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151(UNICAMP - 2021)Número Original: 58Código: 9178401

Primeira Fase - Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Humanas e Artes e Ciências Exatas e Tecnológicas - Prova E e G

Projetos políticos e econômicos das monarquias católicas no contexto das expansões marítimas.f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Segundos os historiadores, pela primeira vez, uma potência europeia desenvolveu um projeto planetário que abrangia quatro continentes, a fim de assentar as pretensões universais da monarquia. Para isso, Os juristas espanhóis invocaram a noção de extensão geográfica sem precedentes de suas possessões. Com a monarquia católica surgiram a primeira economia mundial e um regime capitalista e comercial intercontinental. (Adaptado de Serge Gruzinski, “Babel no século XVI. A mundialização e Globalização das Línguas”, em Eddy Stols, Iris Kantor, Werner Thomas e Júnia Furtado (orgs.), Um Mundo sobre Papel. Sao Paulo/Belo Horizonte: EDUSP/ Editora UFMG, 2014, p. 385.) Com base no texto do historiador Serge Gruzinski sobre as monarquias catolicas, assinale a alternativa correta. a) À noção de monarquia católica inclui Portugal, Espanha e Inglaterra, que colocaram em marcha um processo de expansão marítima planetário, calcado no trabalho assalariado dos indígenas. b) O projeto planetário da monarquia católica calcava-se na memória do Império Romano, sendo que Roma ambicionou estabelecer seu aparato burocrático ágil e repressivo nos quatro continentes. c) O projeto planetário da monarquia católica fundava-se em um corpo jurídico criado com argumentos teológicos, em uma burocracia exercida a distância e no trabalho compulsório. d) A monarquia católica expandiu seu projeto comercial baseado em estamentos feudais nos moldes das capitanias hereditárias implementadas na América, na África e na Ásia.


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152(UNICAMP - 2021)Número Original: 57Código: 9178404

Primeira Fase - Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Humanas e Artes e Ciências Exatas e Tecnológicas - Prova E e G

Representações artísticas sobre o significado da beleza na Grécia Antiga.f Interdisciplinar
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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Leia o trecho do poema da poetisa grega Safo acerca da beleza de uma jovem chamada Anactória. uns dizem que é uma hoste de cavalaria, outros de infantaria; outros dizem ser uma frota de naus, na terra negra, a coisa mais bela: mas eu digo ser aquilo que se ama. (Adaptado de Luísa de Nazaré Ferreira, “Turismo e património na antiguidade clássica: o texto atribuído a Fílon de Bizâncio sobre as Sete Maravilhas”, em Espaços e Paisagens: Antiguidade Clássica e heranças contemporâneas. 2012. V. 1. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra e Annablume, p. 73.) A partir da leitura do poema, assinale a alternativa correta sobre o conceito de beleza na Grécia Antiga. a) Safo reconhece a beleza como conceito universal e destaca a sua independência em relação ao amor. b) Safo exemplifica o conceito de belo e o define como inerente às conquistas militares e territoriais. c) Safo constata a diversidade dos gostos humanos e evidencia o valor do amor para o conceito de beleza. d) Safo exemplifica os gostos humanos a partir do conceito de amor e o define como inerente as conquistas militares.


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153(UNICAMP - 2021)Número Original: 62Código: 9178416

Primeira Fase - Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Humanas e Artes e Ciências Exatas e Tecnológicas - Prova E e G

Interdisciplinar Fatos e processos históricos sobre as relações étnicas no Brasil a partir das imigrações contemporâneas e seus significados.f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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No plano da imaginação, os asiáticos, fossem chineses ou japoneses, geravam associações contraditórias: impassíveis, teimosos, irredutíveis no preço que fixavam nas feiras livres ou em suas casas comerciais, rompendo com o estilo de barganhas e pechinchas incorporado ao dia a dia dos portugueses, sírios, libaneses, judeus, espanhóis. Ao mesmo tempo, eram associados às imagens de delicadeza, de gueixa e cerejeiras em flor, que as estampas dos calendários, os cartazes de certas peças de teatro e das óperas encarregavam de divulgar. (Adaptado de Boris Fausto, O Crime do Restaurante Chinês: carnaval, futebol e justiça na São Paulo dos anos 30. São Paulo: Companhia das Letras, 2009: posição 220 edição Kindle.) O texto do historiador Boris Fausto traz informações sobre São Paulo dos anos 1930. A partir do fragmento, assinale a alternativa correta. a) À história do Brasil registra a convivência de imigrantes europeus e asiáticos, marcada por dinâmicas de assimilação e preconceito. b) Imigrantes europeus gozaram da mesma posição social que a população negra e ambos os grupos se adaptaram bem à vida urbana. c) As atividades da greve de 1917 unificaram os interesses de imigrantes asiáticos e europeus no campo e na cidade. d) Imigrantes asiáticos e europeus compuseram, junto com a população negra, o novo cenário cultural da democracia racial da Era Vargas.


