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131(UNICAMP - 2022)Número Original: 11Código: 11674984

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Aspectos políticos, culturais e econômicos que marcaram a Idade Média .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2022
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A grande recusa do corpo não se dá apenas no campo da sexualidade. A luxúria passa a ser cada vez mais associada à gula. Por isso, as recomendações da Igreja passam a se dirigir tanto à carne quanto à boca. Os pecados da carne e os pecados da boca passam a caminhar de mãos dadas. Assim, a embriaguez é reprimida também como forma de controlar os “camponeses e os bárbaros", muito apreciadores de bebedeiras. A indigestão é igualmente associada ao pecado. A abstinência e o jejum dão o ritmo, portanto, do "homem medieval". Gordo oposto ao magro, Carnaval que se empanturra contra Quaresma que jejua. A tensão atravessa o corpo medieval. (Adaptado de Jacques Le Goff e Nicolas Truong, Uma história do corpo na Idade Média. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006, p. 58 e 59.) A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos sobre Idade Média, responda às questões. a) Cite e explique as tensões, que o texto menciona, relacionadas, no período medieval, ao corpo. b) Cite e explique duas diferenças, entre a sociedade medieval e a sociedade contemporânea, no que diz respeito à percepção sobre o corpo ideal.


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132(UNICAMP- SP - 2011)Número Original: 32Código: 4480

Primeira Fase - Prova Q e Z

Processos históricos de expansão na Antiguidade e na Idade Moderna sob a ótica do poeta Fernando Pessoa .f Mundo.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
Questão de Vestibular - UNICAMP 2011
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Referindo-se à expansão marítima dos séculos XV e XVI, o poeta português Fernando Pessoa escreveu, em 1922, no poema “Padrão”: “E ao imenso e possível oceano Ensinam estas Quinas, que aqui vês, Que o mar com fim será grego ou romano: O mar sem fim é português.” (Fernando Pessoa, Mensagem — poemas esotéricos. Madri: ALLCA XX, 1997, p. 49.) Nestes versos identificamos uma comparação entre dois processos históricos. É válido afirmar que o poema compara a) b) d) o sistema de colonização da Idade Moderna aos sistemas de colonização da Antiguidade Clássica: a navegação oceânica tornou possível aos portugueses o tráfico de escravos para suas colônias, enquanto gregos e romanos utilizavam servos presos à terra. o alcance da expansão marítima portuguesa da Idade Moderna aos processos de colonização da Antiguidade Clássica: enquanto o domínio grego e romano se limitava ao mar Mediterrâneo, o domínio ortuguês expandiu-se pelos oceanos Atlântico e ndico. a localização geográfica das possessões coloniais dos impérios antigos e modernos: as cidades-estado gregas e depois o Império Romano se limitaram a expandir seus domínios pela Europa, ao passo que Portugal fundou colônias na costa do norte da África. a duração dos impérios antigos e modernos: enquanto o domínio de gregos e romanos sobre os mares teve um fim com as guerras do Peloponeso e Púnicas, respectivamente, Portugal figurou como a maior potência marítima até a independência de suas colônias.


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133(UNICAMP- SP - 2013)Número Original: 8Código: 4211

Primeira Fase - Prova Q e Z

Debates sobre a limitação do movimento iluminista do século XVIII como movimento apenas francês ou da burguesia .f Europa.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
Questão de Vestibular - UNICAMP 2013
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O estudo da Ilustração nunca mais foi o mesmo após o holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. A crença ingênua no poder regenerador da razão inviabilizou-se. Estilhaçou-se a cômoda certeza de que as Luzes foram a filosofia da burguesia triunfante, e dos quatro pontos da Europa surgiram evidências acerca da amplitude e variação do fenômeno, que não caberia mais considerar nem apenas burguês, nem eminentemente francês, nem restrito ao século XVIII. (Adaptado de Laura de Melo e Souza, em http:/Avww.revistadehistoria.com.br/secao/artigos/as-paixoes- intelectuais. Acessado em 20/08/2012.) A partir do texto, é correto afirmar que: a) A experiência do holocausto, no século XX, pode ser interpretada como a negação do projeto das Luzes, porque rejeita a eficácia do poder do Estado. b) A compreensão das Luzes não se prende à explicação do triunfo da burguesia, exigindo um estudo mais amplo sobre seus impactos na Europa. c) O projeto das Luzes difundia o ideário do progresso e, contraditoriamente, ensejava o conhecimento científico. d) O ideário das Luzes ajuda a compreender as revoluções liberais dos séculos XVIII e XIX, que defendiam a intolerância religiosa.


