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1(UNITAU - 2019)Número Original: 19Código: 11489149

Vestibular de Inverno - Medicina - Primeira Fase

Processos e fatos históricos relacionados com o Movimento Modernista brasileiro na primeira metade do século XX .f Brasil.b

Questão de Vestibular - UNITAU 2019
Questão de Vestibular - UNITAU 2019
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Em nenhum lugar, porém, a insurgência dessa nova ordem cultural se deu sem enfrentar fortes resistências. Em São Paulo, particularmente, as circunstâncias ainda lhe eram algo adversas. O impacto avassalador da Guerra chegou aqui arrefecido nos seus efeitos culturais, quer pela atenuante da distância e das comunicações precárias, quer pela participação irrelevante do Brasil no conflito. O equilíbrio dominante era conservador, com limitada flexibilidade e mesmo tolerância, para se revestir do novo prestígio das tinturas modernas. SEVCENKO, Nicolau. Orfeu extático na metrópole: São Paulo, sociedade e cultura nos frementes anos 20. São Paulo: Companhia das Letras, 1992, p. 34. A transformação de São Paulo em uma cidade cosmopolita decorreu de um rápido processo de urbanização e de industrialização. A transformação da cidade em metrópole tem momentos de conflito, como a Semana de Arte Moderna, de 1922, e a incompreensão de parte do público quanto às propostas apresentadas na Semana. Essa foi uma transformação complexa e com contradições significativas entre os portadores de valores modernos e a estrutura social de São Paulo na década de 1920. Esse conflito pode ser caracterizado a partir de questões como a) os valores modernos, que representavam a afirmação da nacionalidade brasileira a partir da arte, em oposição à crescente insatisfação dos imigrantes quanto à desvalorização das manifestações culturais tradicionais. b) as tinturas modernas presentes na arte e a industrialização, com sua consequente transformação da cidade em metrópole, o que descontentava a elite industrial paulistana. c) a difusão dos conceitos e valores modernos, o que foi crescente durante a década de 1920, porém com limitada capacidade de propagação e adesão em razão do equilíbrio conservador presente na sociedade paulistana. d) a utilização da arte moderna pelos imigrantes estrangeiros como forma de afirmação das suas tradições culturais, o que desagradava o equilíbrio conservador da sociedade paulistana. e) a adesão dos operários paulistanos aos valores modernos, para manifestar sua insatisfação com as condições de trabalho nas fábricas controladas pela elite industrial conservadora.


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