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154(UNICAMP - 2021)Número Original: 60Código: 9178421

Primeira Fase - Primeiro Dia - Conhecimentos Gerais - Ciências Humanas e Artes e Ciências Exatas e Tecnológicas - Prova E e G

Fatos e processos históricos do Brasil durante o século XIX nas suas expressões culturais .f
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2021
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A casa de morar nas fazendas ou o palacete foram em geral construídos a partir de 1870. Represeniavam o poderio econômico e político do proprietário, assim como o gênero da pintura de paisagem que, segundo o historiador Rafael Marquese, foi mobilizado pela classe senhorial do Vale do Paraíba como uma resposta direta à crise da escravidão negra no Império do Brasil. (Adaptado de Ana Luiza Martins, “Representações da economia cafeeira: dos barões aos ‘Reis do café’, em Wilma Peres Costa e Ana Betraiz Demarchi Barel (orgs.), Cultura e Poder entre o Império e a Republica. Sao Paulo: Alameda, 2018, p. 195.) A partir do texto acima, é correto afirmar: a) Os senhores do café incrementaram um sistema de produção cafeeiro moderno que atendia o mercado internacional. Desde a instalação da corte joanina no Brasil, eles investiram nas formas de morar como capital simbólico. b) Na crise capitalista da década de 1870, os produtores de café no Brasil alavancaram o tráfico de escravizados vindos de Africa e investiram na riqueza simbólica de suas propriedades. c) No Segundo Reinado, com a intensa crise na obtenção de escravizados para as plantações de café e a acirrada disputa na definição das políticas migratórias, os cafeicultores redefiniram seu capital simbólico. d) O investimento nas casas de fazenda e na pintura de paisagem reafirmava a importância social da classe senhorial. Era uma reação política contra a reforma agrária estabelecida na Lei de Terras de 1850.


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155(UNICAMP- SP - 2020)Número Original: 89Código: 7507871

Primeira Fase - Prova Q e X

Aspectos do contexto político e cultural brasileiros histórico relacionados com a produção cinematográfica das pornochanchadas durante o período do regime civil-militar.
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2020
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A partir da segunda metade da década de 1960, a produção de um gênero cinematográfico extravagante ganha força no Brasil: a pornochanchada. Num primeiro momento esta se mostrou como uma comédia leve, apesar de algumas cenas de nudez parcial, mas logo evoluiu para o que já era praticado pelo resto do mundo: a exploração do erotismo e da sensualidade no Cinema para atender a um crescente mercado de consumo. (Adaptado de Ildembergue Leite de Souza e André Luiz Maranhão de Souza Leão, A transposição de mitos na intertextualidade entre Cinema e Publicidade. Intercom, Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 37, n. 2, p. 242-262, dez. 2014.) Sobre a vida cultural no Brasil das décadas de 1960 e 1970, é correto afirmar que: a) O período ficou marcado pelo esvaziamento da cena cultural, com baixo dinamismo nos campos da produção teatral, musical e cinematográfica. Apenas os gêneros ligados ao erotismo se expandiram, por não serem considerados transgressores. b) A pornochanchada foi financiada pelo capital estrangeiro no Brasil durante o regime militar, pois a indústria cinematográfica, em razão dos seus altos custos, passou a ser fomentada sobretudo por empresas norte-americanas. c) O gênero pornochanchada pode ser considerado um movimento de contracultura por seu caráter de contestação política, através da linguagem chula, e por suas estreitas conexões com produtores culturais ligados à Tropicália. d) A explosão dos filmes do ciclo da pornochanchada e seu sucesso de público ocorreram em um contexto marcado, de um lado, pela revolução sexual, e, de outro, pela censura ao conteúdo veiculado no cinema e na TV.


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