Aguarde...
Aguarde...
Pronto! Agora aguarde a página ser recarregada.

Busca de Exercícios - UNITAU - Processos e fatos históricos sobre a desarticulação do Império Romano do Ocidente .f Aprenda a usar!

Entrar
Assine Já!
Seu período de teste expirou!
Nova funcionalidade: Provas

Agora você pode fazer provas completas de vestibulares anteriores. Quer conhecer?

Estamos criando um canal no Youtube.

Se inscreva e aprenda o que mais cai de uma forma jamais vista

Filtros

Questões selecionadas:
OK

Entre 2005 e 2024
Seja Premium! Premium: filtre entre 2005 e 2024.
Arraste para selecionar o intervalo de ano.
  • Processos e fatos históricos sobre a desarticulação do Império Romano do Ocidente .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.
Buscar Busca Avançada Limpar Filtros

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UNITAU - 2018)Número Original: 6Código: 10594917

Vestibular de Verão - Cursos

Processos e fatos históricos sobre a desarticulação do Império Romano do Ocidente .f Itália.b
Informar Erro na Classificacao das Questões
Estes assuntos não são relacionados a questão? Discorda dessa classificação?

Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Questão de Vestibular - UNITAU 2018
Exibir texto da questão

De início, devemos lembrar que a unidade política do mundo romano estava seriamente comprometida muito antes de o último imperador ter sido deposto, em 476, por um chefe germânico. De fato, com a crise do século III, as lutas pelo trono eram frequentes, as intervenções dos militares também. Cada exército provincial pretendia dar o título imperial ao seu comandante para obter maiores vantagens: naquele período de “anarquia militar” (235- 268), de 26 imperadores apenas um não teve morte violenta, em guerra ou assassinado por rivais. Portanto, cada um deles reinou, em média, pouco mais de um ano. E durante este curto reinado, as regiões que não o apoiavam na prática gozavam de autonomia. No governo de Galieno (260-268), por exemplo, cerca de vinte governos provinciais agiam como se fossem independentes. FRANCO JÚNIOR, H. A Idade Média: Nascimento do Ocidente. São Paulo: Brasiliense, 1986, p. 88. O século III da história da Roma Antiga foi marcado por uma forte crise. Sobre esse período, é CORRETO afirmar que a) as instituições políticas romanas já se mostravam frágeis, pois as tensões geradas pelas conquistas contínuas criavam um clima de instabilidade. b) o exército, cada vez mais forte e uno, pretendia dar o título imperial ao seu comandante, para obter maiores vantagens. c) as lutas pelo trono imperial eram frequentes e agravavam-se frente ao enfraquecimento da figura dos imperadores e da “anarquia militar”. d) os soldados perderam a confiança no Estado e tornaram-se fiéis a seus generais, partilhando com eles os fartos espólios de guerra e as muitas pessoas que eram escravizadas. e) os conflitos pela posse da terra geraram a Guerra Civil, o que fez com que os imperadores reinassem, em média, pouco mais de um ano.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Criar Lista com Resultado da Busca
Atenção: Esta lista será criada com as primeiras questões do resultado da busca (30 para assinantes ou 10 para não assinantes).
Dica: Para gerar listas com o restante das questões desses mesmos filtros (assuntos, vestibular etc), primeiro resolva as questões dessa lista e depois gere outra lista filtrando também com 'apenas questões não resolvidas.'


Texto
Adicionar Questão à Lista
Gabarito
Você ainda está aí?

Sim
O que você gostaria de encontrar?