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Busca de Exercícios - UNICAMP - Revolução Constitucionalista de 1932.g - Escravidão no Período Colonial (Economia) - Tráfico de Escravos para o Brasil Aprenda a usar!

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1(UNICAMP- SP - 2008)Número Original: 22Código: 4772

Segunda Fase

Revolução Constitucionalista de 1932.g Intradisciplinar Escravidão no Período Colonial (Economia) Tráfico de Escravos para o Brasil
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2008
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De 1550 a 1930, o mercado de trabalho brasileiro está desterritorializado. Só nos anos 1930-40 a reprodução ampliada da força de trabalho passa a ocorrer inteiramente no interior do território nacional. (Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul (séculos XVI e XVIN: São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 354.) a) Quais características do mercado de trabalho brasileiro, entre 1550 e 1930, permitem considerá-lo “desterritorializado”? b) Indique duas mudanças do mercado de trabalho brasileiro ocorridas nas décadas de 1930 e 1940.


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2(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 17Código: 4548

Segunda Fase

Escravidão no Período Colonial (Economia) Bandeiras, entradas e moções Tráfico de Escravos para o Brasil
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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Os ventos e as marés constituíam um entrave considerável ao tráfico de escravos índios pela costa do Atlântico Sul. Nos anos 1620, houve transporte de cativos “tapuias” do Maranhão para Pernambuco, mas parte do percurso foi feita por terra, até atingir portos mais acessíveis no litoral do Ceará. Ao contrário, nas travessias entre Brasil e Angola, zarpava-se com facilidade de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina. (Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul (séculos XVI e XVI). São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 61-63.) a) A partir do texto e de seus conhecimentos, explique de que maneiras o sistema de exploração colonial da América portuguesa foi influenciado pelas condições geográficas. b) Relacione essas condições geográficas às atividades dos bandeirantes.


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3(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 1Código: 7507901

Segunda Fase

Formação do Brasil através da rota de comércio do Atlântico .f Interdisciplinar
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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1. Um dos eixos da bipolaridade escravista que unia a África à América portuguesa girava, justamente, na rota aberta entre as duas margens do mar por correntezas e ventos complementares. Na ida, a rota principal seguia o inverso dos ponteiros do relógio, no sentido dos ventos oeste-leste, entre o Trópico de Capricórnio e 30º5. Na volta, a rota principal seguia no sentido dos alísios de sudeste, abaixo da linha do Equador. Na medida em que se zarpava com facilidade de Pernambuco, da Bahia e do Rio de Janeiro até Luanda ou a Costa da Mina, e vice-versa, a navegação luso-brasileira que se desenvolveu naquelas rotas foi transatlântica e negreira. Vários tipos de trocas uniam as duas margens do oceano. (Adaptado de Luiz Felipe de Alencastro, O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 61 - 63.) Com base no excerto e em seus conhecimentos, responda às questões. a) Explique a direção dos ventos alísios no Atlântico Sul e a sua funcionalidade no transporte marítimo da Africa para o Brasil. b) Cite e explique um exemplo de relação estabelecida entre o Brasil e a África na época da colonização portuguesa na América.


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4(UNICAMP- SP - 2013)Número Original: 17Código: 4154

Segunda Fase

Aspectos e características das tensões e conflitos entre o governo provisório de Vargas e o estado de São Paulo.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
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Em janeiro de 1932, o aniversário de São Paulo foi comemorado com enorme comício na Praça da Sé. A multidão empunhava bandeiras do Estado, além de cartazes com palavras de ordem como “Tudo pelo Brasil! Tudo por São Paulo!”, “Abaixo a ditadura!”, ou ainda “Constituição é Ordem e Justiçal!”. (Ilka Stem Cohen, “Quando perder é vencer”. Revista de História da Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, jul. 2012 http://www revistadehistoria.com br/secao/dossie-imigracao-italiana/quando-perder-e-vencer. Acessado em 05/10/2012.) a) Aponte dois aspectos que contribuíram para a tensão entre o governo Vargas e o Estado de São Paulo, em 1932. b) Explique por que a Constituinte era uma reivindicação dos paulistas.


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5(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 18Código: 4550

Segunda Fase

Escravidão no Período Colonial (Economia) Economia do Açucar Revolução do Haiti
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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A Revolução de Saint Domingue (Haiti), entre 1791 e 1803, destruiu a economia de plantation na colônia europeia mais rica da época. Como resultado disso e da abolição do tráfico de escravos para as colônias britânicas, em 1807, a exportação de açúcar, café e outros produtos tropicais cresceu em Cuba e no Brasil, que experimentaram um enorme aumento no afluxo de escravos. Essas regiões são caracterizadas no século XIX por uma “segunda escravidão”, mais próxima de um sistema industrial na disciplina do trabalho e na inovação técnica na produção. Longe de ser uma instituição moribunda durante o século XIX, esta “segunda escravidão” demonstrou sua adaptabilidade e vitalidade. (Adaptado de Dale W. Tomich, Through the Prism of Slavery: Labor, Capital, and World Economy. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2004, p. 69, 80.) a) Segundo o texto, o que caracterizava a vitalidade e a adaptabilidade da “segunda escravidão”, desenvolvida no século XIX? b) Identifique duas características da Revolução de Saint Domingue (Haiti).


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