Busca de Exercícios - UNICAMP - História - Características gerais de acidentes nucleares em usinas termonucleares envolvendo vazamento de material radioativo .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • História
  • Características gerais de acidentes nucleares em usinas termonucleares envolvendo vazamento de material radioativo .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 12Código: 7507952

Segunda Fase

Questões de citações (Hist.) Sentido das críticas de intelectuais e artistas lusitanos à construção do império ultramarino português no contexto das expansões marítimas da Idade Moderna. Questões com causas ou consequências (Hist.) Formas de resistência ao domínio português no contexto da construção do seu império ultramarino na Idade Moderna.f

Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
Exibir texto da questão

12. O escritor Fernão Mendes Pinto não foi o único a criticar a construção de um império que ia da Índia ao Amazonas. Outros — entre os quais se destacam Gil Vicente e Camões — registraram que o reverso da medalha do papel de civilizadores e missionários assumido pelos portugueses era a brutalidade, a covardia, a avareza, a crueldade, a pilhagem e o desprezo pelas sensibilidades, costumes, crenças e propriedades dos locais. A prosa e a poesia do século XVI exprimiram o receio de que o preço a pagar por tal aventureirismo poderia ser a degenerescência moral e o declínio das virtudes cívicas em Portugal. (Adaptado de A. J. R. Russel-Wood, Reviewed work: The Travels of Fernão Mendes Pinto by Fernão Mendes Pinto, Revecca D. Catz. The International History Review, p. 568-572, ago. 1990.) a) Explique as críticas de Gil Vicente e Camões à construção do Império português da Epoca Moderna. b) Cite e explique uma forma de resistência à presença dos portugueses no Ultramar.


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

2(UNICAMP - 2021)Número Original: 15Código: 9157323

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Questões de identificações (Hist.) Práticas de repressão da ditadura civil-militar chilena da década de 1970.f Questões com causas ou consequências (Hist.) Rupturas e continuidades no processo de desenvolvimento da democracia chilena após a ditadura de Augusto Pinochet.f

Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
Exibir texto da questão

Desde outubro de 2019, temos visto a maior mobilização social das últimas décadas no Chile. Nesta série de protestos, chamados de estallido social (estouro social), emergiu, de forma recorrente, uma apelação a processos históricos que não deveria nos surpreender. Afinal, o que é uma crise que conduz a um novo pacto social, via Assembleia Constituinte, se não um acerto de contas com a História? As referências à transição para a democracia e à Ditadura de Pinochet (1973-1990) são obrigatórias. No caso desta última, a referência é por haver imposto à força um modelo do qual a maioria dos chilenos quer se livrar. A Constituição de 1980 tem ocupado um lugar central no debate, para lembrar que no Chile não há uma Constituição verdadeiramente democrática. (Adaptado e traduzido de Mauricio Folch (org.), Chile Despertó: lecturas desde la Historia del estallido social de octubre. Santiago: Universidad de Chile, 2019. p. 9.) A partir do enunciado e de seus conhecimentos, a) explique por que os protestos são um acerto de contas com a história recente e por que a manutenção de uma Constituição herdada da ditadura pinochetista impede que exista um estado verdadeiramente democrático no Chile; b) indique uma prática usual de repressão da ditadura militar chilena e comente por que esta prática viola os direitos humanos.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

3(UNICAMP- SP - 2009)Número Original: 12Código: 4726

Primeira Fase

Estado Novo Representações do Imaginário sócio-político e cultural (História) Estado-Nação e Nacionalismo Influência dos EUA na América Latina.g

Questão de Vestibular - UNICAMP 2009
Exibir texto da questão

Os animais humanizados de Walt Disney serviam à glorificação do estilo de vida americano. Quando os desenhos de Disney já eram famosos no Brasil, o criador de Mickey chegou aqui como um dos embaixadores da Política da Boa Vizinhança. Em 1942, no filme Alô, amigos, um símbolo das piadas brasileiras, o papagaio, vestido de malandro, se transformou no Zé Carioca. A primeira cópia do filme foi apresentada a Getúlio Vargas e sua família, e por eles assistida diversas vezes. Os Estados Unidos esperavam, com a Política da Boa Vizinhança, melhorar o nível de vida dos países da América Latina, dentro do espírito de defesa do livre mercado. O mercado era a melhor arma para combater os riscos do nacionalismo, do fascismo e do comunismo. (Adaptado de Antonio Pedro Tota, O imperialismo sedutor: a americanização do Brasil na época da Segunda Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, pp. 133-138, 185-186.) OK www.museu.ufrgs.br/programacao/index.php?messelec=10&&anoselec=2006 a) De acordo com o texto, de que maneiras os personagens de Walt Disney serviam a politica externa norte- americana na época da Segunda Guerra Mundial? b) Como o governo Vargas se posicionou em relação à Segunda Guerra Mundial?


