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1(UNICAMP- aa - 2015)Número Original: 1Código: 6434659

Segunda Fase

Pronomes
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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Os textos abaixo foram retirados da coluna “Caras e bocas”, do Caderno Aliás, do jornal O Estado de São Paulo: 'A intenção é salvar o Brasil.” Ana Paula Logulho, professora e entusiasta da segunda “Marcha da Família com Deus pela Liberdade”, que pede uma intervenção militar no país e pretendeu reeditar, no sábado, a passeata de 19 de março de 1964, na capital paulista, contra o governo do Presidente João Goulart. “Será um evento esculhambativo em homenagem ao outro de São Paulo.” José Caldas, organizador da “Marcha com Deus e o Diabo na Terra do Sol”, convocada pelo Facebook para o mesmo dia, no Rio de Janeiro. (O Estado de São Paulo, 23/03/2014, Caderno Aliás, E4. Negritos presentes no original.) a) Descreva o processo de formação de palavras envolvido em “esculhambativo”, apontando o tipo de transformação ocorrida no vocábulo. b) Discorra sobre a diferença entre as expressões “evento esculhambado” e “evento esculhambativo”, considerando as relações de sentido existentes entre os dois textos acima.


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2(UNICAMP- SP - 2019)Número Original: 6Código: 6991674

Segunda Fase

Pronomes Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2019
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6.0 xeque-mate - do persa shah mat: o rei esta morto - ocupa uma fungao controversa nas leis do jogo de xadrez. Trata-se de uma expressão que designa o lance final - é quando um dos reis não tem mais qualquer possibilidade de movimento. De saída, e nisso consiste o primeiro traço de ambivalência da expressão, a rigor, o rei não morre. Pode-se dizer até que o rei agoniza - mas de seu destino quase nada sabemos. Em resumo, o xeque-mate é exatamente, negando o que enuncia a expressão, o lance anterior ao que podemos chamar de morte. Diferentemente do senso comum, que vê grandeza naquele que luta até o ultimo instante - a saber, até a morte -, o jogador de xadrez deve ter a medida de seu esforço. Saber abandonar uma partida no momento certo, portanto, é uma demonstração de domínio da própria derrota. A morte, por jamais tornar-se concreta, fica sendo pura potência. Talvez seja este caráter inacabado - o jogo acaba sempre antes de acabar - que concede, afinal, ao jogo de xadrez, na forma de rito, a possibilidade de um eterno recomeçar. (Adaptado de Victor da Rosa, “Xeque-mate”. Disponível em http://culturaebarbarie.org/sopro/verbetes/xequemate. html. Acessado em 04/09/2018.) a) Victor da Rosa afirma que há uma ambivalência na expressão 'xeque-mate”. Explique-a. b) Explique, com dois argumentos, por que a posição do autor quanto à grandeza do jogo de xadrez contraria o senso comum.


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3(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 77Código: 6387735

Primeira Fase - Prova Q e Z

Pronomes Textos Jornalísticos (Interpretação de textos)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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Em sua versão benigna, a valorização da malandragem corresponde ao elogio da criatividade adaptativa e da predominância da especificidade das circunstâncias e das relações pessoais sobre a frieza reducionista e generalizante da lei. Em sua versão maximalista e maligna, porém, a valorização da malandragem equivale à negação dos princípios elementares de justiça, como a igualdade perante a lei, e ao descrédito das instituições democráticas. (Adaptado de Luiz Eduardo Soares, Uma interpretação do Brasil para contextualizar a violência, em C. A. Messeder Pereira, Linguagens da violência. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p. 23-46.) Considerando as posições expressas no texto em relação à valorização da malandragem, é correto afirmar que: a) O verbo “equivale” relaciona a valorização da malandragem à negação da justiça, da igualdade perante a lei e das instituições democráticas. b) Entre os pares de termos “benignalmaligna” e “maximalista/reducionista” estabelece-se no texto uma relação semântica de equivalência. c) O elogio da malandragem reside na valorização da criatividade adaptativa e da sensibilidade em contraposição à fria aplicação da lei d) O articulador discursivo “porém” introduz um argumento que se contrapõe à proposta de valorização da malandragem


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