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26(UNICAMP - 2023)Número Original: 20Código: 12842733

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Questões de identificações (Hist.) Aspectos e características do Totalitarismo na primeira metade do século XX
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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Nos tempos de George Orwell, como ilustra seu romance 1984, publicado em 1949, era possível conceber o Poder como um “Grande Irmão” que monitorava cada gesto de cada um de seus súditos. No contexto contemporâneo, em uma sociedade pautada na vigilância e no controle social, o Big Brother televisivo é uma caricatura do Grande Irmão, porque neste programa o público pode mo- nitorar o que acontece com um pequeno grupo que se reúne justamente para se exibir. No entanto, aquilo que, no tempo de Orwell, era apenas profecia parece ter se realizado, pois o Poder pode monitorar cada movimento dos sujeitos através de seu telefone celular; cada transação realizada, hotel visitado, autoestrada percorrida através de seu cartão de crédito. (Adaptado de ECO, U. Construir o inimigo e outros escritos ocasionais. Rio de Janeiro: Editora Record: 2021, p. 233.) No romance 1984, Orwell descreve as vigilâncias implementadas por um imaginado Estado Totalitário. A partir desta informação e do excerto acima, a) aponte e explique dois aspectos do Poder do “Grande Irmão”, imaginado por Orwell, diferenciando-os de dois aspectos correlatos na sociedade de vigilância do mundo contemporâneo. b) cite e explique dois aspectos importantes do debate ético sobre os dados de usuários de plataformas digitais por parte das grandes corporações.


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27(UNICAMP - 2023)Número Original: 17Código: 12842739

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Dinâmica ecológica das interferências humanas no meio natural nas américas do período colonial .f Questões com Mapas (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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 America E z 0 7] A história ambiental examina tanto a interação humana com E do Sul Oceano Atlântico do Norteez o mundo natural ao longo do tempo quanto as formas como as pessoas moldam o meio ambiente e são moldadas por 737 ele. As paisagens são profundamente moldadas pela cultura, Região de plantio| Migração humana, relações de poder e redes imperiais. Es- y de arroz na África) tudos ambientais das antigas sociedades de plantation têm ocidental . . . No, . Cabo Verde. incentivado uma perspectiva atlântica transnacional. (Referência do mapa e do excerto: CARNEY, J. A.; WATKINS, C. Arroz, protagonis- $ ” Mar do Caribe ‘| é mo africano e a transformação ecológica das Américas. Boletim do Museu Paraense 4 | ee Post a Van IN A ore e 4, Emilio Goeldi. Ciéncias Humanas, 16(2), 2021, p. 12. / Adaptado de: CANIZARES- R$ pan RS 2 | -ESGUERRA, J.; BREEN, B. Hybrid atlantics: future directions for the history of the Caiena Atlantic World. History Compass, 11(8), 2013, p. 597-609.) América do Sul «== O. glaberrima encontrado em coleções botânicas += Evidências de O. glaberrima em relatos botânicos a) O mapa sintetiza os circuitos de difusão do arroz africano (o. glaberrima) nas Américas desde a segunda metade do século XVII Cite e analise um aspecto da difusão do arroz nas Américas que evidencie a relação entre o trânsito de pessoas e seu impacto na transformação ecológica do Novo Mundo. b) Identifique o continente de origem do milho e, com base no excerto, analise um elemento do processo de transmissão dos saberes em torno de sua cultura nas Américas do período colonial.


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28(UNICAMP - 2023)Número Original: 15Código: 12842741

