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1(UNICAMP - 2023)Número Original: 60Código: 12877641

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

Construção de memória sobre a independência do Brasil nas expressões artísticas do período imperial .f Brasil.b Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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Observe abaixo duas pinturas históricas oitocentistas que se tornaram cânones visuais da História do Brasil, e que são acio- nadas, por exemplo, nas comemorações do Bicentenário da In- dependência. (Independência ou Morte, Pedro Américo, 1888.) A partir de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta a respeito da produção do passado histórico. a) As duas telas encenam dois fatos históricos fundamentais da memória nacional: o descobrimento do Brasil e a funda- ção da nação independente. Inseridas no panteão histórico nacional, elas valorizam a história global e a Europa. b) Prática do ideário nacionalista oitocentista, a celebração, na pintura histórica, dos fatos nacionais estava associada à pro- dução — do ponto de vista dos trabalhadores retratados na tela — de uma visão de passado da nação. c) Celebrar eventos do passado foi estratégico para as iden- tidades coloniais criadas no século XIX. Assim, pertencer a uma nação significava herdar um passado de valorização da diversidade étnica e igualdade social. d) Estas pinturas inseriam-se em políticas de memória que construíam e traduziam valores fundamentais das identida- des nacionais. Elas ensinavam sobre as origens da nação e estabeleciam referências identitárias para os cidadãos.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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2(UNICAMP - 2024)Número Original: 15Código: 14068299

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Y

Independência do Brasil
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2024
Questão de Vestibular - UNICAMP 2024

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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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3(UNICAMP - 2015)Número Original: 55Código: 6435022

Primeira Fase - Prova Q e W

Construção da identidade nacional no contexto da Independência do Brasil no século XIX.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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Um elemento importante nos anos de 1820 e 1830 foi o desejo de autonomia literária, tornado mais vivo depois da Independência. (...) O Romantismo apareceu aos poucos como caminho favorável à expressão própria da nação recém-fundada, pois fornecia concepções e modelos que permitiam afirmar o particularismo, e portanto a identidade, em oposição à Metrópole (...). (Antonio Candido, O Romantismo no Brasil. São Paulo: Humanitas, 2004, p. 19.) Tendo em vista o movimento literário mencionado no trecho acima, e seu alcance na história do período, é correto afirmar que a) o nacionalismo foi impulsionado na literatura com a vinda da família real, em 1808, quando houve a introdução da imprensa no Rio de Janeiro e os primeiros livros circularam no país. b) o indianismo ocupou um lugar de destaque na afirmação das identidades locais, expressando um viés decadentista e cético quanto à civilização nos trópicos. c) os autores românticos foram importantes no período por produzirem uma literatura que expressava aspectos da natureza, da história e das sociedades locais. d) a população nativa foi considerada a mais original dentro do Romantismo e, graças à atuação dos literatos, os indígenas passaram a ter direitos políticos que eram vetados aos negros.


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     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




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4(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 19Código: 4546

Segunda Fase

Divergências Políticas no Processo de Independência
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
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No tempo da independência, não havia ideias precisas sobre o federalismo. Empregava-se “federação” como sinônimo de “república” e de “democracia”, muitas vezes com o objetivo de confundi-la com o governo popular, embora se tratasse de concepções distintas. Por outro lado, Silvestre Pinheiro Ferreira observava ser geral a aspiração das províncias à autonomia, sem que isso significasse a abolição do governo central da monarquia. Mas a historiografia da independência tendeu a escamotear a existência do projeto federalista, encarando-o apenas como produto de impulsos anárquicos e de ambições personalistas e antipatrióticas. (Adaptado de Evaldo Cabral de Melo, A Outra Independência. O federalismo pernambucano de 1817 a 1824. São Paulo: Ed. 34, 2004, p. 12-14.) a) Identifique no texto dois significados distintos para o federalismo. b) Quais os interesses econômicos envolvidos no processo de independência do Brasil?


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5(UNICAMP- aa - 2015)Número Original: 16Código: 6434687

Segunda Fase

Independência do Brasil
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2015
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Com a partida de D. João VI, permaneceu como regente do reino do Brasil o príncipe herdeiro. Contrário à ideia de submissão do monarca a uma assembleia, que ele considerava despótica, mas incapaz de deter o rumo dos acontecimentos, D. Pedro habilmente se aproximou de uma facção da elite brasileira, a dos luso-brasileiros. (Adaptado de Guilherme Pereira das Neves, “Del Imperio lusobrasilefio al imperio del Brasil (1789-1822)", em François- Xavier Guerra (org.), Inventando la nación. México: FCE, 2003, p. 249.) Considerando os processos de independência no continente americano, a) apresente duas diferenças importantes entre o processo de independência no mundo colonial espanhol eo processo de independência do Brasil. b) explique a importância dos luso-brasileiros no governo de D. Pedro | e por que eles foram a causa de diversos conflitos no período.


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