Veja o vídeo para saber a resposta!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

4(UNICAMP- SP - 2010)Número Original: 13Código: 4554

Segunda Fase

Romanização Religiosidade no Período Colonial Igreja Católica no Período Colonial.g Aspectos das sociedades civis latinoamericanas no contexto das ditaduras civis-militares da segunda metade do século XX.f

Questão de Vestibular - UNICAMP 2010
Exibir texto da questão

Os impérios desenvolveram diferentes estratégias de inclusão. O império romano permitia a multiplicidade de crenças, desde que a lealdade política estivesse assegurada. Espanha e Portugal, entretanto, apesar de terem incorporado povos de línguas e culturas diversas sob seus governos, impuseram uma uniformidade legal e religiosa, praticando políticas de intolerância religiosa como caminho preferencial para assegurar a submissão e a lealdade de seus súditos. (Adaptado de Stuart B. Schwartz, Impérios intolerantes: unidade religiosa e perigo da tolerância nos impérios ibéricos da época moderna, em R. Vainfas & Rodrigo B. Monteiro (orgs.), Império de várias faces. São Paulo: Alameda, 2009, p. 26.) a) A partir do texto, diferencie o império Romano dos impérios ibéricos modernos. b) Quais as políticas praticadas pelas monarquias ibéricas na Era Moderna que caracterizam a intolerância religiosa?


Veja a resolução para saber se acertou!

Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

5(UNICAMP - 2022)Número Original: 2Código: 11674936

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Biológicas e Saúde

Relações étnicas no Brasil do século XIX e seus reflexos na Exposição Antropológica Brasileira de 1882 .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b Questões com imagens (Hist.)

Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
Exibir texto da questão

Transcrição da primeira legenda: “Mas também, quando a gente se lembra que eles assentam um pobre cristão naquele prato que travam no beiço e o engolem como se fosse feijoada!...Que horror!” Transcrição da segunda legenda: “Mas quem diria! Esses antropófagos é que ficaram com medo de serem devorados pela curiosidade pública. Só a muito custo o diretor do museu impediu que eles fugissem.” (Angelo Agostini, Charge sobre a Exposição Antropológica, Revista Ilustrada, n. 310, 1882, p. 4-5.) “A Exposição Antropológica Brasileira, ocorrida em 1882, insere-se no quadro das grandes Exposições Internacionais, bem como das exposições etnográficas desenvolvidas ao longo do século XIX. Marcadas pela prática colecionista e pela ambição de conhecer, colonizar e categorizar o mundo, as exposições etnográficas expunham objetos e muitas vezes pessoas de culturas exóticas e distantes. Na ocasião, sete índios botocudos, acompanhados de intérprete, foram enviados para o Rio de Janeiro com a finalidade de serem expostos ao público e também estudados pelos pesquisadores do Museu Nacional. Os Botocudos pareciam estar ali para performar o mito do primeiro contato ao serem apresentados como selvagens, bárbaros, violentos e grotescos. Apesar de terem vivido no aldeamento do Mutum, portanto sob o jugo e tutela do Estado, foram lidos pelos habitantes da corte como se estivessem tendo seu primeiro contato com os brancos naquele momento, já que, segundo os jornais, estavam com medo e queriam fugir. Nessa exposição os Botocudos representavam por definição “o outro”, a imagem que espelha exatamente o contrário do Brasil civilizado.” (Adaptado de Marina Cavalcanti Vieira, “A Exposição Antropológica Brasileira de 1882 e a exibição de índios botocudos: performances de primeiro contato em um caso de zoológico humano brasileiro”, in Horizontes antropológicos, n. 53, 2019, p. 317-357.) a) Considerando o contexto das exposições da época, explique qual o objetivo de apresentar os indígenas em um zoológico humano durante a Exposição Antropológica, de 1882. Analise criticamente a proposta da Exposição. b) Há uma contradição entre os estereótipos sobre os Botocudos representados na charge e sua situação concreta no contexto de 1882. Relacionando a imagem com o excerto, identifique os atores das ações violentas na charge e explique essa contradição.


Esta questão é discursiva e ainda não possui gabarito cadastrado!
Opções de Resposta: 
     Acertei     
     Errei     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.