Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNITAU - Absolutismo Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Absolutismo
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2017)Número Original: 13Código: 10527619

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Processos e fatos históricos sobre a constituição do absolutismo político nas sociedades europeias da Idade Moderna .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Exibir texto da questão

“O Absolutismo é um conceito histórico que se refere à forma de governo em que o poder é centralizado na figura do monarca, que o transmite hereditariamente. Esse sistema foi específico da Europa nos séculos XVI a XVII. Assim, não podemos falar de um Absolutismo chinês ou africano, pois devemos sempre ter em mente que os conceitos são construídos para determinado momento e lugar na história e não podem ser aplicados para outras realidades de forma indiscriminada”. SILVA, K. V.; SILVA, M. H. Dicionário de Conceitos Históricos. São Paulo: Contexto, 2006, p. 11. Sobre o absolutismo, pode-se afirmar: a) O surgimento do absolutismo se deu com a unificação dos Estados nacionais na Europa ocidental, no início da Idade Moderna, que foi realizada a partir da descentralização de poder dos soberanos. b) Durante a Idade Média, os monarcas feudais dividiam o poder com os grandes senhores de terra, mas, com a formação dos Estados nacionais, iniciou-se um processo de crescimento do poder desses senhores. c) O Estado centralizado surgiu interligado aos conflitos políticos entre nobreza e burguesia, característicos desse momento histórico, além das disputas políticas entre os príncipes e a Igreja Católica, visto que o Papado, durante toda a Idade Média, foi uma considerável força na Europa ocidental. d) Nesse processo, ocorreu a separação entre política e religião, aspecto enfatizado na França, em que houve a instalação de um Estado laico, fato que fortaleceu o poder absoluto da monarquia. e) Na Inglaterra, o absolutismo prosperou, de forma que a monarquia se manteve até a atualidade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNITAU - 2017)Número Original: 13Código: 10577194

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Funções da religião no processo de formação dos Estados Nacionais na Europa da Idade Moderna .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Exibir texto da questão

A partir do séc. XVI, a centralização e o fortalecimento do poder do rei foram sendo estabelecidos pela manutenção do equilíbrio entre os grupos sociais da nobreza e da burguesia. Nesse mesmo período, grandes transformações ocorreram na organização da Igreja católica, com o movimento reformista, liderado por Lutero, e com a formação de novas doutrinas. Sobre a relação entre a ascensão do poder real e a reforma religiosa, é CORRETO afirmar: a) Na península Ibérica, o absolutismo formou-se séculos após o movimento reformista e não contou com o apoio do clero católico. b) Na Inglaterra, houve a utilização da religião na luta pelo poder, o que resultou na consolidação da dinastia Tudor. c) Na França, a nova religião calvinista serviu de base para a organização dos huguenotes, grupo que colaborou para a implantação do absolutismo real. d) Na Alemanha, o apoio dos príncipes a Lutero foi fundamental, porque desejavam juntar seus domínios aos do imperador e apossarem-se dos bens da Igreja. e) O Estado absolutista conseguiu se estabelecer devido ao movimento da Reforma Católica, promovido pela Igreja, que, em troca, passou a contar com o apoio irrestrito de todos os monarcas.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

3(UNITAU - 2020)Número Original: 13Código: 11561528

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Questões com imagens (Hist.) Aspectos do Absolutismo nas sociedades europeias da Idade Moderna .f Europa.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2020
Questão de Vestibular - UNITAU 2020
Exibir texto da questão

Frontispício da edição original do Leviatã (1651) Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Leviat%C3%A3 (livro) “[...] os pactos sem a espada não passam de palavras, sem força para dar qualquer segurança a ninguém. Portanto, apesar das leis de natureza (que cada um respeita quando tem vontade de respeitá-las e quando pode fazê-lo com segurança), se não for instituído um poder suficientemente grande para nossa segurança, cada um confiará, e poderá legitimamente confiar, apenas em sua própria força e capacidade, como proteção contra todos os outros”. HOBBES, Thomas. Leviatã. Cap. XVII. São Paulo: Nova Cultural, 1988, p. 103. O Absolutismo formulou justificativas teóricas, como a do filósofo político inglês Thomas Hobbes, apresentada acima, que deram o respaldo necessário para que as monarquias europeias tivessem seu poderio legitimado política e historicamente. Sobre essa forma de poder político que predominou na Europa durante os séculos XVI a XVIII, é CORRETO afirmar: a) Em toda a Europa, o Absolutismo implantou um Estado resultante da articulação entre nobreza fundiária e monarquia dinástica, cuja autoridade agia no ápice da pirâmide de poder, mas não tinha poder na base, na estrutura dos direitos feudais. b) A monarquia absolutista foi uma forma de monarquia feudal em que a classe dominante permaneceu a mesma, e a principal função do rei era militar, ou seja, a de mobilizar os exércitos, caso fosse necessário lutar contra algum tipo de invasão. c) A recuperação e a difusão, no Ocidente, do Direito Romano tiveram grande influência nos Estados absolutistas, porque apresentavam uma concepção de soberania que reforçava a dominação da classe feudal tradicional. d) Contou com expresso apoio da burguesia local, pois, com a presença de um Estado centralizado, seria possível implementar uma série de padrões monetários e fiscais que permitiriam a ampliação das atividades comerciais. e) O absolutismo monárquico rejeitou a natureza religiosa do poder político para defender a necessidade de um organismo político laico, afirmando a racionalidade do Estado Moderno, no qual as leis e as ordens eram estabelecidas pelo rei, e não por desígnios de natureza sagrada.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

4(UNITAU - 2016)Número Original: 14Código: 10405256

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Absolutismo
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2016
Questão de Vestibular - UNITAU 2016
Exibir texto da questão

“Na França, as guerras de religião, de imediato, interromperam o desenvolvimento do absolutismo e até mesmo ameaçaram a própria sobrevivência da unidade política do país, mas, logo a seguir, facilitaram a sua consolidação, tornando-o o mais acabado e completo de todos, uma espécie de paradigma, de modelo a ser copiado e imitado. Com efeito, nenhuma outra monarquia européia desenvolveu como a francesa os ingredientes essenciais do poder absoluto...” FLORENZANO, Modesto, Sobre as origens e o desenvolvimento do Estado moderno no Ocidente, Lua Nova, São Paulo, 71: 11-39, 2007, pp. 31-32. . Acesso em 12/08/2015. São aspectos componentes do absolutismo: a) autonomia financeira, forte aliança com a burguesia e poder judiciário autônomo e independente. b) ampla autonomia financeira, poderoso exército permanente e burocracia a serviço do Estado. c) forte controle financeiro, exército próprio e aliados nas colônias. d) estreita ligação com a burguesia financeira, poderoso exército mercenário e burocracia estatal autoritária. e) ilimitada autonomia financeira, poderosa rede de tratados com outras monarquias e poder judiciário independente.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?