Busca de Exercícios - UPE - Considerações sociológicas sobre o sentido dos símbolos e das representações sociais construídas pelas sociedades .f Aprenda a usar!

Filtros

Questões selecionadas:
OK
  • Considerações sociológicas sobre o sentido dos símbolos e das representações sociais construídas pelas sociedades .f
Digite uma matéria, ou um assunto mais específico, ou escolha pelo botão ao lado.
Todas
Não Resolvidas
Resolvidas
Acertei
Errei
Seja Premium! Premium: filtre pelas suas resolucoes!
Apenas com resolução:
vídeo
escrita

Para buscar questões é necessário estar logado. Cadastre-se Grátis!

Resultados

1(UPE - 2023)Número Original: 44Código: 13041325

SSA 1 - Sistema Seriado de Avaliação - Primeira Fase - Primeiro Dia

Questões com imagens (sociologia).g Considerações sociológicas sobre o sentido dos símbolos e das representações sociais construídas pelas sociedades .f

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Observe as imagens e os textos a seguir. (Cenas do documentário sueco “Arquitetura da destruição” de Peter Cohen, 1989) Arquitetura da destruição é um documentário sueco dirigido e produzido por Peter Cohen que explora as relações do regime nazista com a arte. Explora, entre outros pontos, a relação da arte com a propaganda nazista e a condenação da arte moderna tida como degenerada pelo regime. Exposição no Museu de Arte do Rio resgata histórias apagadas pelo racismo - Mundo Negro (MN) Redação "Liberata", por Michel Cena7. Foto: Jeivison José “Coleção MAR + Enciclopédia Negra” apresenta retratos de personalidades negras criados por artistas negros contemporâneos. Após uma passagem pela Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2021, a mostra “Enciclopédia Negra” ganha nova montagem no Museu de Arte do Rio, com abertura em 7 de maio. Originalmente, a exposição exibia os retratos de mais de 100 personalidades negras da história brasileira, criados por 36 artistas negros contemporâneos. As obras foram produzidas para ilustrar o livro de mesmo nome, lançado em 30 de março de 2021 pela Companhia das Letras. O projeto, organizado por Flávio Gomes, Jaime Lauriano e Lilia Schwarcz, traz 417 verbetes sobre personalidades históricas e anônimas cujas atuações se destacaram ao longo de quatro séculos de Brasil, em um trabalho de resgate da memória daqueles que foram apagados pelo racismo e pelo colonialismo, que levou mais de seis anos para ser finalizado. Disponível em: https://mundonegro.inf.br/exposicao-no-museu-de-arte-do-rio-resgata-historias-apagadas-pelo-racismo/. Acesso em 20/07/2022 Conforme os textos e as imagens, o que podemos dizer sobre o gosto estético? a) Porser subjetivo, o gosto estético está relacionado a preferências pessoais. b) Dada a sua objetividade, o gosto estético é produzido pela razão. c) Ogosto estético é uma construção individual. d) O gosto estético é construído histórica e socialmente. e) Não há relações entre o gosto estético e a sociedade.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

2(UPE - 2023)Número Original: 41Código: 13054894

SSA 2 - Sistema Seriado de Avaliação - Segunda Fase - Segundo Dia

Questões com imagens (sociologia).g Considerações sociológicas sobre o sentido dos símbolos e das representações sociais construídas pelas sociedades .f

Questão de Vestibular - UPE 2023
Exibir texto da questão

Leia o texto a seguir. O ser humano utiliza ícones para expressar, relatar, propagar e exemplificar suas experiências, porém, mesmo que auxiliem a comunicação escrita, não a substituem. No entanto, a rede semântica muda de acordo com o momento, as circunstâncias e as tecnologias distintas que propiciam experiências distintas desde as cavernas até os Emojis utilizados em comunicação virtual. Portanto, os ícones são capazes de propagar informações independentemente do canal e da época em que são utilizados. CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE, 18., 2016, Caruaru. Reactions do Facebook: a necessidade das expressões humanas na rede social [...]. Caruaru: Intercom, 2019, p. 06-09. (Adaptado) Os símbolos utilizados pelos sujeitos nas redes sociais podem funcionar, sociologicamente, como um(a) a) sanção social, proibindo a exposição de imagens privadas ou relações de conflitos e permitindo uma desagregação dos subgrupos socioculturais. b) representação pictórica única e singular do sujeito, em que o significado e os sentidos são privados. c) mecanismo de sustentação do grupo por meio do compartilhamento dos significados simbólicos. d) instrumento de obediência a uma crença religiosa ou ritualística, escolhida pelas redes sociais e definida pelo poder exercido no grupo. e) facilitador da criatividade e da criticidade em torno desses símbolos, estimulando a rejeição aos significados neles contidos.


Opções de Resposta: 
     A     
     B     
     C     
     D     
     E     




Não quer ver anúncios?

Arraste para selecionar o intervalo de ano.
Os exercícios não irão necessariamente conter todos esse(s) assuntos, mas os que tiverem, terão maior probabilidade de aparecer primeiro na busca.