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134(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 16Código: 9520306

Segunda Fase - Segundo Dia

Críticas ao modelo de relação com o meio ambiente das sociedades contemporâneas e a busca na diversidade de novos paradigmas para a humanidade.f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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A humanidade vai sendo descolada desse organismo que é a terra. Os únicos núcleos que ainda consideram que precisam ficar agarrados nessa terra são aqueles que ficaram meio esquecidos pelas bordas do planeta, nas margens dos rios, nas beiras dos oceanos, na África, na Ásia, ou na América Latina. São caiçaras, índios, quilombolas, aborígenes. Formam uma camada de gente que fica agarrada na terra. A ideia de nós, os humanos, nos descolarmos da terra, vivendo uma abstração civilizatória, é absurda. Ela suprime a diversidade, nega a pluralidade das formas de vida, de existência e de hábitos. (Adaptado de Ailton Krenak, Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019, p. 21-22.) O texto acima foi escrito pelo intelectual indígena Ailton Krenak. A partir da leitura do excerto e de seus conhecimentos, responda às questões. a) Identifique uma condição econômica e outra sociocultural do tempo presente no Brasil que causaram impacto no pensamento de Krenak. b) De acordo com o autor, de que modo a pluralidade das formas de vidas é importante para a proposição de um novo paradigma para a humanidade?


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135(UNICAMP- SP - 2021)Número Original: 11Código: 9520309

Segunda Fase - Segundo Dia

Funções sociais e políticas atribuídas ao universo masculino e feminino na Antiguidade Clássica .f Interdisciplinar
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Milhões de mulheres vivem algumas frustações derivadas de mecanismos que as silenciam e que as afastam dos centros de poder. O mundo dos antigos gregos e romanos pode nos ajudar a compreender a construção desses mecanismos. Na fundação da tradição literária ocidental temos o primeiro exemplo registrado de um homem mandando uma mulher “calar a boca”. Refiro-me à Odisseia de Homero, escrita há quase 3 mil anos. Tendemos, hoje, a pensar na Odisseia apenas como a épica história de Ulisses e seu retorno para casa após a Guerra de Troia. Mas a Odisseia é também a história de Telêmaco, filho de Ulisses e Penélope. É a história do seu crescimento, e de como, ao longo do texto, ele amadurece, passando de menino a homem. Esse processo surge no primeiro livro do poema, quando Penélope desce de seus aposentos e vai ao grande saguão do palácio, onde um poeta se apresenta perante a multidão; ele canta as dificuldades encontradas pelos heróis gregos ao voltar para casa. A música não a agrada, e ela, diante de todos, pede-lhe que escolha outro tema, mais feliz. Nesse momento, intervém Telêmaco: *— Mãe, volte para seus aposentos e retome seu próprio trabalho, o tear e a roca. Discursos são coisas de homens, de todos os homens, e minhas, mais que de qualquer outro, pois meu é o poder nesta casa.” (Adaptado de Mary Beard, Mulheres e Poder. São Paulo: Planeta. 2018. Edição do Kindle: de Posição 51, 52, 63 e 64.) Com base na leitura atenta do texto e em seus conhecimentos, responda às questões. a) Explique um papel social atribuído ao universo masculino e outro atribuído ao universo feminino na Antiguidade Clássica. b) De acordo com o texto, por que a Odisseia pode ser revisitada para a compreensão do mundo contemporâneo?


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