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Busca de Exercícios - UNICAMP - Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português) Aprenda a usar!

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  • Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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1(UNICAMP- SP - 2014)Número Original: 11Código: 6441104

Segunda Fase

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2014
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O vale de Santarém é um destes lugares privilegiados pela natureza, sítios amenos e deleitosos em que as plantas, o ar, a situação, tudo está numa harmonia suavissima e perfeita: não há ali nada de grandioso nem sublime, mas há uma como simetria de cores, de sons, de disposição em tudo quanto se vê e sente, que não parece senão que a paz, a saúde, o sossego do espírito e o repouso do coração devem viver ali, reina ali um reinado de amor e benevolência. As paixões más, os pensamentos mesquinhos, os pesares e as vilezas da vida não podem senão fugir para longe. Imagina-se por aqui o Éden que o primeiro homem habitou com a sua inocência e com a virgindade do seu coração. (Almeida Garret, Viagens na minha terra. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012, p.114.) Entramos a porta da antiga cidadela. — Que espantosa e desgraciosa confusão de entulhos, de pedras, de montes de terra e caliçal Não há ruas, não há caminhos, é um labirinto de ruínas feias e torpes. O nosso destino, a casa do nosso amigo é ao pé mesmo da famosa e histórica igreja de Santa Maria de Alcáçova. — Há de custar a achar em tanta confusão. (Idem, p. 211.) a) Os excertos transcritos contrastam dois espaços organizadores da narrativa. Caracterize e explique o significado desses espaços para o conjunto do relato ficcional. b) A chegada à cidade de Santarém mostra-se decepcionante para o narrador viajante. Explique o motivo dessa decepção, tendo em vista a expectativa do narrador no início do romance


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2(UNICAMP- SP - 2016)Número Original: 4Código: 6387648

Segunda Fase

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2016
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“(..) E, páginas adiante, o padre se portou ainda mais excelentemente, porque era mesmo uma brava criatura. Tanto assim, que, na despedida, insistiu - Reze e trabalhe, fazendo de conta que esta vida é um dia de capina com sol quente, que às vezes custa muito a passar, mas sempre passa. E você ainda pode ter muito pedaço bom de alegria... Cada um tem a sua hora e a sua vez: você há de ter a sua.” (João Guimarães Rosa, A hora e a vez de Augusto Matraga, em Sagarana. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2001, p. 380.) “(..) Então, Augusto Matraga fechou um pouco os olhos, com sorriso intenso nos lábios lambuzados de sangue, e de seu rosto subia um sério contentamento. Daí, mais, olhou, procurando João Lomba, e disse, agora sussurrando, sumido: - Põe a bênção na minha filha..., seja lá onde for que ela esteja... E, Dionóra... Fala com a Dionóra que está tudo em ord Depois morreu” (Idem, p. 413.) a) O segundo excerto, de certo modo, confirma os ditos do padre apresentados no primeiro. Contudo, “a hora e a vez' do protagonista não são asseguradas, segundo a narrativa, pela reza e pelo trabalho. O que lhe garantiu ter “a sua hora e a sua vez"? b) “A hora e a vez" de Nhé Augusto relacionam-se aos encontros que ele tem com outro personagem, Joãozinho Bem-Bem, em dois momentos da narrativa. Em cada um desses momentos, Nhô Augusto precisa realizar uma escolha. Indique quais são essas escolhas que importam para o processo de transformação do personagem protagonista.


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3(UNICAMP - 2021)Número Original: 3Código: 9157269

Segunda Fase - Primeiro Dia

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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“A literatura deve, portanto, ser lida e estudada porque oferece um meio de preservar e transmitir a experiência dos outros, aqueles que estão distantes de nós no espaço e no tempo, ou que diferem de nós por suas condições de vida. Ela nos torna sensíveis ao fato de que os outros são muito diversos e que seus valores se distanciam dos nossos.” (Antoine Compagnon, Literatura para quê? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009, p. 46-47.) “E tudo dela repugnava a Ruth: a estupidez, a humildade, a cor, a forma, o cheiro; mas percebera que também ali havia uma alma e sofrimento, e então, com lágrimas nos olhos, perguntava a Deus, ao grande Pai misericordioso, por que a criara, a ela, tão branca e tão bonita, e fizera com o mesmo sopro aquela carne de trevas, aquele corpo feio da Sancha imunda? Que reparasse aquela injustiça tremenda e alegrasse em felicidade perfeita o coração da negra. — Sim, o coração dela deve ser da mesma cor que o meu, cismava Ruth, confusa, com os olhos no altar.” (Júlia Lopes de Almeida, A falência. Campinas: Editora da Unicamp, 2018, p. 235.) a) Indique duas palavras do texto de A falência que marcam a tensão entre matéria e espírito. Explique como essa tensão é vivida pela personagem. b) Relacione as duas últimas frases da passagem do romance com as reflexões de Compagnon, considerando as condições de trabalho na sociedade brasileira ao final do século XIX.


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4(UNICAMP - 2021)Número Original: 2Código: 9157267

Segunda Fase - Primeiro Dia

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Peroração, do latim peroráâtio, peroratiônis, de perorare, significa concluir, arrematar, acabar. Corresponde a parte final do sermão, caracterizada geralmente pela recapitulação, pela amplificação de uma ideia e pela comoção do auditório. Sua finalidade última é comover e mover os ouvintes, isto é, emocionar e mover o ânimo do público para a ação. (Adaptado de Flávio Antônio Fernandes Reis, “Peroração”. Disponível em www.edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/peroracao. Acessado em 06/10/2020.) “Mortos, mortos, desenganai estes vivos! Dizei-nos que pensamentos e que sentimentos foram os vossos, quando entrastes e saístes pelas portas da morte. (...) Entre essas duas portas se acha subitamente o homem no momento da morte, sem poder tornar atrás, nem parar, nem fugir, nem dilatar, senão entrar para onde não sabe, e para sempre. Oh que transe tão apertado! Oh que passo tão estreito! Oh que momento tão terrível!” (Antonio Vieira, “Sermão de 1672”. Sermões de Quarta-feira de Cinza. A arte de morrer. São Paulo: Nova Alexandria,1994, p. 65.) a) Identifique e explique as duas estratégias retóricas utilizadas por Vieira ao encaminhar-se para a conclusão do Sermão de 1672. b) Com que sentimentos o pregador busca sensibilizar os ouvintes? Que ação procura estimular nos cristãos”?


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5(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 9Código: 4399

Segunda Fase

Romance (Gêneros textuais) (Interpretação de textos) (Português)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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Leia a passagem seguinte, de Capitães da areia: Pedro Bala olhou mais uma vez os homens que nas docas carregavam fardos para o navio holandês. Nas largas costas negras e mestiças brilhavam gotas de suor. Os pescoços musculosos iam curvados sob os fardos. E os guindastes rodavam ruidosamente. Um dia iria fazer uma greve como seu pai... Lutar pelo direito... Um dia um homem assim como João de Adão poderia contar a outros meninos na porta das docas a sua história, como contavam a de seu pai. Seus olhos tinham um intenso brilho na noite recéêm-chegada. (Jorge Amado. Capitães da areia. São Paulo: Companhia das Letras. 2008. p. 88.) a) Que consequências a descoberta de sua verdadeira origem tem para a personagem de Pedro Bala? b) Em que medida o trecho acima pode definir o contexto literário em que foi escrito o romance de Jorge Amado?


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