t,, ele se mantém em movimento retilineo uniforme. De acordo com essas informações, o gráfico que melhor descreve a velocidade do atleta em função do tempo é a) velocidade 2 we t Es tempo o e” velocidade o ty ts És tempo velocidade t ; eT Pd ti O tempo velocidade o ty fs fs tempo


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2(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 3Código: 4750

Segunda Fase

Textos Publicitários (Interpretação de textos) Linguagem Não-Verbal

Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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O seguinte enunciado está presente em uma campanha publicitária de provedor de Internet: Finalmente um líder mundial de Internet que sabe a diferença entre acabar em pizza e acabar em pizza. Terra. A Internet do Brasil e do mundo. a) A propaganda joga com um duplo sentido da expressão "acabar em pizza”. Qual é o duplo sentido? b) A propaganda trabalha com esse duplo sentido para construir a imagem de um provedor que se insere em âmbitos internacional e nacional. De que modo a expressão “acabar em pizza” ajuda na construção dessa imagem?


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3(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 1Código: 6387645

Segunda Fase

Textos Publicitários (Interpretação de textos) Conjunções Linguagem Não-Verbal

Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Em ensaio publicado em 2002, Nicolau Sevcenko discorre sobre a repercussão da obra de Euclides da Cunha no pensamento político nacional. “Acima de tudo Euclides exaltava o papel crucial do agenciamento histórico da população brasileira. Sua maior aposta para o futuro do país era a educação em massa das camadas subalternas, qualificando as gentes para assumir em suas próprias mãos seu destino e o do Brasil. Por isso se viu em conflito direto com as autoridades republicanas, da mesma forma como outrora lutara contra os tiranetes da monarquia. Nunca haveria democracia digna desse nome enquanto prevalecesse o ambiente mesquinho e corrupto da ‘replica dos mediocres!(...). Gente incapaz e indisposta a romper com as mazelas deixadas pelo latifúndio, pela escravidão e pela exploração predatória da terra e do povo. (...) Euclides expôs a mistificação republicana de uma “ordem' excludente e um “progresso' comprometido com o legado mais abominável do passado. Sua morte precoce foi um alívio para os césares. A história, porém, orgulhosa de quem a resgatou, não deixa que sua voz se cale.” (Nicolau Sevcenko, O outono dos césares e a primavera da história. Revista da USP, São Paulo, n. 54, p. 30-37, jun-ago 2002.) a) No último período do texto, há uma ocorrência do conectivo “porém”. Que argumentos do texto são articulados por esse conectivo? b) Apresente o argumento que embasa a posição atribuída a Euclides da Cunha em relação ao lema da Bandeira Nacional.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
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4(UNICAMP - 2021)Número Original: 2Código: 9178312

Primeira Fase - Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Humanas e Artes e Ciências Exatas e Tecnológicas - Prova E e G

Linguagem Não-Verbal

Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Certas imagens literárias podem tornar-se nucleares para uma cultura. Assim, por exemplo, a figura do marinheiro em Portugal. Ela adquire significados diferentes em períodos históricos distintos, mas conserva um elemento permanente. A semelhança entre a imagem do marinheiro em Camões e em Fernando Pessoa reside a) b) d) no realismo moral do povo portugués, resultado da era das grandes navegações e da expansão do catolicismo. na representação de uma identidade coletiva e individual sob o signo da mudança, do risco e da travessia. na alegoria da degradação moral dos amantes e dos aventureiros, movidos pelo desejo sexual e pela cobiça material. na simbolização dos ideais econômicos de Portugal, com reflexos na vida espiritual.


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5(UNICAMP - 2020)Número Original: 8Código: 7507972

Segunda Fase

Textos Publicitários (Interpretação de textos)

Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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8. Texto | Em Bacurau, vilarejo ficticio no meio do nada que recebe o nome de um pássaro “brabo” de hábitos noturnos, o sertão é também o centro do país. Bacurau cheira a morte. A primeira sequência do longa é a passagem de um caminhão-pipa que atropela caixões pelo caminho. No povoado isolado, mas hiperconectado à internet, os moradores, com uma grande variedade de gêneros, raças e sexualidades, vivem sem água e escondem-se quando o prefeito em campanha pela reeleição chega para distribuir mantimentos vencidos, e despejar livros velhos em frente à escola local. Aí já começa a resistência: em meio à penúria, os moradores organizam-se e ajudam- se entre si. Quando o vilarejo literalmente desaparece dos mapas digitais e a comunidade perde a conexão com a internet, a presença de forasteiros coincide com o misterioso aparecimento de cadáveres crivados à bala e Bacurau vive uma carnificina. (Adaptado de Joana Oliveira, Em 'Bacurau”, é lutar ou morrer no sertão que espelha o Brasil. El País. Disponível em https://brasil.elpais.com/brasil/2019/08/20/cultura/15663 28403 365611.html. Acessado em 20/10/2019.) Texto II BACURALIZAR verbo transitivo direto 1. autogovernar-se em comunidade, fazer a propria gestao dos recursos e servicos que deveriam ser oferecidos pelo estado, sem a ajuda de empresas ou de parcerias publico-privadas. 2, entricheirar-se em suas comunidades como forma de defesa à máquina de matar do estado. (Adaptado do /nsfagram de Lia de Itamaracá. Disponível em https:/Awww.insta 7zu.com/tag/LiaDeltamaraca. Acessado em 20/10/2019.) a) Explique por que “bacuralizar” é um neologismo e qual é o processo de formação dessa palavra. b) Considere as informações sobre o enredo do filme Bacurau presentes no texto Ie sobre o papel do Estado na vida da comunidade no texto Il. A partir dessas informações, crie um exemplo do uso de “bacuralizar” para cada acepção da palavra registrada no texto II.


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