Busca de Exercícios - UNITAU - Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2017)Número Original: 17Código: 10577199

Vestibular de Verão - Medicina - Primeira Fase

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f Brasil.b Questões de verdadeiro ou falso (Hist.)

Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Questão de Vestibular - UNITAU 2017
Exibir texto da questão

“Mesmo nos lugares onde a relação de forças se afigurava favorável aos invasores europeus, não diantava cair matando: a escravidão e outras formas de trabalho compulsório facilitavam o domínio dos nativos, mas não podiam resultar na exploração das conquistas. [...] Possuir e controlar nativos não garantia a transformação do trabalho extorquido em mercadorias agregadas aos fluxos metropolitanos, nem afiançava o surgimento de economias tributárias no ultramar”. ALENCASTRO, L. F. O trato dos viventes. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 12. Dentre as circunstâncias que favoreceram a expansão açucareira, fazendo uso de mão de obra escrava africana, podemos citar: I. O tráfico negreiro, porque dinamizou o comércio externo da colônia, uma vez que o lucro dos engenhos era investido na compra de escravos, ficando garantida a transferência da renda do setor produtivo para o setor mercantil português. IL. A aliança entre produtores de açúcar no Brasil, traficantes de escravos em Angola e mercadores instalados na colônia, que concediam crédito aos produtores para comprar escravos e, depois, controlavam o comércio do açúcar. III. A aliança entre a Igreja e a Coroa portuguesa no Brasil, pois a Igreja defendeu a liberdade indígena, em oposição aos colonos, que precisavam daquela mão de obra. IV.A introdução da mão de obra escrava africana deveu-se ao fato de que os índios, acostumados ao trabalho esporádico e livre, não conseguiram trabalhar com as regras e a disciplina que a economia açucareira exigia. Está CORRETO o que se afirma em a) I, apenas. b) I, Ile III, apenas. c) L Ile IV, apenas. d) IL, Ile IV, apenas. e) LILIMelV.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UNITAU - 2018)Número Original: 9Código: 10577629

Vestibular de Verão 2 - Cursos

Aspectos políticos, sociais e econômicos da produção açucareira na formação da colônia brasileira .f Brasil.b

Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Exibir texto da questão

O açúcar foi o principal produto brasileiro de exportação durante a época colonial. Mesmo durante o auge da exploração do ouro, quando o Brasil encheu os cofres europeus e ajudou a impulsionar a Revolução Industrial na Inglaterra, o valor das exportações de açúcar excedeu o de qualquer outro produto. Assinale a alternativa que apresenta o(s) mecanismo(s) empregado(s), na economia colonial, para favorecer esse quadro. a) A imigração maciça de portugueses para trabalhar nas terras interiores da colônia. b) A utilização predominante da mão de obra indígena nas lavouras açucareiras. c) O incentivo dado pela coroa portuguesa à adoção do trabalho assalariado livre. d) A adoção da mão de obra escrava africana e o pacto colonial. e) O predomínio de pequenas propriedades rurais produzindo açúcar para exportação.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.