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Questões de identificações (Hist.) Aspectos das representações cartográficas no contexto da Expansão Marítima europeia.g
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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A história dos registros cartográficos evidencia que a produção dos mapas varia conforme seus contextos históricos, podendo ser uma experiência socialmente partilhada. No Renascimento, a cartografia era um ponto de encontro entre arte e ciência e expunha o te- atro do mundo aos olhos maravilhados dos europeus que tinham acesso direto aos mapas. A cada ano, as expedições vinham da Ásia, da África e do Novo Mundo com novidades. Em Lisboa e em Sevilha, como na maior parte do continente, as cartas marítimas incitavam as viagens e as conquistas. Na Índia, os cartógrafos não haviam produzido nenhum mapa detalhado do conjunto do subcontinente indiano nessa época. Porém, existiam mapas locais que respondiam a diferentes necessidades. Existiam mais de duzentos mapas antes do século XVII, principalmente do Noroeste, do Centro e do Oeste do subcontinente. Eles davam conta da extensão e da propriedade das terras cultivadas e de uma tradição de medição desses espaços em escala local no subcontinente indiano. (Adaptado de RAJ, Kapil. Conexões, cruzamentos, circulações. A passagem da cartografia britânica pela Índia, séculos XVII-XIX. Cultura. Revista de História e Teoria das Ideias. v. 24, 2007, p. 161.) Considerando o excerto acima, a) identifique e explique dois aspectos importantes dos registros cartográficos na Europa neste primeiro processo de mundialização. b) destaque dois aspectos da produção e dos usos dos mapas no subcontinente indiano que eram diferentes dessa tradição cartográ- fica europeia.


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29(UNICAMP - 2023)Número Original: 16Código: 12842743

Segunda Fase - Segundo Dia - Ciências Humanas e Artes

Processos e fatos históricos relacionados com a exploração e ocupação do território brasileiro e sua biodiversidade ao longo do tempo .f Questões com causas ou consequências (Hist.) Brasil.b
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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Quando os europeus começaram a ocupar o atual território brasileiro, ao longo do século XVI, encontraram dois grandes com- plexos de florestas tropicais: a Mata Atlântica e a floresta amazônica. O destino diverso desses dois complexos florestais é um dado muito significativo para o entendimento da história. Ao contrário da Mata Atlântica, a floresta amazônica manteve-se praticamente intacta até poucas décadas atrás. No início da década de 1970, apesar dos séculos de exploração econômica no contexto da moderna economia-mundo, apenas 1% da sua cobertura original havia sido destruída. (Adaptado de PÁDUA, J. A. Biosfera, história e conjuntura na análise da questão amazônica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, vol. 6 (suplemento), p. 793-811, 2000.) A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, a) cite e explique duas razões para a destruição da Mata Atlântica entre os séculos XVI e XIX. b) identifique e explique uma mudança no contexto nacional e outra no quadro internacional que podem ser analisadas como impul- sionadoras da destruição da floresta amazônica entre os anos de 1970 e 2000.


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30(UNICAMP - 2023)Número Original: 57Código: 12877637

Primeira fase - Conhecimentos Gerais - Prova Q e Z

Imaginário europeu sobre as viagens marítimas e seus significados a partir do século XV .f Questões com imagens (Hist.)
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Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
Questão de Vestibular - UNICAMP 2023
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 x pianos PIS a E Mi ae (Vespúcio descobre a América. Gravura de Jan van der Straet, cerca de 1540.) As gravuras eram um importante e significativo meio de co- municação nas sociedades europeias. Os ecos do Novo Mundo chegavam à Europa rapidamente pelas mãos daqueles que nun- ca tinham pisado no continente recém-descoberto. (Adaptado de TATSCH, Flavia Galli. A construção visual da América em gravuras: códigos de Percepção e suas transformações. In: ||! Encontro Nacional de Estudos da Imagem, 03 a 06 de maio de 2011, Londrina — PR.) A partir da leitura da imagem e do texto acima — que versam, ambos, sobre a construção visual, em gravuras, da América do início da Era Moderna —, é correto afirmar que a) a gravura traz elementos greco-romanos para representar a descoberta do Novo Mundo. Nela, o continente foi simbo- lizado pela paisagem típica da América e pela presença de Américo Vespúcio. b) o código visual da gravura, produzido em um contexto me- dieval, traz o encontro de Américo Vespúcio com as terras americanas, representado pelos artefatos europeus, como, por exemplo, a rede. c) a gravura alude ao encontro entre Américo Vespúcio e a América, representados, na imagem, pelo navegador e pela indígena nua. Essa representação resultava dos relatos escri- tos sobre o Novo Mundo e da tradição imagética europeia. d) a gravura usa elementos visuais da cultura europeia para apresentar a Europa como detentora de civilidade e a Amé- rica indígena, grotesca, armada e opositora aos domínios europeus.


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